O Sistema OCB/PA continua participando de assembleias gerais ao longo de todo o estado. Na última semana, a Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP) realizou a sua Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Nela foram abordados assuntos envolvendo o funcionamento da cooperativa, processo eleitoral, assim como a deliberação de outros tópicos de interesse da CASP.
Durante a AGE também foi feita uma alteração na composição da diretoria para reestruturação de estratégia para posicionamento de mercado. Também foi executado um ajuste no regimento interno, de modo que ele fosse adequado ao estatuto social da cooperativa. Além disso, foi determinada a nova comissão eleitoral da CASP, que agora inclui o diretor comercial em sua composição, e a regulamentação da forma do pagamento do pró-labore da diretoria.
“Com a realização da Assembleia Geral Extraordinária, a CASP conseguiu desenvolver assuntos e deliberações muito importantes, que garantem o bom funcionamento da cooperativa que já conta com 12 anos de história, sendo uma grande referência no ramo agropecuário”, afirma Nelian Rossafa, Assessora Jurídica do Sistema OCB/PA.
A CASP - Com sede no município de Vigia, a cooperativa, constituída em 2009, conta atualmente com 110 agricultores familiares, que são distribuídos em cinco cadeias produtivas distintas: leite; derivados de mandioca; fruticultura; olericultura e criação de peixes, cuja produção era anteriormente voltada para subsistência mas que atualmente abastece as feiras locais e a região metropolitana de Belém.
A cooperativa realiza o fornecimento de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em municípios da região. Além disso, a CASP também possui uma pequena infraestrutura para beneficiamento de leite, tendo uma capacidade diária para 2 mil litros de leite, que atualmente está em fase de início de produção, com seus registros de inspeção na ADEPARÁ, por meio de produtos artesanais.
“Possuimos um completo acervo de laticínios que tem por objetivo atender a todos os associados dentro das exigências estabelecidas, sempre primando pela qualidade dos nossos produtos. Além do completo sistema de recebimento e resfriamento de leite, a cooperativa também está preocupada em atender aos associados, e para isso conta com uma equipe técnica especializada, que está preparada para atender o produtor de acordo com as exigências necessárias”, afirma Antônio Alcoforado, presidente da CASP.
No ramo de laticínios, a cooperativa trabalha com produtos como: queijo frescal, frescal condimentado, queijo coalho, queijo de ricota, queijo de ricota condimentada, manteiga de leite e iogurtes de sabores morango, coco, milho verde, cupuaçu, abacaxi e ameixa.
No ramo de Hortifrutigranjeiro, a cooperativa produz banana, mamão, limão, pimenta-de-cheiro, macaxeira, quiabo, maxixe, pepino, jerimum, couve, alface, coentro, chicória, carirú, cebolinha e jambu.
O cooperativismo está ganhando cada vez mais espaço no município. A Cooperativa dos Agricultores Familiares Guamaenses (COAFAG) está em processo de registro no Sistema OCB/PA e já busca se organizar para atingir, entre outros, o mercado institucional. O grupo recebeu um curso básico sobre cooperativismo na última semana. Foram apresentados os principais aspectos do modelo de negócios cooperativista.
Durante o curso, buscou-se trazer esclarecimentos sobre o funcionamento de uma cooperativa para os cooperados da COAFAG. Também foram apresentados direcionamentos para que a cooperativa possa entrar de modo assertivo no mercado.
Alguns dos assuntos abordados no curso foram as noções gerais sobre cooperativismo, apresentando quais são as funções, os direitos, as responsabilidades e os deveres de cada cooperado. Além disso, foi apresentada a estrutura que uma cooperativa deve ter, como a constituição de uma assembleia geral, que é o órgão supremo da cooperativa; o conselho de administração, que é o órgão superior da administração da cooperativa; o conselho fiscal, que é formado por três membros efetivos e três membros suplentes que realizam a fiscalização da administração; além de órgãos auxiliares como o comitê educativo, o núcleo cooperativo ou conselhos consultivos.
“Com o curso esperamos fortalecer a COAFAG como cooperativa, apresentando o que é o cooperativismo e dando direcionamentos para que os produtos deles cheguem ao mercado com mais facilidade, além de expor as oportunidades de acesso a crédito para o crescimento da cooperativa”, explica Maurilia Souza, analista do SESCOOP/PA.
A COAFAG - Fundada em 2020, a cooperativa de São Miguel do Guamá conta com 32 cooperados e tem como atividade principal o comércio varejista de hortifrutigranjeiros, trabalhando com a comercialização de produtos como frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos, além de trabalhar com cereais e leguminosas beneficiados, farinhas, amidos e féculas.
“Esse tipo de ação é muito importante para que os cooperados entendam a relevância e a seriedade de cada aspecto de um negócio cooperativista. O curso promovido pelo Sistema OCB/PA foi muito proveitoso, uma vez que todo o conhecimento repassado vai ser fundamental para o crescimento da cooperativa”, afirma Regiane Guedes, diretora financeira da COAFAG.
A partir da articulação política do titular da SEDEME, José Fernando Júnior, e do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o Governador do Estado, Helder Barbalho, sancionou decreto que regulamenta a reabertura das operações de financiamento do Fundo Esperança no exercício de 2021 para cooperativas e microempresas. O valor é residual com base nas sobras do exercício anterior. A articulação foi no sentido de incluir as cooperativas nesta nova etapa, mesmo com os baixos limites disponíveis.
De acordo com o decreto nº 1740 de 22 de julho de 2021, altera-se o decreto nº 618 de 20 de março de 2020, incluindo cooperativas e empresas de pequeno porte nessa retomada do Fundo Esperança, com limite de financiamento de até R$ 15 mil.
Iniciativa do governo do Estado, o Programa Fundo Esperança é gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e operacionalizado pelo Banpará, com o objetivo de garantir financiamento aos empreendedores que enfrentam os impactos econômicos da pandemia da Covid-19.
O Fundo também oferece vantagens especiais de financiamento, como taxa de juros de 0,2% ao mês, além do prazo para pagamento de até 36 meses e carência de 180 dias para pagar a primeira parcela. Outra facilidade é a permissão da tomada de novos financiamentos pelos que já foram beneficiados em 2020, desde que verificada a adimplência quanto aos valores já recebidos.
AS COOPERATIVAS
Atualmente, existem 545 cooperativas no estado, 72.950 cooperados e 3.800 empregados, atingindo direta e indiretamente mais de 200 mil paraenses, correspondendo a 11% da população economicamente ativa e 7% com renda formal no Pará. O setor está presente em 63 municípios e a projeção é que este número chegue a 130 municípios até o próximo ano, abrangendo 90% do total de cidades paraenses.
Em relação às receitas correntes geradas em 2019, as cooperativas arrecadaram para o Estado cerca de R$ 25,9 bilhões. Em faturamento, as cooperativas chegaram a um valor total de R$ 2,05 bilhões, 8% do total de receitas correntes do Pará. Os números são puxados pelos ramos saúde (64%), agropecuário (22,7%), mineral (8,6%), crédito (2,39%) e transporte (1,647%). De 2014 a 2020, o Sistema OCB/PA investiu um total de R$ 21,09 milhões para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo no Pará.
“Queremos ressaltar o trabalho incansável do Governo do Estado, representado por nosso governador Helder Barbalho e pelo secretário da SEDEME, José Fernando Júnior, que possibilitaram esse meio de fomento à continuidade do trabalho cooperativo através do acesso ao crédito. Em levantamento feito durante a pandemia, essa é a maior demanda para 52% das cooperativas paraenses. Por isso o Fundo Esperança é tão importante”, completou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Documentação necessária:
Pessoa Jurídica (microempreendedor individual, microempresa, empresa de pequeno porte ou cooperativas):
- Documento de Identificação da Pessoa Jurídica (Certificado de MEI, Requerimento de Empresário Individual, Contrato Social) de acordo com o porte;
- Comprovante de Domicílio da Pessoa Jurídica;
- Documento de Identidade oficial com foto do(s) sócio(s) representante(es) legal(ais) da Pessoa Jurídica;
- Comprovante de Residência no nome do(s) sócio(s);
- Caso não haja comprovante de residência no nome do(s) sócio(s), deverá ser apresentada Declaração de Residência.
Serviço: Mais informações estão disponíveis no site da Sedeme: https://www.sedeme.pa.gov.br/fundo-esperanca; e-mail da Sedeme:
A Cooperativa dos Produtores Rurais da Região de Carajás (COOPER) inaugurou a sua usina solar fotovoltaica voltada para produção de energia renovável, sendo a primeira cooperativa do ramo agropecuário a implantar tal tipo de produção de energia. A usina fotovoltaica da COOPER conta com 1008 painéis fotovoltaicos que convertem a energia proveniente do sol em energia elétrica.
A capacidade de geração de energia estimada da usina é de 47454,85kWh. Segundo Mauro Melo da Silva, presidente da COOPER, a usina foi planejada para atender todas as demandas da cooperativa e cobrir o custo com energia elétrica, que chegava a 55 mil reais por mês. No total, foi feito o investimento de R$ 1.400.000.00 para a instalação da usina, abrangendo todos os custos de aquisição de painéis, instalação de todo o sistema e regularização do processo documental. Com a usina, a cooperativa espera ter em média a economia com energia elétrica de R$ 50.000.00 por mês.
“A instalação da usina foi um grande projeto para nossa cooperativa, que contou com alto investimento e possibilitará a produção da nossa energia de forma autônoma. Além disso, a utilização de uma usina fotovoltaica traz um grande benefício por se tratar de uma fonte de energia sustentável, produzindo energia totalmente renovável e limpa. Não podemos esquecer também que tal modelo de produção de energia também auxilia na diminuição de custos com a conta de luz, fator de suma importância para a nossa cooperativa, tendo em vista as grandes despesas que estávamos tendo” afirma Mauro Silva.
A usina fotovoltaica irá atender as unidades de beneficiamento, o setor administrativo e os pontos de vendas da cooperativa nas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Xinguara.
“A usina fotovoltaica da COOPER representa um grande avanço para o ramo agropecuário. Com a usina, além de utilizar uma forma de produção de energia sustentável, também é possível obter uma grande otimização no trabalho desenvolvido pela cooperativa, considerando que a diminuição dos custos com energia elétrica proporciona uma baixa nos custos de produção, gerando produtos com preços mais acessíveis, aumentando então as vendas e os lucros da cooperativa”, expõe Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
A COOPER - Com sede em Parauapebas a cooperativa foi fundada em 1997 e é destaque no mercado do hortifrúti no estado do Pará e internacionalmente.
Com um trabalho notável realizado, a Unimed Oeste foi classificada na primeira fase do Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão 2021 e está apta para participar da segunda etapa. Promovido pelo Sistema OCB Nacional, o prêmio ocorre de dois em dois anos e busca reconhecer as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista no Brasil.
“A classificação da Unimed Oeste no Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão é de suma importância para o reconhecimento da cooperativa em nível nacional, ampliando a sua rede de relacionamentos e também a visibilidade da cooperativa que atua em nosso estado”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Na premiação, as cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora receberão o Selo da Excelência. Entre as cooperativas com selo, serão premiadas aquelas que forem mais bem avaliadas. Além disso, entre as premiadas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista. Também serão escolhidas cooperativas das 5 regiões do Brasil para receberem o Destaque Busca pela Excelência, destinado às cooperativas ainda não premiadas, mas que se destacaram no processo de busca pela excelência em seus processos.
A Unimed Oeste foi classificada na primeira etapa do prêmio a partir do desenvolvimento de uma autoavaliação fundamentada nos Diagnósticos de Governança e Gestão do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. No total, o prêmio conta com 4 etapas de avaliação e análise, que utilizam os instrumentos de avaliação dos diagnósticos do Sescoop, de forma que cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado durante a inscrição.
A primeira etapa do prêmio consistiu na definição das cooperativas que atingiram o nível mínimo de pontuação no diagnóstico de Governança e Gestão, em cada categoria e nível de maturidade elegível ao prêmio. Na segunda etapa, que acontecerá entre os dias 19 de julho e 22 de outubro, será realizado o envio de documentos, assim como visitas técnicas virtuais de avaliadores para a validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.
“Estamos no aguardo da visita técnica virtual e as nossas expectativas são as melhores. O prêmio vem como um grande reconhecimento pelo trabalho que é realizado aqui na Unimed Oeste e também por toda a promoção da qualidade da empresa. Além disso, a participação no prêmio possibilitou o fortalecimento da nossa parceria com o Sistema OCB/PA, que oferece todo o apoio com programas e treinamentos que contribuem para que possamos oferecer produtos e serviços de qualidade”, conta Rosane Maia, Coordenadora de Gestão de Pessoas na Unimed Oeste.
Já na terceira etapa, será feita a análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas visitadas virtualmente pelos avaliadores. Após a avaliação, será organizado o ranking por categoria e nível de maturidade de cada cooperativa classificada. A terceira etapa será realizada entre os dias 25 e 29 de outubro. Por fim, na quarta etapa, que ocorrerá entre os dias 01 e 05 de novembro, será efetuada a avaliação da banca julgadora para a definição das cooperativas que receberão selo, as que serão premiadas e as que receberão destaques.
Segundo Ticianny Barbosa, Técnica do SESCOOP/PA, serão avaliados na premiação fatores sobre a gestão e governança interna da cooperativa, de forma que, quanto mais profissionalizados, padronizados e organizados os processos maior será o seu índice na avaliação e maior será a sua possibilidade de ser reconhecida em nível nacional.
“A participação da Unimed Oeste no prêmio possibilita a elevação da competitividade da cooperativa dentro do mercado em que ela atua, além de proporcionar um maior alinhamento interno em termos de execução de trabalho. Dessa forma a cooperativa está comprometida em vivenciar cada etapa da premiação com empenho e comprometimento, que são reflexo do trabalho de excelência realizado na Unimed Oeste. É importante destacar também que o estado do Pará ainda não conta com uma cooperativa premiada, de forma que a Unimed Oeste pode ser a primeira", expõe Ticianny Barbosa.
Para as inscrições no prêmio do ciclo 2021 o Sistema OCB/PA realizou um processo preparatório com a realização de palestras e workshops. Atualmente, outras cooperativas já sinalizaram o interesse em participar da jornada preparatória para concorrerem ao prêmio no próximo ciclo em 2023.