
As cooperativas paraenses agora possuem uma nova plataforma de conteúdos para se informar acerca de tudo o que ocorre no mercado cooperativista. O site do Sistema OCB/PA foi totalmente remodelado, ganhando mais funcionalidade, informações e layout atrativo. A grande novidade é a inclusão do registro de cada cooperativa ativa e filiada ao Sistema. Na página principal, o usuário terá um espaço de busca para acessar os dados de cada ramo e, claro, as principais notícias do cooperativismo. O objetivo é proporcionar um nível maior de empoderamento das cooperativas a partir da difusão do conhecimento, com um consumo mais racionalizado e agradável. O portal continua no mesmo endereço: http://paracooperativo.coop.br.
Em maio, começou-se o planejamento da reforma do antigo site para executá-lo em junho. A Unidade Nacional da OCB foi consultada para que disponibilizasse o layout padrão e a área de Tecnologia da Informação da unidade estadual, através do técnico de apoio operacional, Jardel Dário, remodelou a parte administrativa, seguindo a mesma linha visual. O diferencial inovador, se comparado ao site anterior, é o cadastro das cooperativas. Quem visitar o site terá acesso a informações de cada cooperativa por ramo. Há informações sobre a Sigla, endereço, diretoria, registro, produtos que recebe e opera, produtos implantados pelo Sistema OCB-SESCOOP/PA na cooperativa, contatos, cidade sede e as logos de identificação.
“É uma forma de divulgar com quem estamos trabalhando, monitorando e incentivando o cooperativismo. Diversas pessoas já solicitaram a listagem de todas singulares ativas. O site irá facilitar o trabalho destes interessados, investidores e pesquisadores. Também é uma forma das cooperativas se sentirem participantes do Sistema OCB/PA, que é a Casa do Cooperativismo Paraense de modo físico e digital”, afirmou o Superintendente Júnior Serra.
As informações sobre transparência estão mais completas de acordo com as diretrizes do Portal Nacional. Se tem acesso ao relatório de gestão, regime interno do ano vigente, receitas, demonstrações contábeis, quadro de dirigentes e pessoal. Também constam todos os editais, licitações e dispensas. Ainda há informações sobre o que é o cooperativismo, a história do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Pará, o Sistema, a sua missão, os ramos trabalhados no Estado, legislação estadual, nacional, internacional e contábil. Também se tem dicas de como funciona uma cooperativa e um passo a passo para montar um empreendimento nesse formato. É nesta seção para a qual a busca do registro das cooperativas na página principal é direcionada. Nos serviços, consta agenda de cursos programada para o ano inteiro, assim como informações para solicitar assessoria jurídica e contábil.
Já o layout está mais responsivo, moderno e adaptado a todas as plataformas possíveis de navegação, como computadores, celulares e tablets. Na seção de notícias, há um arquivo de tudo que já foi postado, proporcionando ao usuário pesquisar com filtros, diferente do anterior que tinha um limite de notícias. Se pode acessar qualquer arquivo de qualquer data publicada no site. A intenção também é implantar futuramente novas ferramentas para interagir com quem acessar o site, como o cadastramento do próprio usuário com a finalidade de receber alertas no e-mail quando uma notícia nova for publicada. O objetivo é ter sempre novidades para incentivar o consumo das cooperativas.
“É mais um produto importante que o Sistema oferece para as singulares, de maneira que segue o curso natural dos empreendimentos profissionalizados, com um bom nível de gestão e resultados na medida que investe na área de comunicação, na forma como o mercado e a comunidade nos enxerga. É uma área estratégica componente dos processos gerenciais, posto que o cooperativismo pretende ser reconhecido até 2025 por sua competitividade, integridade e pela felicidade que gera aos associados. Não há como ser reconhecido sem ser conhecido. Portanto, a comunicação é a ferramenta que proporcionará ao cooperativismo atingir todas as metas de seu planejamento estratégico”, afirmou o presidente, Ernandes Raiol.
O objetivo foi trazer os conselheiros para conhecerem ainda melhor o Estado

Membros do conselho de administração da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA realizaram visita durante esta semana à região sudeste do Pará. O grupo esteve formado pelo presidente Antonio Geraldo Wrobel, o vice-presidente João Carlos de Oliveira e novo integrantes entre conselheiros de administração e conselheiros fiscais de diversos municípios da região Sudoeste do Mato Grosso. Acompanharam o grupo, mais dois integrantes residentes no Pará, os conselheiros Ricardo Marques da Silva, de Redenção, e José Messias Gomes, de Parauapebas.
De acordo com o presidente, Antonio Geraldo Wrobel, “o objetivo é trazer os conselheiros para conhecerem ainda melhor a região promovendo uma integração entre as estruturas da cooperativa, que hoje atua com 30 agências, sendo 22 no Mato Grosso e 8 no Pará, com 61 mil associados”. Ainda falando em números, Wrobel destaca o valor em ativos que a cooperativa gerencia, hoje na ordem de R$ 1 bilhão. “Somos um importante instrumento de incentivo para o crescimento econômico e social, isto porque os recursos permanecem nas comunidades em que foram gerados, contribuindo para o desenvolvimento de todos. Chamou a atenção dos conselheiros, sem exceção, o potencial econômico dos municípios que visitamos assim como as oportunidades que existem”, enfatiza o presidente.
O conselho de administração visitou os municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara, Rio Maria e Redenção. O grupo também conheceu o Projeto Grande Carajás, localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas, onde puderam ter a real dimensão da maior mina de ferro a céu aberto do mundo e um dos maiores projetos de extração mineral em operação no país.


Na quinta-feira (16), em Redenção, como parte da programação dos conselheiros no Pará, ocorreu a reunião mensal do Consad (Conselho de Administração Cooperativa), onde foram deliberados assuntos estratégicos da instituição. Integraram a comitiva que visitou o Pará os conselheiros Antônio Carlos Manzoli, José Carlos Mendes, Nilto Pasquali, Odenir José de Matos, Valdir Salvalaggio, José Flores dos Santos, Jeferson Luiz Boese, Luciano de Sales, Claudio Giuseppe Terzi e o diretor executivo João Coelho Pinheiro.
Sobre a Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA
A Sicredi Sudoeste MT/PA, instituição financeira cooperativa, tem sede em Tangará da Serra-MT. Conta com cerca de 400 colaboradores, patrimônio líquido de R$ 210 milhões e ativos na ordem de R$ 1 bilhão. A área de atuação da cooperativa é composta por 50 municípios das regiões sudoeste do Mato Grosso e sudeste do Pará. No último exercício (2016), o resultado foi de R$ 38,4 milhões.
A nova plataforma Redesim foi apresentada
Todas as etapas do processo de abertura, alteração, legalização e baixa de empresas na Junta Comercial do Pará (JUCEPA) estão sendo realizadas através de sistema online integrado com várias entidades. As cooperativas, por sua vez, também estão inseridas nesta mudança e precisam se adequar. Para facilitar essa adesão, a JUCEPA realizou o V Fórum Intermunicipal Integrador Pará na última quinta (16), em Paragominas. O evento teve participação do Prefeito Municipal, Paulo Tocantins, do titular da SEDEME, Adnan Demachki e do analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Jamerson Carvalho.
A finalidade da programação foi impulsionar a integração dos municípios paraenses à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Anteriormente, os trâmites ocorriam de modo físico. As empresas, através dos contadores, processavam os documentos presencialmente, mas este procedimento está sendo convertido para a plataforma digital através de um sistema especifico. O Redesim integra vários parceiros como as Prefeituras dos Municípios, Secretaria de Estado de Fazenda do Pará (SEFA/PA), Receita Federal do Brasil, Corpo de Bombeiros e Secretária de Vigilância Sanitária. Antes da formalização final da empresa ou cooperativa, esses outros parceiros já recepcionam a informação.
“Fizemos um processo experimental na Região Metropolitana de Belém e percebemos os gargalos positivos e negativos do processo. Concluímos que é mais vantajoso, economizando trabalho, poupando tempo. Se for identificada alguma necessidade de intervenção ou ajuste pela Jucepa ou por outro parceiro, é possível se antecipar. Por isso, estamos disseminando a informação em todas as regiões paraenses. Até o final de 2018, acreditamos que o Estado todo estará sendo alcançado pela plataforma”, afirmou a titular da JUCEPA, Cilene Sabino.

Na ocasião, o analista do Sistema OCB/PA apresentou o cenário do cooperativismo do Estado e como está sendo trabalhada a parceria com a Junta Comercial nos processos das cooperativas. “A finalidade de se desenvolver fóruns em vários municípios onde há o escritório da Junta Comercial descentralizado é alertar as comunidades das regiões sobre essa mudança de perfil. O Sistema OCB/PA tem sido parceiro nesse processo porque as cooperativas seguem a mesma linha, a mesma regra. Estamos alertando de que elas precisam se sensibilizar na mudança do paradigma do que era físico para o digital, porque também serão impactadas em todos os seus processos”, afirmou Jamerson.
Além de Paragominas, esta edição do FIP abrangeu outros 48 municípios da região, que juntos somam mais de 47 mil empresas ativas e reúnem uma população de quase 2 milhões de habitantes. Desde o primeiro fórum, realizado em abril, em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, o número de municípios que aderiram a Redesim/Integrador Pará dobrou no Estado. Saltando de 22, antes do segundo fórum, em Marabá, para a quase totalidade dos 144 municípios paraenses. Apenas duas cidades ainda não aderiram ao convênio.
Cilene Sabino também relembrou sobre a Lei Estadual N 7.780/13 e a disposição do Sistema OCB/PA em integrar e desburocratizar processos de arquivamento de atos de cooperativas, contribuindo com o entendimento técnico e legal na observância à legislação cooperativista. “Agradecemos ao apoio da JUCEPA. Essa inovação irá contribuir com as cooperativas na diminuição dos custos que se tem de deslocamento, de filas e outros fatores ao se receber o deferido ou o indeferido por meio eletrônico. O que precisar corrigir, também será feito pela plataforma. Facilita muito até o trabalho dos profissionais que lidam com o processo. A empresa começa a ter celeridade, enxergando o status do andamento da sua demanda dentro da Junta. É um avanço tecnológico que a maioria dos Estados brasileiros estão implementando. No Pará, a Junta pode contar com total apoio do Sistema OCB/PA. Estamos lutando pelo assento do nosso representante na Jucepa para estreitar ainda mais essa parceria”, afirmou o presidente Ernandes Raiol.
“Qualidade é o nosso foco e com parceria fica mais fácil empreender” foi o tema da programação
O objetivo foi desenvolver competências e habilidades dos profissionais da área de saúde
A constante qualificação profissional é um dos fatores decisivos para manter o nível de competitividade dos grandes empreendimentos. A cooperativa Unimed Belém, por exemplo, irá concluir 82 cursos de capacitação em parceria com o Sistema OCB/PA até o final deste ano. Em outubro, cerca de 600 colaboradores finalizaram o Programa de Alta Performance que teve uma avaliação geral com um nível excelente de satisfação, mais de 96%. O objetivo foi desenvolver competências e habilidades dos profissionais da área de saúde com metodologias como o Coaching Pessoal e Organizacional, Programação Neolinguística e Dinâmicas Sistêmicas. Para 2018, foi confirmada a continuidade do Programa.
Foram trabalhados quatro módulos: Autoconhecimento, comunicação eficaz, inteligência emocional e dinâmicas sistêmicas. De forma geral, o Programa é dividido em três etapas: A construção do produto, avaliação dos participantes e a medição da efetividade na prática. Os critérios utilizados na avaliação do instrutor palestrante foram: Metodologia utilizada, conhecimentos sobre o tema e relacionamento com a turma. Sobre o programa e a metodologia: objetivos atingidos, equilibro entre teoria e pratica e adequação do material didático ao programa. Em relação aos recursos utilizados no treinamento: material impresso, recurso visual e local de realização. No final, considerando todos esses fatores, se atingiu o índice de 96.16%.

Com carga horária de 16 horas e turmas com no máximo 35 pessoas por módulo, participaram 273 colaboradores da área de Assistência e 269 do Atendimento. No total, foram trabalhadas 4.350 horas de treinamento. “Como resultado, obtivemos uma equipe mais fortalecida e conectada com o seu propósito. No tema comunicação eficaz, foi possível aplicar técnicas de rapport. Já no autoconhecimento, foi um momento em que puderam proporcionar a cada membro participante que reconhecesse a si mesmo, seus talentos, seus pontos fortes e que pudessem melhorá-los. No tema inteligência emocional, foi possível falar sobre como ter uma atuação equilibrada sem perder a sensibilidade e humanização no trato. Com isso, as equipes foram se interligando com os temas e colocando todo o conhecimento adquirido na sala de aula no contexto profissional e pessoal. Foi evidente o nível de satisfação dos participantes ao finalizar cada módulo”, afirmou a Gestora de Pessoas da Unimed Belém, Lene Lopes
Para o ano de 2018, o setor de Gestão de Pessoas da cooperativa incluiu no planejamento da área de treinamento a expansão do Programa de Alta Performance para a equipe de saúde multiprofissional, bem como aos setores administrativos. A finalidade é fortalecer a comunicação interna entre as equipes, proporcionando um atendimento de qualidade e mais seguro para satisfação de clientes e colaboradores. A previsão é que comece em janeiro, com mais de 800 pessoas.
Uma das novidades que serão propostas pelo Sistema OCB/PA é a inclusão dos gestores. Será desenvolvido um produto especifico para trabalhar a equipe que planeja e articula as ações na gestão da cooperativa para se completar o ciclo de treinamento, alinhando todos os profissionais para que estejam em sintonia e os efeitos sejam mais assertivos. “Conseguimos atingir o resultado que esperávamos, implantando o projeto piloto dentro do novo modelo de execução. Os índices confirmaram isso e a solicitação de continuidade da própria Unimed corroborou com a avaliação. A intenção agora é ampliar o foco da qualificação, abrangendo os setores estratégicos da gestão, que fazem toda a estrutura corporativa rodar”, afirmou o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
De uma forma geral, a Unimed Belém terá realizado ao longo deste ano cursos como Gestão Financeira, Mediação de Conflitos, Recursos Humanos para Lideranças, Humanização no Atendimento ao Cliente, Qualidade aos Processos, Cursos voltados para o Cooperativismo, Técnicas de Comunicação para a equipe de Call Center, Excelência de Atendimento para Clientes Externos, Dicas de Gramática para maior assertividade nos procedimentos internos, entre outros. A previsão é que a capacitação seja direcionada para quase todos os profissionais da Unimed Belém até 2018. Ainda serão realizados outros cursos concomitantes demandados pela própria Unimed Brasil. Dentro destes treinamentos, poderão surgir outras demandas nas fichas de avaliação. Com isso, o público de beneficiados poderá ser maior.
“Como entidade responsável por promover um refinamento técnico e profissional das cooperativas, o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA) reconhece o investimento feito pela Unimed Belém em prol dos seus cooperados e colaboradores no sentido de proporcionar sempre um melhor atendimento para o cliente final. A consequência, evidentemente, aparece nos números de desempenho da cooperativa, que está entre as maiores operadoras de plano de saúde do Pará, senão, a maior operadora. Isso é fantástico, mostrando que o caminho é cooperar. Parabenizamos à atual gestão, na pessoa do presidente Wilson Niwa e do seu vice, Dr. Antonio Travessa, que tem feito um ótimo trabalho de retomada do crescimento”, afirmou o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.