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ANM priorizará cooperativas para legalização de garimpeiros

ANM priorizará cooperativas para legalização de garimpeiros

 

Menores custos de fiscalização, maior agilidade de processos e acompanhamento são alguns dos fatores considerados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que reforçou a importância das cooperativas na organização social dos garimpeiros. A entidade irá priorizar o segmento no processo de regularização da atividade garimpeira. Os resultados foram apresentados no Seminário do Cooperativismo Mineral ocorrido na terça (11), em Itaituba.

 

Atualmente, a principal demanda dos garimpeiros é a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) por meio dos editais de disponibilidade que devem ser publicados pela ANM. A agência separou 1883 processos para executar um projeto piloto de regularização do Tapajós.

 

De acordo com o Assessor da Diretoria-Geral da ANM, Ricardo Parahyba, o prazo para conclusão do projeto é cerca de um ano. Durante sua apresentação no Seminário, ele destacou que o formato coletivo é a melhor alternativa para organização da baixa garimpagem.

 

“Já se observou que o melhor modo de atuar com os garimpeiros é mediantes as cooperativas. O trabalho desenvolvido individualmente, pela nossa experiência, não tem se mostrado interessante. Nosso objetivo para o programa de regularização é que este seja feita priorizando as cooperativas. Temos bons exemplos de cooperativas bem atuantes como a COMIDEC. A participação da OCB e da FECOGAT vai ser fundamental para que de fato haja uma mobilização dos garimpeiros”, reiterou Ricardo.

 

 

 

O Seminário contou com a participação das principais entidades regulamentadoras da mineração. A realização foi do Sistema OCB/PA, Sistema OCB nacional e FECOGAT, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Secretaria de Educação (SEMED) Agência Nacional de Mineração (ANM), Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e a Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto (COOGAVEPE).

 

O evento foi aberto ao público cooperativista e pessoas ligadas à atividade mineral no município de Itaituba e Região de Tapajós. Pela manhã, durante o painel. “O Cooperativismo Mineral: fortalecendo e valorizando o garimpeiro”, discutiu-se sobre o cenário das cooperativas minerais no Brasil, o cooperativismo como possibilidade de organização do garimpeiro e a experiência da GOOGAVEPE no Mato Grosso.

 

No painel 2, a Agência Nacional de Mineração apresentou os desdobramentos do Plano de Trabalho da ANM na regulação dos garimpeiros do Tapajós. A SEMAS do município também tratou sobre o processo de licenciamento e recuperação ambiental. Finalizando, a SEDEME apresentou as políticas públicas do Governo do Estado para o desenvolvimento do cooperativismo mineral.

 

“O Seminário foi importante para consolidarmos esse rol de parceiros que podem, trabalhando juntos, transformar a realidade da pequena mineração no tapajós e ampliar para todo o Estado. Hoje temos um bom relacionamento com a ANM. Já o município, que nos licencia por meio da SEMAS, vem trabalhando muito bem. Com a interligação dos órgãos e a OCB/PA dando todo o suporte, vamos atingir nossos objetivos”, reiterou o presidente da FECOGAT, Amaro Rosa.

 

“Como desdobramento, definiu-se que será elaborada uma matriz da cooperação, em que se fará um plano de ação com as atribuições de cada entidade envolvida no processo de regularização das cooperativas minerais. Serão feitas, a cada dois meses, reuniões para dar continuidade aos encaminhamentos gerados pelo Seminário”, explicou o coordenador do Seminário, Jarmerson Carvalho.

 

O RAMO

Atualmente, estão registradas no Sistema OCB/PA 11 cooperativas minerais, sendo 5 em Itaituba: COOMIGAPA, COOPOURO, FECOGAT, COMIDEC e COOPERTRANS.  Em relação a cooperativas com requerimento de título mineral no Brasil, o Mato Grosso lidera o ranking com 30%, seguido do Pará com 20%. Na comparação por município, Itaituba é o com maior número de requerimentos de título.

 

Em Itaituba, cerca de 60% da economia provem da atividade mineradora. Algumas localidades conseguiram se estruturar e estão mudando a perspectiva da população, como é o caso do Distrito do Crepuzarizão. A cooperativa investe no desenvolvimento da própria comunidade, com a entrega de carteiras escolares, construção de um posto da policial militar, recolhimento de resíduos sólidos e líquidos e a construção de uma creche.

 

“Com os encaminhamentos aqui formulados, vamos buscar alternativas para desburocratizar esse processo. Ainda são feitas muitas exigências que os garimpeiros não conseguem cumprir. Por isso, precisamos buscar um caminho em que os possibilitemos de trabalhar e também seguir a legislação”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

PDGC estimula a excelência na gestão das cooperativas

PDGC estimula a excelência na gestão das cooperativas

Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas é o objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A ferramenta do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) mede indicadores da gestão da cooperativa, visando a melhoria na qualidade e o aumento da competitividade das organizações.

 

Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso utilizando de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários, um de diagnóstico e outro de autoavaliação.

 

O primeiro questionário é sobre conformidade legal e práticas de gestão já utilizadas com os cooperados. No segundo, serão avaliadas as práticas de gestão e governança corporativa, conforme critérios como liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos, valorização de pessoas, conhecimento sobre cliente e mercado, responsabilidade social e geração de valor.

 

Concluída a avaliação, a plataforma libera um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da cooperativa. Com ele em mãos, será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa.

 

“O PDGC é sem dúvida uma ferramenta impreterível no sentido de identificar pontos a se melhorar na gestão da cooperativa, o que vai possibilitar melhoria para todos os associados, inclusive colocando as cooperativas em melhores condições de competitividade. O Sistema OCB/PA convida a gestão das singulares paraenses a participarem da avaliação”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Realizado em ciclos anuais, o PDGC trabalha com uma metodologia reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas, conhecido como Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Segundo dados da OCB, desde 2012, quando o PDGC foi criado, mais de 1.200 cooperativas brasileiras participaram do programa.

 

Serviço: A ficha de cadastro e os questionários podem ser acessados por meio do link http://sispdgc.brasilcooperativo.coop.br/login.

Tomé-Açu/Quatro Bocas ganha nova agência do Sicredi

Tomé-Açu/Quatro Bocas ganha nova agência do Sicredi

Cooperativa investe em novas instalações para melhor atender associados

Muito além da renovação da identidade visual e do mobiliário, a nova agência do Sicredi em Tomé-Açu/Quatro Bocas foi reinaugurada no último dia 10, com um ambiente inspirador, permitindo que as pessoas vivenciem a essência da marca Sicredi e do cooperativismo. A cerimônia ocorreu no próprio prédio Sicredi, com a participação de autoridades locais, cooperativistas e associados. Ao final, foi realizada uma bênção e os participantes foram convidados a conhecerem as novas instalações da agência.

 

O Sicredi está presente no município há 4 anos e tem contribuído para o sucesso e desenvolvimento da comunidade. Com 540 m² a nova agência está localizada na Avenida Dionísio Bentes, no centro de Quatro Bocas, e dispõe de um amplo espaço que prioriza o bem-estar e conforto, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h e o ao autoatendimento todos os dias de 6h às 22h.

 

Segundo o presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA, Geraldo Wrobel, o relacionamento é um dos maiores diferenciais da Cooperativa. “Valorizamos o conhecimento e a proximidade para oferecer aos nossos associados muito mais do que produtos e serviços, soluções que cooperam com o momento de vida de cada um”, garante.

 

O Sicredi é uma Instituição Financeira Cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

 

A unidade Sudoeste é uma das 112 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi e está presente em 29 municípios de Mato Grosso e Pará, com 35 agências e mais de 80mil associados. “Estamos em franco processo de expansão, principalmente no Pará, promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da comunidade”, finaliza Wrobel.

 

Com informações do Sicredi Sudoeste MT/PA

SICOOB Unidas inaugurou agência em Capanema

SICOOB Unidas inaugurou agência em Capanema

Ao se entrar em instituições  bancárias tradicionais, em geral, se encontra um ambiente pesado, com divisórias e muita formalidade. Enquanto querem afastar os clientes das agências, a proposta da SICOOB Unidas em Capanema é atrair. Para isso, a nova agência conta com poltronas confortáveis, sofás, não há divisórias e, por fim, há um espaço para café e televisão. A inauguração ocorreu na última sexta (08).

 

A cidade é o polo do Caeté, agregando ao seu entorno 16 municípios e 700 mil pessoas. A região agora conta com uma nova opção de soluções financeiras para fomento da economia local. A cooperativa de crédito inaugurou a agência com conceitos diferenciados de ambiente e atendimento.

 

A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Capanema, Chico Neto, o deputado estadual, Jaques Neves, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Capanema (CDL) de Capanema, Antonio Kauati e o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

É a primeira instituição financeira da cidade, abrigando comodidade, segurança e atendimento humanizado. O cooperado tem liberdade de utilizar as instalações. Enquanto as instituições abrem 10h e fecham às 15h, a Unidas funcionará de 10h às 16h.

 

“Queremos o cooperado aqui dentro para fechar negócio, trazer suas demandas e aumentar o resultado da cooperativa. Diferente dos bancos, os lucros não vão para os acionistas, ficam na comunidade para os nossos cooperados”, afirmou o gerente geral da agência, Bruno Alves.

 

Capanema é considerada uma cidade-polo pela sua localização geográfica e pelas suas taxas de IDH e de PIB per capita. Possui comércio bem desenvolvido, capaz de atender a vários municípios da região, há inúmeros consumidores vindos de municípios vizinhos que aquecem a economia local, utilizam serviços bancários e de saúde, o que deixa o centro comercial da cidade com grande movimento.

 

A SICOOB Unidas iniciou sua atuação no município há 1 ano, procurando locais de possíveis agências, articulando com a CDL, Associação Comercial e o Sebrae/PA para entender qual eram as maiores necessidades relacionadas às instituições financeiras: demora no atendimento, serviços de péssima qualidade e taxas altas.

 

“Viemos na contra-mão disso. É uma agência para atender do pequeno proprietário ao cliente de grande porte. Não há distinção de atendimento, todos são bem-vindos. Acionamos os parceiros, começamos a obra em setembro e em fevereiro já está entregue. Quem ganha é a a comunidade não só de Capanema, mas de toda a região”, reiterou o presidente do CONAD da Unidas, Manoel Martins.

 

Antes mesmo da inauguração, a cooperativa já reunia aproximadamente 200 cooperados ativos e carteira de passivos robustas. Aos poucos está efetuando a carteira de ativos (empréstimos) e fazendo estudos necessários para começar a desenvolver a região com crédito seguro e crédito correto. No planejamento estratégico, as metas são bem arrojadas. O objetivo é chegar de 600 a 700 cooperados ativos ainda em 2020. No segundo ano, a intenção é dobrar a meta.

 

A COOPERATIVA

 

A SICOOB Unidas trabalha com todos os produtos e serviços de uma instituição bancária tradicional. Até 2022, a cooperativa pretende aumentar o número de agências em 114%, chegando a 15 pontos de atendimento no Estado. Capanema era um dos municípios previstos em seu planejamento estratégico.

 

Com a agência em Capanema, a Sicoob Unidas atua em 7 municípios do Estado do Pará, sendo eles Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Barcarena, Marituba e Santa Izabel do Pará.

 

“Parabenizo a diretoria da cooperativa que está investindo na expansão. O Sistema OCB/PA entende que precisamos investir nas nossas cooperativas, que geram renda, emprego e fazem a riqueza circular aqui, promovendo o desenvolvimento sustentável das nossas cooperativas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Texto: Wesley Santos

Confira a agenda da semana do Sistema OCB/PA

Confira a agenda da semana do Sistema OCB/PA

Esta semana, o município de Itaituba está com uma programação especial voltada para o cooperativismo: OCB/PA Itinerante, 2º Seminário do Cooperativismo Mineral e Ciclo de Palestras Jucepa 100% Digital. Em paralelo, várias atividades em todo o Estado são desenvolvidas na perspectiva cooperativista de desenvolvimento, a exemplo dos municípios de Mãe do Rio, Tomé-Açu e Belém.

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