Conceição do Araguaia, Barcarena, Moju e Breu Branco agora contam com a primeira instituição financeira do país
A população de Conceição do Araguaia, Barcarena, Moju e Breu Branco recebeu estruturas amplas, modernas e confortáveis que refletem o foco da instituição no relacionamento com o associado. A ideia é que o diferencial cooperativo seja também estendido à experiência de atendimento financeiro.
Antonio Geraldo Wrobel, Presidente da Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, que atua nesta região, destaca o compromisso em levar o cooperativismo para estes municípios. “Nossa proposta é valorizar ainda mais o relacionamento pessoal com a comunidade e levar o cooperativismo de crédito como alternativa financeira onde associados e toda região ganham juntos. Estamos muito felizes com a inauguração destas agências e a receptividade das pessoas nestes municípios”.
Além de oferecer soluções financeiras com taxas justas e um atendimento próximo, o Sicredi reinveste recursos na região através de linhas de crédito, distribuição do resultado e aplicação em projetos da comunidade, contribuindo assim para o crescimento coletivo.
A Agência de Conceição do Araguaia foi inaugurada em 18 de fevereiro e está localizada na Av. 7 de Setembro, nº 31, no Centro. A Agência Vila dos Cabanos, em Barcarena, foi inaugurada em 21 de fevereiro e está localizada na Av. Francisco Vinagre, S/N no bairro Vila dos Cabanos. Já a Agência de Moju foi inaugurada dia 23 de fevereiro, estando localizada na Av. das Palmeiras, S/N, no Centro. E a Agência de Breu Branco foi inaugurada hoje, dia 25 de fevereiro, está localizada na Av. Belém, 213, no Setor Comercial.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
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Retomando suas atividades no município de Augusto Corrêa, a Cooperativa de Agroindústria da Santa Maria do Açaizal reuniu cooperados e parceiros estratégicos para apresentar o projeto de retomada das suas atividades. Entre as mudanças, o nome fantasia da cooperativa deixa de ser COOPAGRO para se chamar COOPEAGRIA. A programação, ocorrida no último sábado (19) na Vila Aturiai, contou com a participação do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Durante a reunião, foi apresentada a alteração de todo o quadro social dos 27 cooperados e dos conselhos de administração e fiscal. Outro importante momento da reunião foi a apresentação das ações de retomada das atividades da cooperativa.
"Com a apresentação da nova diretoria realizada durante a reunião, já iniciamos o planejamento de ações para retomada das atividades da cooperativa, principalmente envolvendo as capacitações dos cooperados e dos conselhos. É importante destacar que a cooperativa também apresentou a proposta de desenvolvimento de projetos voltados para a fabricação de farinha e criação de pequenos animais de ciclo curto, como por exemplo, o frango”, explica Deivison Pinheiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCB/PA.
A reunião, realizada com o auxílio do Sistema OCB/PA, foi um importante momento para a cooperativa, uma vez que além de apresentar todas as alterações necessárias para o desenvolvimento de seus negócios, a reunião também contou com a participação de parceiros estratégicos, como o SEBRAE/PA e a EMATER/PA.
“Essa ação foi de suma importância para que o Sistema OCB/PA pudesse se aproximar da cooperativa e, a partir desse relacionamento com os representantes da nova diretoria, será possível regularizar a situação da cooperativa junto ao Sistema e assim possibilitar ações de desenvolvimento para a cooperativa e seus cooperados”, destaca Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
As medidas de isolamento social e a retração econômica trouxeram grandes desafios para o setor educacional durante a pandemia
O Encontro das Cooperativas Educacionais apresentou o marketing digital como uma ferramenta estratégica para a retomada do crescimento das cooperativas, que foram duramente atingidas pelos efeitos da pandemia. Com o tema “reposicionamento de mercado”, o Sistema OCB/PA realizou a programação na última terça (22) em Belém, na Casa do Cooperativismo. Um dos encaminhamentos será a aplicação de consultoria em marketing nas cooperativas.
A iniciativa é desdobramento do Projeto Presidente Itinerante, que levantou as principais demandas de cada ramo. Com o projeto foi possível identificar a necessidade de apoio e de ações diretas para auxiliar as cooperativas de educação frente aos desafios causados pelas novas dinâmicas de mercado.
"Após o levantamento das demandas com o Presidente Itinerante, iniciamos no encontro uma nova etapa para esse desenvolvimento. Dessa forma, iremos trabalhar com a inserção de estratégias de marketing digital, que é algo essencial para o mercado atualmente e neste primeiro encontro estaremos dando os primeiros passos para isso”, afirmou Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.
Participaram as cooperativas educacionais de Santarém (COOPSÓSTENES, CATARINA Huber e COOPERATALAIA), Monte Alegre (COMEC), Castanhal (CEAC), Belém (COEDA) e Tucuruí (COOPERIET).
A programação do Encontro das Cooperativas Educacionais contou com a apresentação de um projeto de comunicação que visa executar campanhas de marketing nas cooperativas, de acordo com as necessidades identificadas pelos próprios dirigentes, como a captação de novos alunos e fidelização dos clientes. Também foi realizada uma palestra com o tema “Cooperativas educacionais no universo digital”, ministrada por Andressa Aguiar especialista em Marketing Digital.
“Esse é um momento que as empresas precisam estudar sobre o mundo digital e as oportunidades de crescimento possibilitadas por ele, e com as cooperativas educacionais não é diferente. Podemos perceber que o marketing digital pode ser um grande aliado para as cooperativas, que já tem um cunho mais humano que pode ser melhor explorado para potencializar os seus negócios, tornando-as mais competitivas”, destacou Andressa Aguiar.
Segundo Andressa, os principais aspectos do marketing digital que podem beneficiar as cooperativas é a criação de uma identidade visual bem definida e a potencialização do relacionamento com o público. Além disso, a especialista buscou mostrar para os representantes das cooperativas presentes que a captação de clientes no meio digital é possível não só pelas redes sociais, mas com a utilização de outras ferramentas disponíveis no meio.
“Com o encontro conseguimos abrir um leque de novas ideias para novos empreendimentos dentro da cooperativa. Tal ação é de suma importância para as cooperativas da educação, justamente por conta desse momento difícil que passamos e para podermos lidar da melhor forma com a retomada dos alunos à sala de aula. Então, unindo as forças junto ao Sistema OCB/PA, poderemos ter um apoio essencial nesse momento de retomada”, expôs Carmelita Santarém, presidente da COOPSOSTENES e conselheira da OCB/PA.
Doricleide Rodrigues, diretora administrativa da COMEC, destacou a importância do aprendizado conquistado durante o encontro. Para ela, o evento foi essencial para que as estratégias apresentadas possam ser levadas para aplicação em sua cooperativa localizada no município de Monte Alegre.
O evento contou ainda com uma palestra sobre o reposicionamento no mercado, ministrada por Ticianny Barbosa, Técnica de Apoio Operacional do SESCOOP/PA. Além disso, também ocorreu uma apresentação de cada cooperativa, na qual foram abordados os principais desafios enfrentados durante a pandemia e quais são as estratégias que foram tomadas para lidar com esses desafios.
“Como encaminhamento do encontro, o SESCOOP/PA irá identificar quais cooperativas irão aderir ao projeto e, posteriormente, promoverá visitas in loco para iniciar as etapas da consultoria. Durante esta semana, serão visitadas as cooperativas que já sinalizaram positivamente e as demais serão agendadas para este mês. Trabalhando juntos conseguimos elevar cada vez mais o potencial das cooperativas de educação do estado do Pará”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Qualificar mão de obra para ampliar o atendimento às cooperativas do Estado é um dos principais objetivos do Termo de Cooperação firmado entre as entidades. A primeira etapa de formação dos administradores vinculados ao CRA/PA iniciou na última segunda-feira (21), na casa do cooperativismo, com o curso básico em cooperativismo. A capacitação segue até a próxima sexta (25).
Com a iniciativa, administradores de todo o estado terão a oportunidade de ampliar sua área de atuação, seja na prestação de serviços como consultores, palestrantes ou instrutores por meio da contratação direta em cooperativas. De forma geral, o curso busca qualificar profissionais registrados no conselho para atuarem no mercado cooperativista.
“Sem dúvida nenhuma o cooperativismo é um modelo de negócios o qual devemos abraçar. Acredito que a coletividade é o caminho para o desenvolvimento do nosso estado, e o cooperativismo tem em sua essência exatamente esse trabalho coletivo. Dessa forma, tenho certeza que a nossa parceria com o Sistema OCB/PA irá possibilitar resultados magníficos para o estado e o engrandecimento dos nossos profissionais de administração”, afirmou Fábio Lúcio Costa, presidente do CRA/PA.
Na primeira etapa do curso, são ofertadas duas turmas iniciais com o limite de 20 pessoas por turma. O curso é ministrado pelo professor Ivan da Silva Melo, mestre em administração pela UFV e especialista em gestão de cooperativas de crédito, além de contar com um extenso currículo de envolvimento com o cooperativismo no Brasil.
“O termo de cooperação técnica que firmamos com o CRA/PA vem como uma ferramenta excelente para a identificação e capacitação de profissionais qualificados que poderão ser contratados e aproveitados para atender as demandas das cooperativas. Esses profissionais poderão auxiliar no desenvolvimento dos processos de gestão administrativa necessários para o bom funcionamento das cooperativas”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Durante o primeiro semestre de 2022, as agendas de cursos continuam. Em março, será ofertada uma turma para o “Curso Básico de Instrutor de Treinamentos”, que tem previsão para ocorrer entre os dias 21 e 25/03. Já em abril, ocorre o “Curso de Conselho de Administração” entre os dias 25 e 28/04.
Ainda no primeiro semestre, acontece o curso de “Curso de Conselho Fiscal” entre os dias 23 e 26 de maio, contando com duas turmas e carga horária de 16 horas. Além disso, entre os dias 20 e 23 de junho, ocorre o “Curso de Governança Cooperativa”.
Para Walter Melo, administrador especialista em desenvolvimento de negócios e participante do Curso, participar da capacitação veio como uma importante oportunidade profissional. “A parceria do Conselho com a OCB/PA é muito interessante para a capacitação do administrador. A minha expectativa é conhecer um pouco mais sobre esse mercado, tendo em vista que a nossa região tem essa necessidade de profissionais capacitados para atuar com o cooperativismo. Sendo assim, esse curso vem como uma importante ferramenta para que possamos estar prontos para atender essa área que tem todo o potencial para crescer cada vez mais no Pará”, destaca.
Já para Silvia Regina Maciel, administradora e professora, a sua participação no curso veio também como uma oportunidade para conhecer o que é o cooperativismo paraense. Silvia conta que com a capacitação, ela pretende ter um leque maior de conhecimentos sobre o que é e como funciona o modelo de negócios cooperativista, para então atuar ativamente no mercado.
As atividades de capacitação é realizada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA), que tem como grande missão promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas paraenses.
“Gerar mão de obra qualificada é o nosso principal objetivo com a realização do curso, uma vez que a falta dessa mão de obra é um problema que nós temos enfrentado nos últimos anos. Uma das formas que encontramos para solucionar tal problema foi trabalhar diretamente com o CRA, tendo em vista que os administradores são profissionais essenciais para o desenvolvimento de uma cooperativa”, expõe Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.
O Sistema OCB/PA continua participando das Assembleias Gerais de cooperativas em todo o estado do Pará. No final de janeiro, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Cooperativa Intermunicipal De Transporte De São Miguel Do Guamá (COOPERTRANSGUAMÁ), que apresentou a prestação de contas do exercício de 2021 e a reforma estatutária da cooperativa.
Durante a assembleia foi possível identificar que a cooperativa vem buscando espaço no mercado competitivo de São Miguel do Guamá em relação ao transporte escolar. Sendo constituída há pouco tempo, a COOPERTRANSGUAMÁ vem procurando contratos junto a empresas privadas que terceirizam seus serviços, para adquirirem experiência suficiente a fim de participar futuramente de licitações.
Na AGE foram abordados ainda temas como: a Prestação de contas do exercício de 2021 dos órgãos de administração, acompanhada do parecer do conselho fiscal (relatório da gestão; balanço geral; demonstrativo das sobras apuradas, ou das perdas, e parecer do conselho fiscal; e, plano de atividades da cooperativa para o exercício seguinte); a destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas, admissão de novos cooperados; eleição e posse do novo conselho fiscal; reforma do estatuto social.
O Sistema OCB/PA busca auxiliar a cooperativa no desenvolvimento do seu novo planejamento para o ano de 2022, que pretende realizar a reforma estatutária com foco na integralização do Capital Social. “Com a nova estrutura e com pessoas que estão tomando um novo rumo, o planejamento para 2022 é de acessar o mercado de São Miguel, a partir de pessoas que já trabalhavam de forma individual, por meio da cooperativa e assim dar destaque à COOPERTRANSGUAMÁ”, destaca Maurília Souza, analista do Sistema OCB/PA.
Nas assembleias, a equipe do Sistema OCB/PA atua orientando a cooperativa na condução dos trabalhos diante das pautas que serão discutidas. Além disso, a OCB/PA já vem realizando as orientações para as cooperativas desde a emissão do Edital de Convocação até a realização da assembleia geral. A equipe também está sempre disponível, assim que solicitada, para diminuir as dúvidas dos cooperados quanto aos temas que devem ser discutidos nas assembleias.
“O Sistema OCB-Sescoop/PA sempre busca apoiar as cooperativas, capacitando tanto a Diretoria e Conselho Fiscal, quanto todos os cooperados. Essa capacitação se dá onde a singular tem mais dificuldade, seja em execução de planejamento ou até mesmo na própria gestão. Estamos sempre dispostos a atuar junto das nossas cooperativas para que tenham um bom desenvolvimento”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.