
As cooperativas são um dos atores principais da nova política municipal de desenvolvimento econômico que Ipixuna busca implementar. Em evento promovido pela prefeitura nesta terça (28), o Sistema OCB/PA se comprometeu em auxiliar na organização produtiva da agricultura familiar local que busca a verticalização da castanha de caju. Na ocasião também foi inaugurada a Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae Pará.
Também estiveram presentes representantes das instituições parceiras Sedeme, Jucepa e Câmara dos Vereadores. A proposta é criar um plano de trabalho para o município utilizando a expertise de cada parceiro.
A Sala do Empreendedor irá funcionar no espaço do departamento de indústria e comércio com infraestrutura para receber os empreendedores e prestar as orientações que a população precisa.
Um dos grupos a serem atendidos será a Cooperativa de Integração Industrial (COOPIAF). Formada por 27 pequenos agricultores que trabalham na cadeia de hortaliças e fruticultura, a cooperativa já industrializa polpas de fruta e está com perspectiva da verticalização da castanha de cajú.
A agroindústria já está certificada com capacidade de produção de polpas de fruta que chega a 500kg por dia. O beneficiamento ainda é feito artesanalmente. O principal canal de comercialização é o mercado institucional como a prefeitura, PNAE e PAA. Também atende parte do comércio local.
“Precisamos mecanizar nossa produção para podermos ampliar nossa participação no mercado de polpas. Em relação à castanha, buscamos estruturar a verticalização para não mais apenas entregarmos o fruto, mas também agregarmos valor ao que produzimos. Sozinhos, não conseguimos. Precisamos do apoio de todos os parceiros”, afirmou Agenor Silva, diretor Presidente da COOPIAF.
O SEBRAE/PA se comprometeu em executar consultoria junto aos produtores para elaboração de um diagnóstico de levantamento do atual estágio produtivo da cooperativa e o Sistema OCB/PA irá auxiliar no processo de reorganização interna para, juntos, compreenderem a capacidade produtiva. Desta forma, auxiliar o município na aquisição dos produtos para a merenda escolar.
“Essa é a Política macroeconômica de fomento que buscamos. Nesse novo momento, ao mesmo tempo em que queremos gerar infraestrutura para a cidade, buscamos alternativas para geração de emprego e renda. Queremos caminhar juntos pela melhoria de Ipixuna”, enfatizou o prefeito Artemis Oliveira.

A cooperativa cresceu cerca de 171,42% em número de cooperados no município durante o último ano, mesmo em um período de pandemia. Crescimento que gerou a necessidade de expandir seu espaço físico em Castanhal, garantindo um atendimento diferenciado aos cooperados. Na última segunda (27), a cooperativa inaugurou a nova agência da cidade com um conceito inovador, moderno e, acima de tudo, acolhedor.
A cerimônia contou com a presença da diretoria da Central SICOOB UNICOOB, o vice-prefeito local, Sérgio Monteiro, o conselheiro do TCE, Luiz Cunha e o ex-deputado estadual, Márcio Miranda e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
"Encaramos esse desafio, visando um futuro promissor aqui e o contínuo crescimento da cidade, do comércio local. Queremos acompanhar esse avanço da cidade, proporcionando soluções financeiras para os nossos cooperados que, agora, possuem uma agência ampla, conforto e acessibilidade", reiterou a diretora superintendente da Cooesa, Andréa Almeida.
A cooperativa já está há seis anos em Castanhal. Até 2020, o ponto de atendimento possuía 700 cooperados. Atualmente conta com 1.900 associados, uma carteira de crédito que ultrapassa R$ 12 milhões e mais de R$ 4 milhões de consórcio vendidos. A meta para 2021 era alcançar 2000 cooperados, mas a projeção é que se encerre o ano com 2.400 associados.
Uma das estratégias utilizadas foi a segmentação. A cooperativa atende todos os públicos. Em Castanhal, os segmentos mais promissores são o comércio e a indústria. A maior carteira empresarial da cooperativa, inclusive, é na agência, atendendo desde a conta do sócio ao filho e esposa.
"Temos tudo, menos cara de banco. É um espaço inovador e confortável para atender melhor o cooperado. Mais que uma agência bancária, é um lugar para acolher o cooperado, seja para ele fazer sua reunião de negócio, seja pra simplesmente tomar um café conosco. Nossa proposta é acolher Castanhal que vem sido maltratada pelo bancos com filas intermináveis e tarifas altas. Queremos prestar atendimento transparente e taxas com juros mais justos", afirmou o gerente da PA Castanhal, Gustavo Miranda.
A SICOOB Cooesa
A cooperativa comemora 27 anos de sucesso com mais de 4,5 mil cooperados e 35 colaboradores. Em 2020, cresceu 77% em ativos totais em relação ao anterior, posicionando-se como uma das mais relevantes alternativas de crédito no Estado. Hoje, a cooperativa possui pontos de atendimento em Castanhal e duas agências em Belém. O objetivo é atingir crescimento com mais unidades em Belém, Ananindeua e Santa Izabel.
"Queremos que os cooperados se sintam em casa, que nos visitem não apenas para fazer negócios, mas para estreitarmos ainda mais nosso relacionamento. Nosso desejo é que a cidade nos conheça cada vez mais e seja ainda mais beneficiada pelos nossos diferenciais", afirmou a Presidente da cooperativa, Márcia Moutinho.
Apesar de ter sido um ano desafiador, 2020 foi marcado pela superação da cooperativa. A SICOOB Cooesa chegou a um volume de R$ 99,8 milhões em ativos, atingindo patrimônio líquido de R$ 15,8 milhões. Em relação às operações de crédito, houve um crescimento de 26%, chegando a um volume de R$ 45 milhões.
A cooperativa oferece todos os serviços de uma rede bancária tradicional, tais como conta corrente, poupança, financiamentos, convênios (arrecadações), consórcios, seguros, câmbio, cartões de crédito e caixas eletrônicos, previdência privada. É uma instituição financeira controlada pelo Banco Central do Brasil como qualquer banco, porém, com algumas e vantagens.
“Parabenizamos a cooperativa por mais uma importante conquista, um passo a mais para o desenvolvimento do seu negócio. Com isso, todos ganham: a Cooesa, o poder público, o comércio local e os munícipes. Podem contar conosco para continuar auxiliando no desenvolvimento do Cooperativismo financeiro e da SICOOB Cooesa”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

As ações em alusão ao Dia C continuam ocorrendo em todo o estado do Pará. Buscando desenvolver a responsabilidade social e atender o interesse pela comunidade, a Cooperativa Montealegrense de Educação Cristã (COMEC) realizou no último sábado (25) um passeio ciclístico no município de Monte Alegre, que contou também com a arrecadação de alimentos para pessoas carentes. A ação foi realizada em parceria com a Escola Cristã Paz.
No total, o evento contou com a participação de 50 pessoas que realizaram o passeio e a doação de diversos alimentos como arroz, feijão, macarrão e outros alimentos não perecíveis. O passeio percorreu aproximadamente 5km, saindo do ponto de encontro localizado no posto fortaleza, até a Chácara do Batata, no qual os participantes puderam aproveitar um momento de lazer.
A ação objetivou arrecadar alimentos para o projeto Amor em Ação, que é uma iniciativa da Igreja da Paz, localizada no município de Monte Alegre. Todos os alimentos arrecadados serão repassados para as famílias inscritas no projeto.
“Além de ajudar o próximo, a nossa ação buscou promover também um momento de lazer para os participantes. Esse foi um momento muito gratificante para todos que puderam participar, de forma que ao final já tivemos diversos contatos interessados em participar do próximo evento, sendo assim, estamos empenhados em desenvolver cada vez mais o Dia C aqui na região. Além disso, com a ação foi possível exercer um dos princípios do cooperativismo, que é justamente o interesse pela comunidade” afirma Núbia da Silva, presidente da COMEC.
Este foi o primeiro evento em alusão ao Dia C organizado pela COMEC. A cooperativa conta atualmente com oito cooperados, sendo todas mulheres. A cooperativa atua no ramo da educação atendendo o ensino fundamental.
“A celebração do Dia C busca mostrar a força do cooperativismo a partir da solidariedade, evidenciada a partir de ações voltadas para a responsabilidade social, e principalmente o interesse pela comunidade. Dessa forma, a iniciativa da COMEC é muito importante para contribuir com a comunidade do município de Monte Alegre. Então, o cooperativismo dentro da sua doutrina, da sua filosofia e da sua forma de atuar, atua com esse trabalho para ajudar as pessoas e trazer esse retorno para a comunidade”, declarou Ernandes Raiol, Presidente do sistema OCB/PA.

No mês em que se comemora o Dia do Contador, o SESCOOP preparou uma excelente novidade para os profissionais que atuam em cooperativas: cursos credenciados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), disponibilizados de forma gratuita na plataforma CAPACITACOOP. O programa busca expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais dos contadores cooperativistas.
O PEPC é um programa que engloba contadores que atuam em diferentes áreas no mercado de trabalho. No entanto, os cursos disponíveis na plataforma CAPACITACOOP são especialmente voltados para o modelo de negócios do cooperativismo.
“Os cursos de contabilidade para cooperativas são fundamentais para qualquer contador que pretende trabalhar com o cooperativismo. Tal modelo de negócios possui suas especificidades e características próprias, que, ao serem entendidas por completo pelos profissionais, são desenvolvidas de forma adequada, contribuindo não só para o progresso do negócio como também para as localidades nas quais o cooperativismo está presente” afirma Maurília Souza, analista do Sistema OCB/PA.
Os cursos introduzidos no programa e disponíveis na plataforma CAPACITACOOP são: Governança Cooperativista: Princípios e Boas Práticas, Tributação de Cooperativas para Dirigentes, Tributação de Cooperativas para Contadores, Contabilidade de Cooperativa para Dirigentes e Contabilidade de Cooperativa para Contadores.
Alguns cursos têm como público alvo não somente os contadores, mas também os dirigentes das cooperativas, que ao desenvolver conhecimentos sobre contabilidade, podem monitorar o trabalho desenvolvido pelos contadores e também contribuir para o desenvolvimento dos negócios de suas cooperativas.
“Os cursos de contabilidade que estão incluídos no PEPC são de fundamental importância tanto para os contadores quanto para os gestores de cooperativas. Tais cursos estão disponíveis na maior plataforma de educação e desenvolvimento profissional cooperativista do país, o CAPACITACOOP. A plataforma possibilita flexibilidade para o usuário, que pode iniciar determinado curso e terminá-lo assim que for possível, gerando uma importante praticidade” declara Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Mesmo em contextos sociais marcados pela falta de oportunidade, o cooperativismo é capaz de transformar vidas. É o que busca a parceria entre o SESCOOP/PA e a Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) por meio de termo de cooperação técnica. O objetivo é promover a capacitação profissional de jovens atendidos por serviços e medidas socioeducativas com foco no empreendedorismo coletivo. O termo será formalizado no início do mês de Outubro.
A Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) é responsável pela gestão da Política de Assistência Social no município de Belém. A instituição desenvolve ações para garantir o acesso aos serviços, benefícios e programas socioassistenciais. Além de viabilizar orientação e encaminhamento às demais políticas públicas, tais como Saúde e Educação, objetivando universalizar direitos sociais para os indivíduos e/ou famílias.
No final do mês de agosto, a equipe do SESCOOP/PA já realizou uma palestra introdutória para a apresentação do modelo cooperativista e suas funcionalidades. Dessa forma, a partir do entendimento sobre o que é o cooperativismo, os jovens atendidos pela FUNPAPA que se interessarem pela constituição de uma cooperativa poderão contar com o suporte do SESCOOP/PA.
“Havendo o interesse do grupo participante dessas palestras na constituição de uma cooperativa, vamos utilizar os nossos serviços do SESCOOP/PA com o projeto Incubcoop para auxiliar na constituição e também oferecer cursos básicos de cooperativismo para que se inicie essa cooperativa”, afirma Nelian Rossafa, assessora jurídica do Sistema OCB/PA.
As ações realizadas por meio do termo de cooperação vão ser voltadas para os jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto e seus familiares. Com duração de um ano, o termo pode ser prorrogado caso seja de interesse da FUNPAPA e do SESCOOP/PA.
“Essa iniciativa demonstra o nosso empenho em atender a missão social, que é um dos pilares do cooperativismo. Com o termo de cooperação, conseguiremos trazer uma alternativa para a inserção de renda para esses jovens e seus familiares. Dessa forma, mesmo que o mercado de trabalho feche as portas para eles, ainda possuirão a alternativa do empreendedorismo por meio do cooperativismo” declara Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
É importante ressaltar que os jovens participantes das palestras já realizam outros cursos de capacitação ofertados pelo Sistema S do governo, formado por instituições como Senai, SENAC e SENAT. Dessa forma, o cooperativismo entra como uma alternativa para o empreendedorismo de atividades nas quais esses jovens já possuem um certo nível de capacitação.
“Essa cooperação é muito importante para que a gente possa estimular o empreendedorismo nos jovens atendidos e em seus familiares. Além da inclusão produtiva por meio de estágios e aprendizagem, nós também queremos estimular o empreendedorismo nesses jovens, uma vez que no dia-a-dia dos nossos atendimentos, encontramos muitas meninas que apresentam pra gente o interesse de começar um negócio próprio, sendo fundamental o apoio de uma instituição como o SESCOOP/PA”, destaca Jesiane Wanziler, psicóloga da Funpapa.