Escritores, empresários, jogadores de futebol. Os sonhos das crianças e adolescentes que participam do Espaço Cultural Nossa Biblioteca no Guamá são muitos e, agora, todos esses sonhos serão alimentados pelo espírito empreendedor do cooperativismo. Conhecido por ser um dos mais populosos e violentos da área metropolitana de Belém, o bairro do Guamá é a sede das primeiras cooperativas mirins da Região Norte do Brasil. Nesta quarta (29), os novos cooperados realizaram a Assembleia Geral de Constituição das singulares no auditório da Central Sicoob Unicoob. O projeto tem apoio do Instituto Sicoob, Sicoob Cooesa e Sistema OCB/PA.
Foram constituídas duas singulares. A Cooperativa Flor do Norte é formada por crianças de 8 a 13 anos e o objeto de aprendizagem é a confecção de livros de poemas, parlendas, contos e minicontos. Já a Cooperativa Guamá Primeira do Norte é formada por adolescentes de 14 a 17 anos que irão trabalhar com obras acerca da história do Espaço Cultural Nossa Biblioteca. São cooperativas fictícias com a finalidade de promover o exercício do compromisso, da responsabilidade e da cidadania. Cada cooperado fará uma contribuição anual de R$ 2,00. Os livros ficarão disponíveis para comercialização e a renda será dividida entre as próprias crianças. Porém, o objetivo principal é a prática do cooperativismo, como um ensino de empreendedorismo.
A iniciativa busca dar uma oportunidade de inclusão frente aos altos índices de vulnerabilidade social do Guamá, transformando a realidade de filhos e pais através do cooperativismo. “Dizem que no nosso bairro há muita criminalidade, que não tem trabalhadores, mas lá tem cultura, tem vida, pessoas do bem. Queremos um futuro bem melhor para todos nós. Não só de empregada doméstica como muitos pensam. Há crianças aqui que querem ser empresárias, jogadores de futebol. Todos esses sonhos são possíveis de realizar, basta acreditar e se esforçar para que se realizem”, afirmou a presidente da Flor do Norte, Maria Niele Soeiro, de 12 anos.
Já Leandra Freitas, de 14 anos, é a presidente da Guamá Primeira do Norte. “Passo mais tempo no Espaço do que na minha própria casa e vou continuar durante toda minha vida. Agora, também quero levar o cooperativismo junto. Sei que vamos nos tornar adultos e precisaremos sair da cooperativa mirim, mas pretendo me associar em outra cooperativa quando for adulta. Quero que todo o conhecimento aprendido vá para frente”.
O Espaço Cultural foi a primeira biblioteca comunitária formada no bairro há 40 anos. Através das reivindicações de entidades que lá se reuniam, surgiram ruas urbanizadas, escolas e pronto socorro. Todos os dias são realizadas oficinas de literatura, teatro, mediação de leitura, musicalização, dança, empreendedorismo, entre outras atividades. A ideia surgiu de um processo de articulação com o Instituto Sicoob, sendo também aderido pela cooperativa Sicoob Cooesa. Os mediadores que trabalham no Espaço Cultural receberam um curso de formação sobre o cooperativismo e, posteriormente, foram ministradas palestras e oficinas para as crianças sobre o passo a passo para a organização.
“Desde cedo, aprenderão a serem cidadãos que não fiquem dependentes do capitalismo que impera nesse pais, buscando outra forma de esse organizar economicamente. No futuro, buscaremos parceiros para exposição e divulgação desses materiais. Um estante na tradicional Feira do Livro, por exemplo, seria uma ótima oportunidade”, afirmou a professora orientadora, Joana Chagas.
Na quarta (29), ocorreu a Assembleia de Constituição, quando se deliberou pela aprovação do estatuto da cooperativa, membros da Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, quota parte, logomarca e o objeto de aprendizagem. Prestigiaram o evento o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o superintendente Júnior Serra, o Diretor Regional da Central Sicoob Unicoob, Elisberto Torrecillas e a presidente da cooperativa Sicoob Cooesa, Francisca Uchôa.
“Temos a obrigação de nos preocupar com o entorno onde as cooperativas funcionam. Também pensamos em preparar nossos futuros sucessores. Juntando nossa preocupação com o desenvolvimento da sociedade, aderimos à ideia das singulares mirins, vislumbrando que eles ditem futuramente as normas do cooperativismo e continuem essa história”, afirmou Francisca.
Na oportunidade, também foram premiados os criadores das logos de identificação das cooperativas. De acordo o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o objetivo é estender a iniciativa para outros municípios como Castanhal e Marituba. “Estamos trabalhando em parceria com o Sistema Sicoob para implementar essas metas. O resultado até aqui já é bastante satisfatório. Vimos o interesse e o engajamento os quais as crianças estão depositando neste projeto para fazê-lo dar certo. Teremos resultados imediatos na formação de seres humanos com os ideais cooperativistas, assim como, posteriormente, colheremos os frutos de uma sociedade organizada no modelo econômico que visa o social antes mesmo do capital”.
Enquanto muitas empresas ainda tentam se recuperar da recente recessão econômica, as cooperativas estão articulando medidas para ampliar negócios. Nos próximos anos, a meta de R$ 500 milhões em ativos, 25 agências, R$ 10 milhões em sobras anuais e 10mil associados nortearão o trabalho visionário da Sicoob Transazmazônica, que aposta em um planejamento estruturado construído coletivamente para alcançar os seus objetivos estratégicos. Na última semana, a cooperativa apresentou o direcionamento da gestão aos cooperados. O evento teve participação do Banco Cooperativo do Brasil, Central Sicoob Unicoob e Instituto Sicoob. O Superintendente Júnior Serra representou o Sistema OCB/PA, que apoiou a realização do Seminário.
Dentro da programação, o presidente da cooperativa, Antônio Gripp, fez a abertura. O Diretor Lucas Gelain iniciou com os Direcionadores Estratégicos e Marino Delgado expôs a visão do futuro. O Diretor regional da Central Sicoob Unicoob, Elisberto Torrecillas, falou sobre a expansão e desenvolvimento da cooperativa. Ainda houve palestras sobre Inteligência de Mercado, Desafios e Oportunidades e, finalizando, a palestra “A grande Virada”.
A intenção é atender os municípios de Anapu, Novo Repartimento, Pacajá, Tucuruí, Tailândia, Jacundá, Goianésia, Paragominas, Dom Elizeu, Rondon do Pará, Conceição do Araguaia, Redenção, Parauapebas e Xinguara, Altamira Tucumã, Ourilândia, Marabá, Itupiranga, Floresta Do Araguaia, São Félix do Xingu, Breu Branco e em Marabá, que terá duas agências. Os municípios possuem pontos fortes e diferentes entre si, como pecuária de corte, desenvolvimento do agronegócio de grão, comercio, mineração e serviços.
“Dentro da área direcionada pelo Sistema Sicoob para atuação e expansão da nossa cooperativa, que compreende as Regiões Sul e Sudeste do Pará, analisamos os pontos que possuem um potencial econômico maior e trabalham com matrizes estratégicas diferentes para que formemos uma carteira de crédito. Isso nos possibilita pulverizar a carteira com uma visão de diminuição de riscos, por não dependermos de um setor econômico apenas. Também fizemos uma avaliação da população economicamente ativa, potencial de crescimento e de suporte de lideranças que se possibilitem um trabalho de mobilização”, explicou Antônio Gripp.
Na ocasião, também foi discutido o planejamento em curto prazo. Com menos de dois anos de existência, a cooperativa já possui mil associados. A meta é atingir o número de 2mil sócios já em 2018 com R$ 30 milhões em ativos e R$1 milhão de sobras. Atualmente, os cooperados possuem R$ 300mil em sobras e R$ 15 milhões de ativos. A cooperativa tem agências em Pacajá e em Tucuruí. Neste mês, será inaugurada a agência em Novo Repartimento. Para o ano que vem, serão abertos os pontos de atendimento de Anapu e Conceição do Araguaia.
A cooperativa trabalha com um portfólio completo de serviços financeiros. São mais de 100 produtos em expansão. Ela já foi constituída no regime de livre admissão dos associados, podendo se cooperar pessoas físicas ou jurídicas em qualquer segmento. A carteira é variada com linha de crédito rural, linha de credito pessoal, comercial, cartões, seguridade, previdência, produtos de investimento como poupança, capital social e RDC.
“São objetivos ousados, mas totalmente viáveis. Por isso, envolvemos a equipe no processo de execução. A elaboração do plano foi construída levando em consideração as sugestões tanto dos diretores e conselheiros quanto dos gerentes das agências e funcionários da cooperativa. O Seminário teve o objetivo justamente de discutir, contribuir e definir a proposta para ser formalizada ao Conselho. Posteriormente, aprovaremos em assembleia”, explicou o Diretor Lucas Gelain.
Uma das ferramentas a serem utilizadas para cumprir os objetivos estratégicos será o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que é um serviço disponibilizado pelo Sistema OCB/PA para o aprimoramento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas administrativas. A metodologia é pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um referencial utilizado para promover o aumento da competitividade das organizações. O Superintendente Júnior Serra apresentou as diretrizes do Programa e a diretoria aprovou a sua implementação.
“O país encolheu e a cooperativa está falando em abrir 25 filiais, graças ao empreendedorismo do conselho, da atuação de toda a equipe. Isso é fantástico. Esperamos que consigam ser assertivos em suas ações, priorizando a qualificação da gestão no que podemos auxiliar, sem dúvida. Acompanharemos todas as etapas desta estruturação que representará um ganho enorme para os municípios contemplados, seja com os benefícios de um agente de crédito ou na geração de emprego e renda”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A cooperativa Unimed Belém está com oportunidades de emprego para Analista de Tecnologia da informação para atuar no setor de desenvolvimento. Os interessados em participar da seleção devem ter alguns pré-requisitos como ensino superior completo em Ciência da Computação, Processamento de Dados e Sistema de Informação e experiência com desenvolvimento de sistemas. Os candidatos deverão encaminhar o currículo atualizado até o dia 01 de dezembro para o e-mail:
A experiências obrigatórias são em Visual Studio 2015 (ou superior) com C# Web Arquitetura MVC com WebApl e Desktop e em SQL Server, Java Script com Fremework Jquery e Web Service. É recomendável também que se tenha conhecimentos em Oracle, Ajax, Visual Basic 6 e VB Dot Net, Scrum, Crystal Report e Visual Studio Xamarin 2017 (mobile).
Colaboradores, cooperados e esposas de cooperados da Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE) foram capacitados no Curso Básico de Cooperativismo, ministrado pelo gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues. No total, participaram 50 pessoas. O curso ocorreu na última semana, na sede da cooperativa. Na oportunidade, também foi ministrado capacitação voltada para os membros do Conselho Fiscal.
O curso básico teve duração de 8 horas e compreende uma palestra que aborda temas como história e evolução do cooperativismo no Brasil e no mundo, valores e princípios do cooperativismo, principais diferenças entre associação, cooperativa e empresa mercantil, ramos do cooperativismo, capitalização de uma cooperativa, modelo de gestão de uma cooperativa, legislação e estatuto de uma cooperativa e constituição de uma cooperativa passo a passo.
“Foi uma ótima oportunidade para os nossos colaboradores ampliarem o conhecimento sobre as doutrinas que regem o setor e nossa cooperativa. É um modelo de negócio totalmente diferente das empresas convencionais, embora priorizemos por manter o mesmo nível de competitividade. Entretanto, todas as nossas ações visam o benefício do próprio associado. Estou bastante satisfeita com o trabalho prestado. Agradecemos a parceria do Sistema OCB/PA, parabenizando o presidente Raiol e o gerente Vanderlande que ministrou a capacitação com maestria”, afirmou a gerente administrativa da COOPERNORTE, Cléia Veras.
Já o curso de conselho fiscal foi voltado para os membros que compõe o órgão responsável pela fiscalização de toda administração da cooperativa. O Conselho pode convocar assembleias sempre que detectar qualquer assunto que careça da apreciação e da decisão dos associados, fiscalizando a parte financeira e administrativa da cooperativa, aprovando a prestação de contas anual, assim como assegurando o cumprimento das decisões das Assembleias. Os membros também orientam o Conselho de administração e/ ou a diretoria nos procedimentos corretos a serem seguidos.
“São capacitações necessárias para haver um alinhamento das ações da COOPERNORTE. Ficamos muito contentes com o crescimento que a cooperativa vem experimentando em um curto espaço de tempo, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. Essa é a função do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Na reunião, foram apresentadas as características do município e a história da Camta
Os 84 anos de experiência cooperativista da CAMTA podem ganhar um aliado estratégico com um potencial produtivo atual de 3mil toneladas de cacau por ano e aproximadamente 2,5 milhões de cabeças de gado. A gestão municipal de São Félix do Xingu está buscando a parceria da cooperativa para expandir a economia da Região que possui o maior rebanho de pecuária de corte do país. Na última semana, uma comitiva da Prefeitura esteve na sede da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, acompanhada do superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, do Diretor da Sedeme, Sérgio Menezes e representantes da SEDAP. O grupo foi recebido pelo presidente Michinóri Konogano e pelos diretores da CAMTA. O objetivo foi mostrar as possibilidades de intercooperação.
Representando a SEDAP estiveram a Diretoria de Desenvolvimento Agro, Rosy Rayna e Geraldo Tavares. Da Prefeitura, estiveram o Secretário de Agricultura, Décio Matos, a Secretária Adjunta de Agricultura, Marta Lelis e os vereadores Adilson Santa Fé, Osmar de Paula, Gérssica Magalhães, José Alex e Maria Edna.
Na reunião, foram apresentadas as características dos produtos de São Félix do Xingu, que trabalha especialmente a fruticultura, bacia leiteira, piscicultura, hortifrutigranjeiros e, como atividade principal, a pecuária de corte. “Sempre destacamos que o maior rebanho do país é nosso. Os números são muito significativos, apontando até possivelmente para uma liderança em nível internacional, porém, queremos expandir a fruticultura também. Nosso incentivo maior seria o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau. Apresentamos todos os nossos números para a CAMTA, assim como conhecemos algumas das técnicas que usam para incrementar a produção as quais desejamos replicar com os produtores do nosso município”, afirmou o secretário, Décio Matos.
Como resultado da reunião, foi formalizado um convite para a diretoria CAMTA e demais instituições participantes que estão envolvidas para visitarem o município de São Félix no início do mês de dezembro, nos dias 13 e 14. O roteiro ainda está sendo articulado, mas haverá uma recepção oficial pela prefeita Minervina Barros e algumas autoridades locais do executivo e legislativo. Também serão mobilizados alguns produtores. Serão feitas vistas de campo em distritos e agrovilas da região em pequenas, médias e grandes propriedades para que a cooperativa tenha um diagnóstico prévio do que o município tem a oferecer.
A intenção é montar um plano de trabalho para transferir as negociações políticas para a área técnica, reunindo os profissionais das mais variadas vertentes técnicas para locarem experiência e analisar em quais atividades existe viabilidade para trabalhar uma possível extensão da CAMTA em São Félix.
“Embora já tenhamos alguns empreendedores neste perfil no município, entendemos que a melhor forma de se fazer negócio é através do cooperativismo, onde o objetivo principal e valorizar o produtor. Por isso, buscamos a parceria com uma cooperativa, solida, que tem mercado para venda, tanto interno quanto externo e tem resultados de busca incessante de melhorias. Além disso, trabalham muito bem o lado sustentável com os Sistemas Agroflorestais (SAF´s) no enfrentamento dos problemas crônicos de degradação ambiental generalizada e a redução do risco de perda de produção, assim como a fácil recuperação da fertilidade dos solos”, completa Décio.
A CAMTA conta com uma variedade de culturas e consórcios de várias espécies como maracujá, acerola, açaí, cupuaçu, camu camu, seringa, castanha do Brasil, bacuri, uxi, entre outros. A cooperativa já tem uma larga experiência em processos de exportação. Ela vende para outros países desde 1955. Os principais consumidores externos são o Japão, Estados Unidos e a Alemanha. Também são consumidores a Argentina, Israel e Canadá. A capacidade fabril gira em torno de 6mil toneladas de polpas por ano e a venda em torno de 5mil a 5,5mil toneladas. Deste total, 50% é destinado para a exportação e outros 50% mercado interno. A CAMTA possui, para alguns produtos, o selo internacional Organic, que possibilita a exportação.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a parceria tem total viabilidade. “É muito importante quando o poder público assume a responsabilidade de prospectar mercado e condições adequadas para o crescimento dos produtores. A Prefeitura tem mostrado esse interesse, buscando parcerias há mais de mil quilômetros, abrindo as portas do município para o cooperativismo por entender que este é o caminho mais indicado para valorizar o trabalho do pequeno produtor e de toda a comunidade. A CAMTA é a grande referência neste sentido, sendo a primeira cooperativa agropecuária formalizada no estado do Pará. Daremos todo o apoio necessário para efetivar essa intercooperação”.