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Comunicadores discutem estratégias para difusão do Cooperativismo

Comunicadores discutem estratégias para difusão do Cooperativismo

 

Com o intuito de fortalecer a comunicação cooperativista, o Sistema OCB/PA realizou na última quarta-feira (25) o 1° Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paraense. O evento reuniu representantes de cooperativas de diversos municípios do Pará, que puderam analisar e discutir propostas para o Plano Estadual de Comunicação Cooperativista. O encontro contou também com palestra do jornalista e professor Guarany Júnior.

 

O encontro teve a importante finalidade de reunir os pontos focais de cada cooperativa que atuam no setor de comunicação para alinhar a identidade, linguagem e a estratégia comunicacional no segmento de forma integrada. Dessa forma, representou um primeiro momento de diálogo e reconhecimento, para que se possa desenvolver um plano de trabalho efetivo.

 

“O trabalho de comunicação apresenta um papel fundamental para a divulgação do cooperativismo aqui no estado. Com esse evento, conseguimos reunir diversos comunicadores de diferentes cooperativas para debater e desenvolver, de forma cooperativa, as melhores estratégias para maior inserção na mídia regional e no público em geral. Com isso, objetivamos que os paraenses possam conhecer o cooperativismo e, acima de tudo, mostrar que o cooperativismo é uma importante ferramenta de resolução social, econômica e ambiental”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

No primeiro momento do encontro, foi realizada a palestra sobre Estratégias de Comunicação e Marketing, ministrada pelo jornalista, administrador, professor e consultor, Guarany Júnior. Durante a palestra, foram abordados assuntos que versavam sobre a necessidade de absorção dos princípios cooperativistas na cultura organizacional das cooperativas, a partir de uma comunicação alinhada à identidade do movimento cooperativista. Ao final, Guarany Júnior divulgou que estará realizando uma parceria com o Sistema OCB/PA, visando realizar consultorias de marketing para o cooperativismo paraense.

 

Ainda no primeiro momento, Daniele Lemke, Gerente de Comunicação do Sistema OCB nacional, realizou a apresentação das estratégias de comunicação que vêm sendo desenvolvidas pela campanha SomosCoop em nível nacional. Além disso, a Gerente de Comunicação também reforçou a importância da realização de eventos como o 1º Encontro de Comunicadores do Cooperativismo.

 

“É muito importante a gente ter a frente uma gestão que se preocupa tanto com a comunicação. A reunião de diversas cooperativas em eventos como o que foi realizado hoje é essencial, porque a comunicação não é feita sozinha. Então, a gente precisa mesmo se unir e pensar em uma comunicação eficiente para atender todos os nossos objetivos”, declarou.

 

O segundo momento do encontro foi destinado para a apresentação de propostas para a construção coletiva do Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense, cuja finalidade é promover, por meio de parcerias comerciais com emissoras de televisão, rádio e jornais, uma atuação continuada do cooperativismo nas mídias paraenses.

 

“O grande diferencial do Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense é possibilitar, por meio de um projeto coletivo, uma estratégia continuada e não simplesmente pontual. Uma das vantagens é, com a união das cooperativas, obter o poder de barganha e possibilitar que singulares de menor porte também tenham condições de participar proporcionalmente do projeto”, explicou o coordenador do evento, Wesley Santos.

 

Participaram as cooperativas SICOOB COOESA, Unimed Belém, Unimed Oeste, Uniodonto Belém, SICREDI Norte, SICOOB COIMPPA, CASP, SICOOB Transamazônica, SICOOB Unidas, CAMTA, COOPERCON, CACAUWAY, SICREDI Sudoeste MT/PA e COOPERNORTE. Os participantes debateram de forma conjunta estratégias para a divulgação do cooperativismo no Pará, trabalhando com aspectos que buscam representar o cooperativismo e a regionalidade paraense.

 

“Com tudo o que passamos nesse últimos anos, estar reunido aqui para elaborar algo estratégico capaz de elevar as marcas das cooperativas é muito importante para a gente. Além disso, esse foi um importante momento para conhecer as outras cooperativas do estado. Eu sentia a necessidade de ter essa comunicação para que fosse possível construirmos juntos estratégias focadas na difusão do cooperativismo e das nossas marcas”, destaca Luana Barros, gerente da CACAUWAY Belém.

 

Durante a apresentação das propostas para o Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense, os comunicadores levantaram também a importância da realização de estratégias voltadas para o meio digital, que assim como os meios tradicionais, também é um relevante meio comunicacional e que apresenta suma importância para a divulgação do cooperativismo.

 

“Acredito que vamos ter um impacto muito maior unindo forças para o desenvolvimento de um plano estadual de comunicação para o cooperativismo. A elaboração desse plano é essencial para a divulgação do sistema cooperativista, porque o cooperativismo ainda não é tão reconhecido pelo pela população em geral. Então, acredito que é só realmente a partir da união que vamos conseguir aparecer e mostrar a força do cooperativismo para o estado”, ressalta Andressa Aguiar, Coordenadora de Marketing da Unimed Oeste do Pará.

 

O encontro representou um significativo primeiro passo para o desenvolvimento e fortalecimento da comunicação cooperativista no estado do Pará. Sendo assim, as considerações, sugestões e propostas debatidas durante o encontro serão analisadas e desenvolvidas para apresentação em um próximo encontro de comunicadores do cooperativismo.

 

“O reconhecimento por parte da sociedade é um dos principais desafios do cooperativismo paraense e que está presente na visão de futuro do Sistema OCB. Especialmente na região Norte, onde o cooperativismo é um fenômeno relativamente recente, o nível de conhecimento sobre o que é uma cooperativa, como funciona e quais vantagens apresenta frente ao empreendedorismo individual ainda é bem menor se comparado a outras regiões do país, em que a cooperação se tornou algo tradicional. Dessa forma, buscamos realizar o encontro de comunicadores para encontrar estratégias efetivas e de forma conjunta para a divulgação do cooperativismo no Pará”, afirma Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

Comunicado Oficial: Adiamento 2° EPPC

Comunicado Oficial: Adiamento 2° EPPC

 

O sistema OCB-SESCOOP/PA comunica oficialmente que, em virtude do atual cenário de retorno gradual das atividades presenciais e da necessidade de reestruturação do cronograma curricular de ações das universidades parceiras, o Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) será adiado para 2022. Assim teremos a possibilidade de realizar a mobilização junto às instituições e ampliar as condições aos alunos e professores para o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionados ao cooperativismo paraense que serão apresentadas no Encontro.

Reforçamos a relevância que o EPPC representa para o fortalecimento do cooperativismo no estado a partir da maior proximidade entre a academia e as cooperativas. Dentro dos limites que o atual contexto pandêmico permite, o sistema OCB-SESCOOP/PA dará continuidade ao trabalho de consolidação da parceria com as instituições de ensino e universidades. Ciente da cooperação de todos, lamentamos eventuais transtornos.

DGRV faz chamamento para pesquisa de mercado

DGRV faz chamamento para pesquisa de mercado

 

A Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) abriu chamamento para contratação de serviços de pesquisa de mercado no estado do Pará. Podem se inscrever empresas e consultores de todo o Brasil que tenham experiência comprovada na realização de pesquisa de mercado, preferencialmente na região. Os interessados devem apresentar as suas propostas até o dia 23, para o email: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

 

A Pesquisa de Mercado é uma iniciativa que surge da parceria entre a DGRV (Confederação Alemã das Cooperativas) e o Sistema OCB (OCB, CNCOOP, SESCOOP), que juntos desenvolveram o programa Aceleracoop, voltado para cooperativas agropecuárias, com os objetivos de fortalecimento na gestão empresarial e comercial, além da organização do quadro social e produção das cooperativas.

 

Dessa forma, os contratados para a realização da pesquisa desempenharão atividades como a visita in loco para levantamento de dados pertinentes à realização da pesquisa, e coleta de informações por meio de entrevista, com amostragem sobre os clientes atuais (atacadistas, varejistas, instituições públicas e consumidor final), clientes potenciais e ex-clientes. Além disso, também deverá ser realizado um workshop e a apresentação de um relatório final contendo a pesquisa de mercado.

 

ACELERACOOP


Uma das cooperativas apoiadas pelo programa é a CCAMPO, com sede em Santarém-PA. A cooperativa possui cerca de 200 cooperados e atua com a produção e venda de farinha de mandioca, polpa de frutas e hortifruti. Após a realização de planejamento estratégico da cooperativa, feito a partir do programa Aceleracoop, uma das linhas prioritárias de ação é a realização de uma pesquisa de mercado, com o objetivo de orientar tomadas de decisão, no sentido de promover melhor organização e resultados para os cooperados.

 

Com a pesquisa de mercado, será possível analisar a produção atual da cooperativa, a satisfação dos clientes atuais, o mercado atual e mercados potenciais, além de apontar melhorias no portfólio de produtos diante das tendências de mercado e transferir os conhecimentos às partes interessadas por meio de workshop técnico.

 

“A realização da pesquisa de mercado para a CCAMPO é de suma importância para orientar a cooperativa em suas tomadas de decisão, além de auxiliar em aspectos como a organização da produção, o acesso a novos mercados, a diversificação de produtos e, em especial, resultado em ganhos para os cooperados. Dessa forma, a pesquisa possibilitará a alavancagem estruturada dos negócios da cooperativa, tendo como alvo principal atender as necessidades do mercado consumidor paraense de produtos oriundos da agricultura familiar, e, principalmente, aos interesses dos mais de 200 cooperados da CCAMPO”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

A consultoria se inicia a partir do momento da contratação dos consultores e tem seu término no dia 22 de novembro. Nesse período, a realização do Workshop com a cooperativa ocorrerá no dia 10 de novembro, e a entrega da pesquisa de mercado completa ocorrerá no dia 22 de novembro.

 

“Além do impacto gerado na CCAMPO, a iniciativa também poderá gerar um importante impacto na comunidade local, com a possibilidade de melhorias na produção da cooperativa a partir das informações da Pesquisa de Mercado. Entre elas, podemos citar uma maior contribuição tributária para a economia local nos municípios onde estão localizados os produtores e a própria cooperativa, além de melhorar as condições de trabalho, renda, qualidade de vida e felicidade dos cooperados e seus familiares”, declara Ticianny Barbosa, técnica de apoio operacional do Sistema OCB/PA.

 

SERVIÇO:
Chamamento de Empresas para Pesquisa de Mercado cooperativa CCAMPO
Edital de Chamamento: https://bit.ly/3mm0J0t 
Os interessados devem enviar a sua proposta incluindo: honorários e dias de execução
com valores expressos em reais via e-mail para: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 
Data limite de apresentação de propostas: 23 de agosto de 2021
Apoio local: Sistema OCB/PA (91) 99245-9449 - Ticianny Barbosa.

Emater/PA recebe demandas de cooperativas

Emater/PA recebe demandas de cooperativas

 

 

Apoio nas emissões de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), assistência técnica para as cooperativas e auxílio no acesso a chamadas públicas da CONAB foram algumas das demandas apresentadas. Em reunião com a presidente da Emater, Lana Reis, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, apresentou o cenário do cooperativismo no estado, retomando a parceria com a entidade.

 

Também participaram da reunião o gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/PA, Diego Andrade, e o consultor da NÓS Soluções Sustentáveis, Andreos Leite. Como encaminhamento, será estruturada matriz da cooperação em que será discutida a possibilidade de termo de cooperação técnica. O Sistema OCB/PA irá enviar minuta com sugestões de programas que podem ser executados em conjunto.  Posteriormente, será feita reunião técnica com diretrizes e estratégias da Emater para criar plano de trabalho.

 

"Já neste primeiro contato, pudemos perceber que é uma parceria importante para o desenvolvimento do Estado. Não adianta tentar trabalhar sozinhos. Precisamos trabalhar juntos para se ter um olhar de fortalecimento de políticas públicas. Portanto, iremos dar prosseguimento às demandadas", afirmou Lana.

 

 

A EMATER-PARÁ

A instituição está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP). Atua no setor agropecuário estadual desde 1965 com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado do Pará (ACAR-PARÁ). É o órgão oficial de Ater do Estado do Pará que realiza serviços especializados nas áreas de ciências agrárias e humanas, difundindo conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural.

 

A finalidade da EMATER é planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural visando a difusão de conhecimentos de natureza técnica, econômica e social, para aumento da produção e produtividade agrícolas e a melhoria das condições de vida no meio rural do Estado do Pará, de acordo com as políticas de ação do Governo Estadual e do Governo Federal.

 

"Foi um primeiro contato com a nova presidente. A conversa foi bastante produtiva e acreditamos que a parceria será fundamental, em que se pese a relevância que a agricultura familiar cooperativista representa no Estado. Poderemos retomar o trabalho juntos para levar desenvolvimento à agricultura familiar", reiterou Ernandes Raiol.

Prazo para se inscrever no Fundo Esperança termina amanhã (20)

Prazo para se inscrever no Fundo Esperança termina amanhã (20)

 

 

Cooperativas e micro e pequenas empresas podem se cadastrar na segunda fase do Fundo Esperança até esta sexta (20). As inscrições devem ser feitas pelo site da SEDEME ou do BanPará. A intenção é proporcionar uma cota dos recursos a empreendedores das doze regiões de integração do estado, disponibilizando cerca de R$ 15 milhões.

 

Nesta segunda fase do programa, o limite do valor do financiamento para microempresas é de, até, R$ 10 mil, e de R$ 15 mil para empresas de pequeno porte e cooperativas de trabalho, agricultura familiar e transporte. Para se inscrever, é necessário que o CNPJ das entidades empresariais esteja ativo na Receita Federal. Além disso, as empresas precisam ter sido constituídas até o dia 4 de março de 2021.

 

De acordo com a coordenadora dos programas econômicos na Sedeme, Raquel Albuquerque, o Governo do Pará busca alavancar o setor produtivo durante essa nova fase de empréstimos. “Nós analisamos como foi distribuído o Fundo Esperança na primeira fase e observamos que o setor da indústria da transformação precisa também deste financiamento, e como é um setor estratégico, nós avaliamos priorizá-lo nesta etapa. As cooperativas, também, são prioridade nesta etapa”, ressalta a técnica da equipe de governo.

 

Relação de documentos exigidos para microempresa, empresa de pequeno porte e cooperativas, no momento da contratação:

  1. a) Documento de Identificação da pessoa jurídica (Certificado do CNPJ, Contrato Social, Estatuto Social, Ata de Constituição) de acordo com o porte da empresa;
  2. b) Comprovante de Domicílio da pessoa jurídica;
  3. c) Documento de Identidade oficial com foto do(s) sócio(s) representante(s) legal(ais) da pessoa jurídica;
  4. d) Comprovante de Residência no nome do (s) sócio (s);
  5. e) Caso não haja comprovante de residência no nome do (s) sócio (s), deverá ser apresentada Declaração de Residência.

Os empreendedores que tiveram suas propostas aprovadas poderão comparecer em qualquer agência do BANPARÁ portando a documentação comprobatória para a contratação do financiamento conforme calendário estabelecido pelo mês de constituição do CNPJ:

 

Em caso de perda de prazo ou inscrição feita após a data de pagamento prevista, os empreendedores têm até o dia 23 de agosto para se dirigir a qualquer agência do Banpará.

 

 

Cadastre-se: https://ce.banpara.b.br/cadastrofundoesperanca/

 

 

Investimento

 

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior, o Governo do Pará trabalha para auxiliar os empreendimentos do estado. “O Pará recebeu uma injeção de 500 milhões de reais direcionados pelo governador Helder Barbalho para subsídio de projetos econômicos. O financiamento do ‘Fundo Esperança’, por exemplo, e o auxílio do programa ‘Incentiva +Pará’ garantiram aporte financeiro para milhares de trabalhadores e empresários afetados pela pandemia”, afirma.

 

O Fundo Esperança possui juros subsidiados de 0.2% ao mês, juros considerados relativamente baixo se comparado ao de outras linhas de crédito e o prazo de pagamento que é de 36 meses, com carência de 180 dias para pagar a primeira parcela. “Esse Fundo Esperança veio, realmente, cheio de esperança para gente e só temos a agradecer porque ele veio me tirar de um momento de dificuldade, onde eu realmente não tinha recursos necessários para continuar” completa Maria Madalena, da Laticínio Tucuruí.

 

Serviço: Para mais informações basta enviar um e-mail para o Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou entrar em contato pelo WhatsApp Fundo Esperança, o (91) 98466-6404.

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