Buscando criar oportunidades no meio digital e visando fomentar a intercooperação, o Sistema OCB nacional desenvolveu a Plataforma NegóciosCoop. A plataforma funciona como uma vitrine, na qual as cooperativas podem expor os seus produtos e serviços que podem ser encontrados facilmente por outras cooperativas. Para transformar o NegóciosCoop em um marketplace de grande alcance para o cooperativismo é fundamental a participação de todas as cooperativas. Se a sua coop ainda não está nessa grande vitrine digital, não perca tempo, cadastre-se agora: https://negocios.coop.br/
A plataforma busca oferecer visibilidade e apoiar a comercialização de produtos e serviços entre cooperativas. Dessa forma, antes de contratar qualquer produto ou serviço, as cooperativas podem buscar uma outra coop que possa atender a demanda.
O NegóciosCoop possibilita a visualização de serviços e produtos de cooperativas de todo o Brasil. A partir disso, a plataforma consolida as oportunidades de negócios entre as cooperativas, além de contar com funcionalidades customizadas que facilitam a criação, gestão e o acompanhamento de anúncios e negociações.
Com o NegóciosCoop, as cooperativas terão espaço para anunciar produtos e serviços com a inclusão de textos, fotos, locais de atuação, entre outros. Também será possível gerenciar o perfil da cooperativa com inclusão de vídeo, fotos e história da cooperativa, além de iniciar conversas de negociações com outras cooperativas para comprar e vender produtos e serviços. Todas as cooperativas que possuem cadastro no CooperaBrasil, podem cadastrar seus anúncios na plataforma.
“A intercooperação é um dos pilares do cooperativismo, sendo assim, a criação de uma plataforma como o NegoóciosCoop, é fundamental para incentivar essa prática entre cooperativas no meio digital. Para garantir que a plataforma se consolide como um grande e-commerce em âmbito nacional, é de suma importância que as cooperativas paraenses realizem o seu cadastro na plataforma e garantam também uma maior visibilidade para os seus negócios” afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
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O estado do Pará é o estado que mais produz cacau no Brasil. Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), mais da metade do cacau produzido no país é paraense. Só em 2020, a produção do fruto no Pará foi de 144.663 toneladas, o equivalente a 52% da produção nacional. Além disso, é importante ressaltar que, 20% da produção de cacau do estado vem de cooperativas. Dessa forma, pensando no desenvolvimento da produção cacaueira cooperativista, o Sistema OCB/PA realiza na próxima terça-feira (31), o lançamento da Câmara Técnica Cooperativista do Cacau do estado do Pará (CT COOP CACAU). O evento ocorre no auditório Petrini Girardelli do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará e reunirá cooperativas produtoras de cacau e instituições parceiras.
No evento, será realizada a apresentação do projeto da Câmara Técnica para as cooperativas e instituições parceiras. A concepção do projeto surge a partir da parceria com a Fundação Mundial do Cacau (WCF), que busca desenvolver ações que auxiliem na produção e na produtividade do cacau no Estado por meio de cooperativas que já trabalham no ramo. O evento ocorre de forma semipresencial, sendo realizado virtualmente por meio de videoconferência.
Com o desenvolvimento da Câmara Técnica Cooperativista de Cacau do estado do Pará, será possível trabalhar o crescimento das cooperativas do setor cacaueiro da região. Tal crescimento poderá ser feito a partir da organização social das cooperativas e dos seus cooperados, além da assistência e fomento para a produção de cacau pelas cooperativas.
A Fundação Mundial do Cacau (WCF) é uma das principais apoiadoras do projeto da CT COOP CACAU. A Câmara Técnica busca estabelecer um plano de trabalho, envolvendo parceiros estratégicos como o governo do estado, as secretarias estaduais e municipais além de parceiros privados para promover o desenvolvimento do cacau no estado do Pará.
A partir da iniciativa, foi estruturado o projeto denominado Ações de Base Direcionada, que busca atender as oito cooperativas que trabalham com a produção de cacau no Pará. O projeto é dividido em três eixos principais, sendo o primeiro deles o eixo doutrinário e educacional, que busca realizar capacitações sobre cooperativismo, abordando assuntos como conselho de administração, conselho fiscal, governança cooperativa, além dos direitos e deveres dos cooperados.
O segundo eixo do projeto é voltado para a gestão, no qual vai ser trabalhado a estruturação de programas de acompanhamento para a manutenção da identidade da cooperativa e desenvolvimento de gestão e governança dessas cooperativas. Também serão realizadas oficinas de planejamento financeiro para cooperativas.
Já o terceiro eixo busca realizar diagnósticos situacionais, mapeando o ponto de partida de cada cooperativa. A partir desses diagnósticos serão criados planos de trabalho, planos de ação e mentorias para desenvolver as cooperativas do setor e trabalhar as fragilidades identificadas nos diagnósticos.
“O setor de produção de cacau vem sendo, nos últimos anos, um dos mais importantes para o estado do Pará, de forma que o estado é o maior produtor do fruto no país. A partir disso, temos importantes cooperativas que atuam na produção de cacau, de forma que buscamos a partir da constituição da Câmara Técnica desenvolver contribuições tanto para as nossas cooperativas do setor quanto para o desenvolvimento do estado do Pará” afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
No total, estarão presentes oito cooperativas 8 cooperativas que trabalham com a produção de cacau no Pará, sendo elas: CAMTA, COOPATRANS, COOPOAM, COPOTRAN, COOPERTUC, CAMPPAX, COOPERCAU BIOENERGIA e COMAAIP.
Entre as instituições parceiras, estarão presentes: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER/PA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Superintendência do Ministério da Agricultura no estado Do Pará, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) por meio da Superintendência Regional de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira no Estado do Pará, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sebrae/PA, Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), Fundação Mundial do Cacau (WCF), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio da Incubadora do Xingu.
Com o intuito de fortalecer a comunicação cooperativista, o Sistema OCB/PA realizou na última quarta-feira (25) o 1° Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paraense. O evento reuniu representantes de cooperativas de diversos municípios do Pará, que puderam analisar e discutir propostas para o Plano Estadual de Comunicação Cooperativista. O encontro contou também com palestra do jornalista e professor Guarany Júnior.
O encontro teve a importante finalidade de reunir os pontos focais de cada cooperativa que atuam no setor de comunicação para alinhar a identidade, linguagem e a estratégia comunicacional no segmento de forma integrada. Dessa forma, representou um primeiro momento de diálogo e reconhecimento, para que se possa desenvolver um plano de trabalho efetivo.
“O trabalho de comunicação apresenta um papel fundamental para a divulgação do cooperativismo aqui no estado. Com esse evento, conseguimos reunir diversos comunicadores de diferentes cooperativas para debater e desenvolver, de forma cooperativa, as melhores estratégias para maior inserção na mídia regional e no público em geral. Com isso, objetivamos que os paraenses possam conhecer o cooperativismo e, acima de tudo, mostrar que o cooperativismo é uma importante ferramenta de resolução social, econômica e ambiental”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
No primeiro momento do encontro, foi realizada a palestra sobre Estratégias de Comunicação e Marketing, ministrada pelo jornalista, administrador, professor e consultor, Guarany Júnior. Durante a palestra, foram abordados assuntos que versavam sobre a necessidade de absorção dos princípios cooperativistas na cultura organizacional das cooperativas, a partir de uma comunicação alinhada à identidade do movimento cooperativista. Ao final, Guarany Júnior divulgou que estará realizando uma parceria com o Sistema OCB/PA, visando realizar consultorias de marketing para o cooperativismo paraense.
Ainda no primeiro momento, Daniele Lemke, Gerente de Comunicação do Sistema OCB nacional, realizou a apresentação das estratégias de comunicação que vêm sendo desenvolvidas pela campanha SomosCoop em nível nacional. Além disso, a Gerente de Comunicação também reforçou a importância da realização de eventos como o 1º Encontro de Comunicadores do Cooperativismo.
“É muito importante a gente ter a frente uma gestão que se preocupa tanto com a comunicação. A reunião de diversas cooperativas em eventos como o que foi realizado hoje é essencial, porque a comunicação não é feita sozinha. Então, a gente precisa mesmo se unir e pensar em uma comunicação eficiente para atender todos os nossos objetivos”, declarou.
O segundo momento do encontro foi destinado para a apresentação de propostas para a construção coletiva do Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense, cuja finalidade é promover, por meio de parcerias comerciais com emissoras de televisão, rádio e jornais, uma atuação continuada do cooperativismo nas mídias paraenses.
“O grande diferencial do Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense é possibilitar, por meio de um projeto coletivo, uma estratégia continuada e não simplesmente pontual. Uma das vantagens é, com a união das cooperativas, obter o poder de barganha e possibilitar que singulares de menor porte também tenham condições de participar proporcionalmente do projeto”, explicou o coordenador do evento, Wesley Santos.
Participaram as cooperativas SICOOB COOESA, Unimed Belém, Unimed Oeste, Uniodonto Belém, SICREDI Norte, SICOOB COIMPPA, CASP, SICOOB Transamazônica, SICOOB Unidas, CAMTA, COOPERCON, CACAUWAY, SICREDI Sudoeste MT/PA e COOPERNORTE. Os participantes debateram de forma conjunta estratégias para a divulgação do cooperativismo no Pará, trabalhando com aspectos que buscam representar o cooperativismo e a regionalidade paraense.
“Com tudo o que passamos nesse últimos anos, estar reunido aqui para elaborar algo estratégico capaz de elevar as marcas das cooperativas é muito importante para a gente. Além disso, esse foi um importante momento para conhecer as outras cooperativas do estado. Eu sentia a necessidade de ter essa comunicação para que fosse possível construirmos juntos estratégias focadas na difusão do cooperativismo e das nossas marcas”, destaca Luana Barros, gerente da CACAUWAY Belém.
Durante a apresentação das propostas para o Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense, os comunicadores levantaram também a importância da realização de estratégias voltadas para o meio digital, que assim como os meios tradicionais, também é um relevante meio comunicacional e que apresenta suma importância para a divulgação do cooperativismo.
“Acredito que vamos ter um impacto muito maior unindo forças para o desenvolvimento de um plano estadual de comunicação para o cooperativismo. A elaboração desse plano é essencial para a divulgação do sistema cooperativista, porque o cooperativismo ainda não é tão reconhecido pelo pela população em geral. Então, acredito que é só realmente a partir da união que vamos conseguir aparecer e mostrar a força do cooperativismo para o estado”, ressalta Andressa Aguiar, Coordenadora de Marketing da Unimed Oeste do Pará.
O encontro representou um significativo primeiro passo para o desenvolvimento e fortalecimento da comunicação cooperativista no estado do Pará. Sendo assim, as considerações, sugestões e propostas debatidas durante o encontro serão analisadas e desenvolvidas para apresentação em um próximo encontro de comunicadores do cooperativismo.
“O reconhecimento por parte da sociedade é um dos principais desafios do cooperativismo paraense e que está presente na visão de futuro do Sistema OCB. Especialmente na região Norte, onde o cooperativismo é um fenômeno relativamente recente, o nível de conhecimento sobre o que é uma cooperativa, como funciona e quais vantagens apresenta frente ao empreendedorismo individual ainda é bem menor se comparado a outras regiões do país, em que a cooperação se tornou algo tradicional. Dessa forma, buscamos realizar o encontro de comunicadores para encontrar estratégias efetivas e de forma conjunta para a divulgação do cooperativismo no Pará”, afirma Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.
O sistema OCB-SESCOOP/PA comunica oficialmente que, em virtude do atual cenário de retorno gradual das atividades presenciais e da necessidade de reestruturação do cronograma curricular de ações das universidades parceiras, o Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) será adiado para 2022. Assim teremos a possibilidade de realizar a mobilização junto às instituições e ampliar as condições aos alunos e professores para o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionados ao cooperativismo paraense que serão apresentadas no Encontro.
Reforçamos a relevância que o EPPC representa para o fortalecimento do cooperativismo no estado a partir da maior proximidade entre a academia e as cooperativas. Dentro dos limites que o atual contexto pandêmico permite, o sistema OCB-SESCOOP/PA dará continuidade ao trabalho de consolidação da parceria com as instituições de ensino e universidades. Ciente da cooperação de todos, lamentamos eventuais transtornos.
A Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) abriu chamamento para contratação de serviços de pesquisa de mercado no estado do Pará. Podem se inscrever empresas e consultores de todo o Brasil que tenham experiência comprovada na realização de pesquisa de mercado, preferencialmente na região. Os interessados devem apresentar as suas propostas até o dia 23, para o email:
A Pesquisa de Mercado é uma iniciativa que surge da parceria entre a DGRV (Confederação Alemã das Cooperativas) e o Sistema OCB (OCB, CNCOOP, SESCOOP), que juntos desenvolveram o programa Aceleracoop, voltado para cooperativas agropecuárias, com os objetivos de fortalecimento na gestão empresarial e comercial, além da organização do quadro social e produção das cooperativas.
Dessa forma, os contratados para a realização da pesquisa desempenharão atividades como a visita in loco para levantamento de dados pertinentes à realização da pesquisa, e coleta de informações por meio de entrevista, com amostragem sobre os clientes atuais (atacadistas, varejistas, instituições públicas e consumidor final), clientes potenciais e ex-clientes. Além disso, também deverá ser realizado um workshop e a apresentação de um relatório final contendo a pesquisa de mercado.
ACELERACOOP
Uma das cooperativas apoiadas pelo programa é a CCAMPO, com sede em Santarém-PA. A cooperativa possui cerca de 200 cooperados e atua com a produção e venda de farinha de mandioca, polpa de frutas e hortifruti. Após a realização de planejamento estratégico da cooperativa, feito a partir do programa Aceleracoop, uma das linhas prioritárias de ação é a realização de uma pesquisa de mercado, com o objetivo de orientar tomadas de decisão, no sentido de promover melhor organização e resultados para os cooperados.
Com a pesquisa de mercado, será possível analisar a produção atual da cooperativa, a satisfação dos clientes atuais, o mercado atual e mercados potenciais, além de apontar melhorias no portfólio de produtos diante das tendências de mercado e transferir os conhecimentos às partes interessadas por meio de workshop técnico.
“A realização da pesquisa de mercado para a CCAMPO é de suma importância para orientar a cooperativa em suas tomadas de decisão, além de auxiliar em aspectos como a organização da produção, o acesso a novos mercados, a diversificação de produtos e, em especial, resultado em ganhos para os cooperados. Dessa forma, a pesquisa possibilitará a alavancagem estruturada dos negócios da cooperativa, tendo como alvo principal atender as necessidades do mercado consumidor paraense de produtos oriundos da agricultura familiar, e, principalmente, aos interesses dos mais de 200 cooperados da CCAMPO”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
A consultoria se inicia a partir do momento da contratação dos consultores e tem seu término no dia 22 de novembro. Nesse período, a realização do Workshop com a cooperativa ocorrerá no dia 10 de novembro, e a entrega da pesquisa de mercado completa ocorrerá no dia 22 de novembro.
“Além do impacto gerado na CCAMPO, a iniciativa também poderá gerar um importante impacto na comunidade local, com a possibilidade de melhorias na produção da cooperativa a partir das informações da Pesquisa de Mercado. Entre elas, podemos citar uma maior contribuição tributária para a economia local nos municípios onde estão localizados os produtores e a própria cooperativa, além de melhorar as condições de trabalho, renda, qualidade de vida e felicidade dos cooperados e seus familiares”, declara Ticianny Barbosa, técnica de apoio operacional do Sistema OCB/PA.
SERVIÇO:
Chamamento de Empresas para Pesquisa de Mercado cooperativa CCAMPO
Edital de Chamamento: https://bit.ly/3mm0J0t
Os interessados devem enviar a sua proposta incluindo: honorários e dias de execução
com valores expressos em reais via e-mail para:
Data limite de apresentação de propostas: 23 de agosto de 2021
Apoio local: Sistema OCB/PA (91) 99245-9449 - Ticianny Barbosa.