Sentar à mesa e ter um prato de comida parece algo tão trivial para alguns que até se esquecem de agradecer pelo que comem, mas esta não é realidade de 46% da população da cidade de Afuá, localizada na Mesorregião do Marajó, que convive diariamente com alarmantes Índices de Desenvolvimento Humano. Seis municípios da Região, inclusive, estão entre os oito últimos IDHs do Brasil. Afuá é um deles. Para proporcionar momentos mais felizes nas festas de fim de ano, a Unimed João Monlevade, de Minas Gerais, e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição organizaram uma grande campanha de arrecadação de alimentos no último mês. Foram recolhidos cerca de R$ 88mil destinados para mais de mil famílias de Afuá, as quais receberam cestas com gêneros alimentícios de primeira linha.
O município de Afuá foi escolhido em decorrência de parceria criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre dioceses mais estruturadas e outras que possuíam extrema necessidade, na década de 70. A prelazia de Marajó é Igreja irmã da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em João Monlevade, desejosa de aumentar a proximidade, participou da 2ª Edição da Campanha Natal Sem Fome – “Quem tem fome pressa!” “Morei dois anos em Afuá e conheci algumas realidades de comunidades ribeirinhas. A paróquia local já executava a campanha desde 1988. Quando voltei para Itabira, propus que minha paróquia seria pelo menos prima de uma das dez paróquias do Marajó. Adotamos esse gesto concreto. Fizemos duas edições da campanha e já tivemos resultados muito satisfatórios” afirmou o Padre Marco José de Almeida.
A Cooperativa Unimed João Monlevade abraçou a campanha e passou a coordenar a iniciativa em conjunto com a Paróquia. A segunda edição arrecadou R$ 87.705,85, dos quais cerca de R$40mil foi conseguido pela Unimed e outros parceiros como a cooperativa CREDMEPI e associações comercias. Foram selecionados alimentos de valor nutricional componentes da realidade de Afuá, como farinha de mandioca e charque, arroz, óleo, feijão, café e açúcar. A cesta continha produtos de primeira linha cuja cotação foi de R$ 101, 00 cada.
Os itens foram comprados através do fornecedor Districon Alimentos, com sede em Macapá, que também se solidarizou e doou mais de 20 cestas, além do traslado de Macapá até Afuá. No mês de setembro, ocorreu uma missão preliminar no município para se conhecer de perto a realidade local. A visita teve acompanhamento de médicos que realizaram atendimentos e palestras de saúde.
Inicialmente, a estimativa da campanha era arrecadar R$45mil, mas o valor chegou aproximadamente ao dobro. Seriam beneficiadas apenas 450 famílias, mas com o aumento da arrecadação, 1.012 casas receberam as cestas de alimentos em comunidades carentes de Afuá. De acordo com a Gerente Geral da Unimed JM, Aparecida Barbosa, o sucesso da campanha foi decorrente da união de diversos parceiros. “Elaboramos um planejamento comunicacional, utilizando veículos de rádio e jornal, através dos quais conseguimos abrir um espaço para sensibilizar a população a sair da zona de conforto, repensar o olhar sobre a generosidade, a compaixão com o outro. Lançamos a campanha no dia 19 de novembro, em todas as oito paróquias, data instituída pelo Papa Francisco como o Dia Mundial dos Pobres”.
O município apresenta alto índice de analfabetismo, em especial na faixa etária de 10 a 14 anos. Mais de 40% da população não tem acesso à educação. Afuá também sofre com a violência infantil, prevalência do tráfico de drogas, de armamentos e crianças, assim como vulnerabilidade a doenças já erradicadas em outros lugares. Em decorrência de políticas locais, desde a década de 90, o município vive forte êxodo rural, o que provocou um processo descontrolado de ocupação irregular da cidade.
“Vivenciamos de perto a carência educacional, bastante distante do que vivemos em João Monlevade. Levamos folders, cartazes e cartilhas para trabalhar temas importantes, mas nos sentimos impotentes devido o alto índice de analfabetismo. A cidade não tem água potável, nem rede de esgoto, tornando-a fonte muito grande de doenças. Percebemos ainda a questão do descaso das autoridades e ausência do Estado. A fome é recorrente para 46% dos munícipes que vivem em estado de pobreza extrema e miséria absoluta”, completou Aparecida.
Apesar de ser um projeto pontual, a Unimed João Monlevade estuda a possibilidade de manter uma parceria com Paróquia Nossa Senhora da Conceição que não seja apenas assistencialista, mas também sustentável. Como a atividade econômica predominante em Afuá é o cultivo e extração do açaí, um dos projetos possíveis é a criação de uma cooperativa do ramo em parceira com o Sistema OCB/PA e o Sebrae/PA, o que acabaria com a necessidade de atravessadores, aumentaria o nível de profissionalização da atividade e desenvolveria a autossuficiência econômica.
“Ficamos muito felizes com a iniciativa da Unimed e da Paroquia Nossa Senhora da Conceição que se propôs a vir de tão longe proporcionar momentos inesquecíveis para paraenses de regiões carentes. É evidente que o Sistema OCB/PA está totalmente disponível para auxiliá-los nessa empreitada, agregando ainda mais parceiros que possam promover auxílio social, mas também profissional. O cooperativismo, por si só, é capaz de transformar a miséria em desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Apesar da leve melhoria dos números da economia brasileira, o desemprego continua em alta e um dos resultados disso é a inadimplência. O ramo educacional é um dos que mais sofre por especificidades da constituição que impede o rompimento de contrato dos devedores ao longo do ano. No Colégio Batista de Santarém, por exemplo, a inadimplência teve variações, chegando até 30%. Para diminuir esses números, a Sociedade Cooperativa de Educação Sóstenes Pereira de Barros, mantenedora do Colégio, ofertou promoções mais vantajosas para facilitar o pagamento e investiu em parcerias fortes como o Positivo e o Sistema Equipe. Já a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) oferece preços mais acessíveis de mensalidade em relação ao mercado. Ainda tem o diferencial de Programas Educacionais como o Cooperjovem, o que fez aumentar o ingresso de alunos e segurar a média de inadimplência no máximo de 5%.
O Colégio Batista encerrou o último ano com 693 alunos matriculados. A meta estipulada em Planejamento Estratégico elaborado junto ao Sistema OCB/PA é atingir 800 alunos, mas a crise teve fortes efeitos em Santarém. “Tivemos problemas com a inadimplência que oscila muito. Em outubro e novembro tivemos as maiores taxas, chegando próximo de 30%. Se conseguirmos alcançar a meta do planejamento de no mínimo 800, caminharemos com mais folga financeira”, afirmou a presidente da Sóstenes, Carlina Fialho.
De acordo com Carlina, o Colégio aproveitou dezembro como mês promocional, oferecendo alguns atrativos. Os pais que matricularam os filhos antecipadamente pagaram o mesmo valor da mensalidade do ano de 2017. Para aproveitar a promoção, muitos pais inadimplentes procuraram a cooperativa para negociar e quitar as dívidas. Na próxima semana, também se iniciará uma nova campanha comemorativa aos 70 anos da instituição com o objetivo de prospectar novos alunos. A matrícula já será o valor da primeira mensalidade e o restante das 11 parcelas terá desconto de 50%.
Durante as sete décadas de sua existência, o Colégio se tornou tradicional no município na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, assim como Ensino Médio. É uma escola confessional, que mantém a filosofia cristã e evangélica, assim como os princípios do cooperativismo. Um dos diferenciais é o forte investimento no ensino a partir de parcerias como o Sistema Positivo, de Curitiba, que fornece o material didático para o Ensino Fundamental. Já o Sistema de Ensino Equipe de Belém, que ocupa o primeiro lugar do Estado em aprovação no Enem e terceiro do Brasil, fornece o material didático do Ensino Médio.
CEAC
Já a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) teve um ano positivo, apesar da crise. Houve um crescimento considerável de alunos nos seis núcleos que possui, terminando 2017 com uma média 547 alunos. A expectativa é manter o mesmo número, trabalhando a educação Infantil com crianças de 4 e 5 anos e o fundamental menor, do primeiro ao quinto ano.
Um dos atrativos é o preço trabalhado pela cooperativa, que, em virtude disso, não sentiu o impacto negativo da crise. A inadimplência teve índices muito baixos. “Estamos crescendo em Castanhal em vista da qualidade de ensino e as mensalidades com preços mais acessíveis. Nosso público alvo é a classe média. Também não trabalhamos com boleto. Os pais pagam diretamente na Escola e possuem maiores facilidades por isso, como os descontos nas mensalidades quitadas antes do vencimento. Também fazemos negociação direta e não cobramos os juros”, afirmou a presidente da CEAC, Kátia Santos.
O Programa COOPERJOVEM, desempenhado em parceria com o Sistema OCB/, Instituto SICOOB e SICOOB Cooesa, é o carro-chefe da cooperativa, através do qual utiliza o cooperativismo como a forma de trabalho. Na escola, os alunos aprendem sobre os valores da cooperação, do respeito e da ajuda mútua. De acordo com Kátia, a parceria com o SICOOB aprimorou ainda mais o Programa a partir dos treinamentos com os professores, premiação para produções dos alunos e projetos educacionais.
Uma das metas da CEAC é aumentar a estrutura física e o atendimento educacional, disponibilizando o Ensino Fundamental maior. O planejamento estratégico ainda está sendo elaborado, mas a intenção é adquirir uma nova sede que possa receber todos os alunos egressos do quinto ano em todos os seis núcleos da cooperativa. “É uma demanda levantada pelos próprios pais, desejosos por continuar conosco, mas ainda não temos esse espaço. Vamos discutir com os cooperados para identificar as melhores formas de se executar essa expansão. Queremos inserir essa clientela o quanto antes”, conclui Kátia.
As Assembleias Gerais são um dos principais mecanismos para a garantia de uma gestão democrática, que define o regime de cooperativas. Contudo, elas seguem alguns procedimentos padrões que devem ser obedecidos para o registro da Assembleia ser validado. O Sistema OCB/PA está disponibilizando sua equipe técnica para auxiliar as cooperativas em todas as etapas desse processo e garantir a legitimidade das AGOs. Basta enviar formulário com os dados preenchidos da Assembleia para que se possa atender organizada e antecipadamente.
A gestão democrática é um dos sete princípios que regem o modelo de negócio cooperativista. Todas as ações são decididas em conjunto, priorizando sempre o bem comum dos associados. E é nas Assembleias Gerais Ordinárias que esse princípio é colocado em prática. As AGOs são a oportunidade de balanço das atividades do exercício anterior e de planejamento para o ano que se segue.
Como entidade máxima de representação sindical, política e cooperativista, a OCB/PA deve acompanhar o andamento dos processos gerenciais decisivos do setor. De acordo com o Presidente Ernandes Raiol, a participação da OCB/PA pode ser decisiva para o planejamento estratégico dos cooperados. “É indispensável que, como cooperativistas que somos, tudo seja feito de modo coletivo, considerando desde os cooperados até as entidades responsáveis pelo desenvolvimento econômico, social e político dos ramos de atividade específicos. Nossa diretoria executiva está totalmente disponível para ouvir as cooperativas, contribuindo no que for possível para a viabilidade dos projetos, gerando competitividade, progresso financeiro e, consequentemente, felicidade”.
As realizações das Assembleias Gerais partem de um caráter de dispositivo de lei. O Artigo 44 da Lei 5.764/71 regulamenta e normatiza essas reuniões. Além disso, para a tomada de qualquer decisão, a comunicação é necessária, como também é imperativo que uma organização de pessoas não pode funcionar sem haver um instrumento de trabalho que represente a coletividade. “É o que possibilita o intercambio de ideias e experiências. É possível, através da discussão coletiva, ouvir as sugestões dos cooperados, as alternativas possíveis e outros caminhos que eles enxergam. Com isso, a tendência é um aumento de produtividade: todos colaboram com todos. Os associados se sentem pertencentes do empreendimento, como, de fato, devem ser. Isso é cooperativismo”.
Para receber a diretoria da OCB/PA, deve-se enviar as solicitações para o e-mail secretariaparacooperativo.coop.br com a data e os respectivos editais. No mês de abril, o Sistema OCB/PA irá realizar a AGO do setor, reunindo todas as cooperativas do Estado.
O investimento em tecnologias é um dos diferenciais competitivos da Cooperativa Médica Unimed Belém, que lançou um aplicativo para facilitar o atendimento aos usuários da singular. Através da plataforma, é possível acessar diversos serviços como aquisição de planos, tirar segunda via de boletos e conferir as atualizações do guia médico. O aplicativo “Unimed Com Você” é exclusivo para utilização dos beneficiários de planos de saúde.
Para acessá-lo, o usuário que já possuir login no Canal do Beneficiário terá de informar o número da carteirinha e a sua senha cadastrada. Caso ainda não possua, poderá fazer o seu autocadastro para ter acesso ao aplicativo.
As funcionalidades da ferramenta são várias. No Guia Médico, o usuário pode realizar buscas por localidade, tipo de recurso (como por exemplo, hospitais, clínicas, laboratórios e serviços especializados), especialidade, nome do prestador e bairro. A partir da seleção dos dados, aparecem as informações do serviço buscado. O usuário pode reportar correção, como atualização de endereço e telefone do médico. Outra funcionalidade disponível é a possibilidade de fazer ligação diretamente para o local de atendimento e visualizar a localização. O usuário também saberá a distância do local do atendimento com relação ao ponto onde se encontra, com a liberação de acesso do aplicativo à localização. A busca pode ser realizada, também, por letra e as informações pesquisadas pode serão compartilhar com outros contatos.
“Essa é uma tendência mundial em termos de evolução de tecnologia. A Unimed não poderia ficar de fora sem acompanhar isso no sentido de atingir benefícios para os nossos usuários e também, tentar reduzir a avalanche de beneficiários que vão até os nossos postos de atendimento. Como, hoje, o Brasil tem mais celulares do que habitantes, acompanhamos as grandes empresas que já mandam seus boletos por sms, e-mail. Nós também adquirimos essa plataforma e estamos aplicando-a”, afirmou o Vice-presidente da Unimed Belém, Antônio Travessa.
Ainda na seção “Guia Médico”, o usuário pode marcar o tipo de atendimento ou o médico para que apareça em sua lista de favoritos, clicando no ícone "estrela", no campo superior direito do Guia. O aplicativo apresenta também uma Carteirinha Virtual, disponível para consulta dos dados do beneficiário. O titular também pode ter acesso às carteirinhas de seus dependentes. Em alguns prestadores, pode ser que a apresentação da carteirinha física seja necessária. É sempre importante estar com o documento de identidade no momento do atendimento.
Através da plataforma, é possível emitir a 2ª via de boleto para pagamento referente ao mês vigente. Clicando na opção “Urgência/Emergência”, o guia já realiza busca automática por rede de atendimento nesta categoria. Na área “Unimed mais Próxima”, indica-se a sede administrativa da Unimed mais perto do local onde está o usuário mediante autorização de acesso à localização.
“Apesar de ser recente, já percebemos uma melhora significativa. Estamos vendendo muitos planos via plataforma online. Inclusive, temos um box no shopping Boulevard com todo o sistema informatizado para que o cliente se cadastre e verifique o melhor plano para operacionalizar tudo pela internet”, completou Travessa.
Na seção “Meus Dados”, é possível ter acesso a nome do beneficiário, data de nascimento, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), número da carteirinha, dentre outros dados para exibição. Lança o Extrato de Utilização, exibindo as informações referentes à utilização do plano nos últimos 12 meses e o Extrato de Coparticipação, com as informações referentes ao valor a ser pago do plano no mesmo período.
“É uma medida muito propícia, nesse mundo das novas mídias, para a Unimed Belém chegar mais próximo dos seus clientes e se comunicar de forma mais assertiva, atendendo com maior agilidade dinamismo e eficiência. Como um usuário da Unimed que sou, fiquei bastante satisfeito com o aplicativo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018 terá início no dia 14 de junho, na Rússia, mas, no Brasil, os preparativos do evento já começaram com o lançamento da promoção Sicredi Visa. O cartão Visa, emitido pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa que possui mais de 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros, lança a promoção “Juntos na Rússia com seu Cartão Sicredi Visa”, que terá vigência até 18 de abril de 2018. Nela, mais de dois mil prêmios serão sorteados, como bolas oficiais da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018 da Adidas, vouchers de compras e pacotes de viagem para ir ao evento esportivo, cortesia Visa.
Para participar, é necessário ter o cartão Sicredi Visa, pessoa física ou pessoa jurídica, e cadastrar-se pelo site www.promocaosicredivisa.com.br ou pelos telefones 0800 6427161 e 4020 7161. As transações na função crédito e débito que acumularem um valor mínimo de R$ 120,00 em compras por semana receberão um número da sorte.
“A promoção tem entre seus objetivos beneficiar o associado que faz o uso do cartão como forma de pagamento no dia a dia, afirma Eduardo Goni, gerente da Sicredi Cartões.
A ação da Visa em parceria com o Sicredi já ocorreu nas edições de 2010 e 2014. “Por patrocinar o evento por mais de 10 anos, sabemos da importância e da expectativa que a Copa do Mundo da FIFA gera nos brasileiros. É com muita satisfação que estendemos os benefícios desse patrocínio ao Sicredi e assim possibilitar que seus associados vivam um momento único na Rússia. Vamos repetir, com certeza, o sucesso das edições anteriores com essa nova campanha”, aposta Eduardo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Sobre a Visa
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