
O investimento em tecnologias é um dos diferenciais competitivos da Cooperativa Médica Unimed Belém, que lançou um aplicativo para facilitar o atendimento aos usuários da singular. Através da plataforma, é possível acessar diversos serviços como aquisição de planos, tirar segunda via de boletos e conferir as atualizações do guia médico. O aplicativo “Unimed Com Você” é exclusivo para utilização dos beneficiários de planos de saúde.
Para acessá-lo, o usuário que já possuir login no Canal do Beneficiário terá de informar o número da carteirinha e a sua senha cadastrada. Caso ainda não possua, poderá fazer o seu autocadastro para ter acesso ao aplicativo.
As funcionalidades da ferramenta são várias. No Guia Médico, o usuário pode realizar buscas por localidade, tipo de recurso (como por exemplo, hospitais, clínicas, laboratórios e serviços especializados), especialidade, nome do prestador e bairro. A partir da seleção dos dados, aparecem as informações do serviço buscado. O usuário pode reportar correção, como atualização de endereço e telefone do médico. Outra funcionalidade disponível é a possibilidade de fazer ligação diretamente para o local de atendimento e visualizar a localização. O usuário também saberá a distância do local do atendimento com relação ao ponto onde se encontra, com a liberação de acesso do aplicativo à localização. A busca pode ser realizada, também, por letra e as informações pesquisadas pode serão compartilhar com outros contatos.
“Essa é uma tendência mundial em termos de evolução de tecnologia. A Unimed não poderia ficar de fora sem acompanhar isso no sentido de atingir benefícios para os nossos usuários e também, tentar reduzir a avalanche de beneficiários que vão até os nossos postos de atendimento. Como, hoje, o Brasil tem mais celulares do que habitantes, acompanhamos as grandes empresas que já mandam seus boletos por sms, e-mail. Nós também adquirimos essa plataforma e estamos aplicando-a”, afirmou o Vice-presidente da Unimed Belém, Antônio Travessa.
Ainda na seção “Guia Médico”, o usuário pode marcar o tipo de atendimento ou o médico para que apareça em sua lista de favoritos, clicando no ícone "estrela", no campo superior direito do Guia. O aplicativo apresenta também uma Carteirinha Virtual, disponível para consulta dos dados do beneficiário. O titular também pode ter acesso às carteirinhas de seus dependentes. Em alguns prestadores, pode ser que a apresentação da carteirinha física seja necessária. É sempre importante estar com o documento de identidade no momento do atendimento.
Através da plataforma, é possível emitir a 2ª via de boleto para pagamento referente ao mês vigente. Clicando na opção “Urgência/Emergência”, o guia já realiza busca automática por rede de atendimento nesta categoria. Na área “Unimed mais Próxima”, indica-se a sede administrativa da Unimed mais perto do local onde está o usuário mediante autorização de acesso à localização.
“Apesar de ser recente, já percebemos uma melhora significativa. Estamos vendendo muitos planos via plataforma online. Inclusive, temos um box no shopping Boulevard com todo o sistema informatizado para que o cliente se cadastre e verifique o melhor plano para operacionalizar tudo pela internet”, completou Travessa.
Na seção “Meus Dados”, é possível ter acesso a nome do beneficiário, data de nascimento, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), número da carteirinha, dentre outros dados para exibição. Lança o Extrato de Utilização, exibindo as informações referentes à utilização do plano nos últimos 12 meses e o Extrato de Coparticipação, com as informações referentes ao valor a ser pago do plano no mesmo período.
“É uma medida muito propícia, nesse mundo das novas mídias, para a Unimed Belém chegar mais próximo dos seus clientes e se comunicar de forma mais assertiva, atendendo com maior agilidade dinamismo e eficiência. Como um usuário da Unimed que sou, fiquei bastante satisfeito com o aplicativo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

A Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018 terá início no dia 14 de junho, na Rússia, mas, no Brasil, os preparativos do evento já começaram com o lançamento da promoção Sicredi Visa. O cartão Visa, emitido pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa que possui mais de 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros, lança a promoção “Juntos na Rússia com seu Cartão Sicredi Visa”, que terá vigência até 18 de abril de 2018. Nela, mais de dois mil prêmios serão sorteados, como bolas oficiais da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018 da Adidas, vouchers de compras e pacotes de viagem para ir ao evento esportivo, cortesia Visa.
Para participar, é necessário ter o cartão Sicredi Visa, pessoa física ou pessoa jurídica, e cadastrar-se pelo site www.promocaosicredivisa.com.br ou pelos telefones 0800 6427161 e 4020 7161. As transações na função crédito e débito que acumularem um valor mínimo de R$ 120,00 em compras por semana receberão um número da sorte.
“A promoção tem entre seus objetivos beneficiar o associado que faz o uso do cartão como forma de pagamento no dia a dia, afirma Eduardo Goni, gerente da Sicredi Cartões.
A ação da Visa em parceria com o Sicredi já ocorreu nas edições de 2010 e 2014. “Por patrocinar o evento por mais de 10 anos, sabemos da importância e da expectativa que a Copa do Mundo da FIFA gera nos brasileiros. É com muita satisfação que estendemos os benefícios desse patrocínio ao Sicredi e assim possibilitar que seus associados vivam um momento único na Rússia. Vamos repetir, com certeza, o sucesso das edições anteriores com essa nova campanha”, aposta Eduardo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Sobre a Visa
Visa Inc. (NYSE:V) é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Tem como missão conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Conta com avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo e é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo. O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares. À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio. Para mais informações visite www.visa.com.br, nossa página no Linkedin ou siga-nos no twitter @VisaNewsBr

Com a meta de atingir todo o Pará no reaproveitamento de madeiras de áreas suprimidas por barragens, mineração, ferrovias e outros grandes projetos, a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (COOPMASP) está 100% regularizada com os órgãos regulatórios da atividade. Nesta semana, a Diretoria negociou o parcelamento da dívida junto ao Sistema OCB/PA para acessar todos os serviços disponibilizados pela entidade máxima de representação do cooperativismo no Estado.
O total da dívida era de R$ 7mil. Para facilitar o pagamento, o valor será divido em 13 parcelas de R$ 350,00. “Conseguimos encontrar uma forma mais viável para a cooperativa que compreendeu a necessidade de valorizar o sistema na região e da importância de se estar ligado à entidade. Poderemos contar com apoio da organização na questão jurídica, contábil, assim como participar de treinamento e cursos. Foi o que nos motivou a buscar a regularidade”, afirmou o presidente da COOPMASP, Sérgio Ferreira.
Além do Registro e Filiação prevista pela lei 5.764/71, o Sistema OCB/PA também atua na Representação e Defesa Sindical; Fomento do cooperativismo através de consultorias, palestras e apoio técnico à gestão; Representação política e econômica; Consultorias Jurídica, Contábil e Comunicacional; Monitoramento e desenvolvimento de cooperativas através de programas de auxílio à Gestão e Governança Cooperativa. As ações são dividas no Tripé de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento.
Uma das demandas levantadas pela COOPMASP é o curso de Contabilidade Para Cooperativas, que será feito junto a outras singulares de Parauapebas para aproximar mais o Sistema OCB/PA das regiões Sul e Sudeste.
No último mês, a cooperativa completou 20 anos. É a única singular que trabalha no ramo dentro da Região Norte. Através dela, se criou o polo moveleiro de Parauapebas com os cooperados que formam 96 movelarias instaladas em uma área de 250mil metros. A cooperativa presta serviços na parte de gerência do polo, garantindo acesso a infraestruturas básicas como água, asfaltamento e luz, além de organizar o licenciamento dos cooperados. O principal produto é a serragem da madeira para o moveleiro a preço de custo. A unidade da cooperativa tem capacidade de serrar 35metros cúbicos por dia.
Os cooperados é quem transformam a madeira em moveis coloniais, rústicos e de fino acabamento. A cooperativa cede a madeira. A transformação segue os procedimentos estipulados pela Secretaria de Meio Ambiente. Cada tora gera 35% de madeira boa reaproveitável e 55% vira resíduo industrial. A ideia no futuro é que a cooperativa, quando tiver madeira suficiente, seja responsável por capitalizar empresas para distribuir no polo.
Madeira Legal
Após uma longa espera, que perdurou por duas décadas, o Polo Moveleiro de Parauapebas começou a reescrever a sua história com a assinatura do termo de cooperação com a Vale no último ano, que permite a doação de madeira legal da empresa para a COOPMASP. A parceria prevê a geração de cerca de 400 empregos diretos pela necessidade de contratação de trabalhadores para a construção de moveis diante da doação de dois mil metros cúbicos de madeira das mais variadas espécies, suprimidas do solo da Floresta de Carajás, devidamente autorizado pelo órgão ambiental, para dar espaço à mineração.
O projeto tem apoio da Vale, da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Governo do Estado, OCB, Alepa e ICMBio.“A intenção é que tenhamos capacidade para canalizar toda a madeira que sai da área da mineração. Já serramos 200m cúbicos em cinco meses, que corresponde a 25% do projeto. Deste percentual, 50% dos moveleiros já foram beneficiados com as madeiras. O termo tem duração de um ano, podendo ser renovado. Desde o início do projeto, só a Serraria da cooperativa já contratou 15 funcionários. As marcenarias, também acabam contratando mais”, afirmou o presidente Sérgio Ferreira.

Os aumentos sucessivos do preço da gasolina, as despesas para manutenção do aplicativo e a queda no faturamento foram fatores decisivos para que os associados das cooperativas de táxi da Região Metropolitana não aderissem à plataforma lançada pelo Sindicato dos Taxistas de Belém, no final do ano passado. O aplicativo oficial da categoria na capital paraense garante desconto de 30% nos valores das corridas, que é avisado previamente aos usuários a exemplo de outros como Uber e YetGo. Para tentar burlar os números negativos, as cooperativas planejam outras ações como promoções e uso de aplicativos próprios que facilitam a solicitação do serviço, o pagamento e o monitoramento do percurso.
O Sindicato informou que a onda de aplicativos de transporte de passageiros causou uma perda de 60% das corridas dos taxistas. Muitos estavam devendo para bancos, entraram em crise e tiveram de vender seus carros. Do total dos taxistas, 43% dos taxistas possuem idade acima de 50 anos e, principalmente os idosos, precisavam de uma alternativa. Por isso, o sindicato decidiu desafiar a concorrência.
“Nós tivemos muito prejuízos com essa diminuição no faturamento. É totalmente inviável conceder descontos nas viagens com a crise que passamos. Além disso, tivemos o aumento da gasolina, dos impostos e tributos. A despesa está muito alta. Não podemos pagar para trabalhar. Vamos investir em outras estratégias para abranger mais clientes como promoções, porém, não há como aderir ao app, nem como conceder desconto”, afirmou o Diretor Administrativo da Cooperativa Dos Taxistas da Duque de Caxias (COOPERDUQUE), José Moreira.
De acordo com o Diretor da COOPERDUQUE, houve uma perda de 45 a 50% das rendas diária e mensal, o que também levou a uma diminuição do quadro funcional da cooperativa, que já demitiu seis colaboradores desde a chegada dos novos aplicativos. Em contrapartida, a cooperativa também dispõe de aplicativo próprio no mercado, através do qual é possível visualizar a média do preço a ser cobrado, o deslocamento do veículo até o local de início do percurso, assim como o deslocamento até o destino final. A Cooperativa dos Motoristas de Táxi da Doca (COOPERDOCA), que também não aderiu ao App 'táxi.belem', possui aplicativo semelhante que ainda permite escolher a forma de pagamento, se no dinheiro ou cartão de crédito.
As cooperativas se apoiam no diferencial competitivo de segurança na execução do serviço. “Se eu estiver em mosqueiro e meu filho em Belém, posso solicitar um dos nossos táxis para buscá-lo mesmo de longe, rastreando o carro em todo o percurso. Também pago pelo aplicativo, dependendo do acerto com a Cooperdoca, e tenho a segurança de poder confiar em um empreendimento devidamente regularizado, com muito tempo de mercado, que faz uma vistoria constante nos carros, diferente dos motoristas desses aplicativos que nem regulamentados são”, afirmou o presidente da COOPERDOCA, Ewerson Lobato.
Projeto de Lei
O projeto que regulamenta os aplicativos de transporte continua parado no Congresso Nacional, apesar de já ter sido aprovado pelo Senado em 2017 com quatro alterações em relação ao texto que havia sido aprovado na Câmara dos Deputados: o fim da obrigatoriedade da placa vermelha, da exigência de que os carros usados sejam de propriedade dos condutores, da necessidade de licença municipal para a atuação dos aplicativos e da restrição territorial para que um carro emplacado em um município possa pegar passageiros em outra região metropolitana. Devido às alterações, o projeto teve que voltar para a Câmara e ainda não entrou na pauta da Casa.
Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), Ernandes Raiol, o assunto deve ser o mais rapidamente discutido em âmbito político. “Precisamos de uma definição no sentido de regulamentação da atividade para uma concorrência não desleal, salvaguardando os direitos da categoria. A concorrência é importante para a população ter opções melhores de transporte, forçando até mesmo as cooperativas a se adequarem, mas deve partir de um pressuposto de igualdade de direitos e deveres. Os taxistas não podem continuar pagando devidamente seus impostos enquanto outra categoria trabalha sem qualquer conformidade constitucional”.

No último ano, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Juruti (COOAFAJUR) teve um crescimento significativo de 67,53% nas suas vendas. Os dados do último exercício foram apresentados durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa, ocorrida na última segunda (08). Foram repassados o relatório de gestão, o balanço de 2017 e a destinação dos resultados, assim como eleição do novo conselho de administração e do conselho fiscal. Na oportunidade, também ocorreu uma Assembleia Extraordinária para revisão de estatuto.
A COOAFAJUR trabalha com produtos oriundos da Agricultura Familiar, como verduras, hortifrútis, farinha de mandioca e seus derivados. Em apenas três anos de operacionalização das suas atividades, a cooperativa já conseguiu expandir mercado e a perspectiva é continuar o crescimento. A cooperativa é um dos resultados do Programa de Apoio à Produção Familiar, dos Planos de Controle Ambiental (PCA) da Alcoa, companhia líder global dos segmentos de bauxita, alumina e alumínio. O Programa é executado no Município de Juruti, em parceria com o Instituto Vitória Régia-IVR que realiza as atividades de Assistência Técnica Rural. A Alcoa canaliza 40% da produção da cooperativa e os outros 60% são destinados ao mercado local, no município.
A Nova Diretoria está assim composta: Ivan da Silva Pimentel como Presidente e Marliane das Chagas Soares como Vice Presidente. Diretor de Produção: João Alexandre Bentes de Souza. Diretor Administrativo e Financeiro: Sônia Maria Lima do Nascimento
“Tivemos um crescimento bastante positivo se considerarmos os quatro anos de constituição e três anos de funcionamento da cooperativa. A primeira diretoria conseguiu alavancar bastante o negócio. Precisamos ressaltar o apoio do Instituto Vitória Régia, instituição de Belém com escritório em Juruti que nos ajudou desde a constituição”, afirmou o novo presidente.
Na AGO, a Diretoria anterior fez o demonstrativo dos três anos de atuação, mostrando pontos positivos e negativos, como a demanda pela busca de novos mercados. Em relação à destinação dos resultados, os cooperados aprovaram que o recurso ficasse na própria cooperativa como fundo de reservas para reinvestimento na compra de insumos para a produção.
Na Assembleia Extraordinária, foram realizadas alterações estatutárias conforme resultados obtidos do Programa de Acompanhamento de Gestão de Cooperativas (PAGC). Definiu-se pela diminuição do tempo de mandato de quatro para três anos. Também foi feita a alteração na razão social da cooperativa, onde era identificada como do ramo trabalho por regulamentação da Junta Comercial do Pará (JUCEPA). Contudo, os cooperados conseguiram provar que se trata de um singular do ramo agropecuário. A Nova Diretoria ainda irá marcar uma nova assembleia extraordinária para apresentar o plano de trabalho dos próximos três anos.