
Paragominas, Marabá, Belterra, Altamira e Tucuruí foram alguns dos diversos municípios beneficiados com as ações do Sistema OCB/PA. O grande destaque foi o Projeto OCB/PA Itinerante em Parauapebas, que levou todos os serviços da Unidade Estadual para a região.
A capacitação profissional, um dos pilares institucionais da entidade, beneficiou cooperativistas de todas as mesorregiões do Pará. A COOPERNORTE, por exemplo, recebeu treinamento Contábil e Tributário no Setor de Grãos em Paragominas. Já na COOPERATALAIA em Santarém, aplicou-se a 2ª Etapa do GESCOOP.
“Cumprindo o princípio da transparência, base da administração pública, objetivamos mensurar o resultado das nossas ações, muito embora os ganhos sejam bem superiores ao que números possam indicar. Nosso foco é aplicar os recursos investidos pelas cooperativas nas próprias cooperativas, fomentando a economia paraense”, explica o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Clique aqui para acessar o documento na íntegra: http://paracooperativo.coop.br/images/arquivos/relatorio-fevereiro-2019.pdf
Readequação realizada na agência resultou em melhorias que vão garantir mais conforto e comodidade aos associados

A agência do Sicredi em Rondon do Pará (538 km de Belém) foi reaberta à comunidade nesta segunda-feira (11) e está apta a realizar todas as operações. Depois de funcionar por dois meses, sem transações com dinheiro em espécie, as atividades voltam à normalidade na agência, que oferece mais conforto e comodidade aos associados.
Readequação realizada na agência resultou em melhorias, como na bancada de atendimento, que foi ampliada e uma nova sistemática para caixas foi implementada, o que dá mais privacidade aos associados que vão à agência para utilizar esse serviço. Também houve melhorias nas salas de reuniões e de arquivos. Além disso, estão disponíveis dois terminais de autoatendimento, para os usuários que não necessitam de atendimento presencial.
O gerente da agência, Messias Longo, afirma que as melhorias realizadas na unidade vão proporcionar mais conforto e comodidade aos 1.250 associados. Segundo ele, do total de cooperados, 190 são produtores rurais, 180 são empresas e o restante é formado por pessoas físicas urbanas. “O Sicredi é uma instituição financeira comprometida com a comunidade, e nossa agência volta a operar em sua plenitude para oferecer produtos e serviços aos associados conforme suas necessidades”, afirma.
Entre os associados que vão usufruir das melhorias executadas está a empresária do setor fitness, Deise Cristina Tuto Raimam, que prestigiou a solenidade de reinauguração da agência na manhã de segunda-feira (11). Ela foi uma das primeiras associadas da agência de Rondon do Pará e mantém conta pessoa física e jurídica. Destaca que a principal diferença do Sicredi é o atendimento. “Temos um relacionamento muito próximo com os colaboradores, que estão sempre disponíveis para nos atender no que precisamos. Estamos sempre na agência”, diz ao comentar que o Sicredi é parceiro dela na realização de eventos esportivos pela academia, que tem 14 anos de existência, o que tornou ela e a empresa ainda mais próximas da instituição financeira cooperativa.
Com a reinauguração, Messias Longo conta que os trabalhos se concentrarão na busca de novos associados e no aumento da presença do cooperativismo de crédito na região. “O município tem cerca de 50 mil habitantes, o que demonstra um grande potencial para ampliarmos o número de associados, levando nossos produtos e serviços para atender as necessidades dos cooperados e proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e da comunidade”.
O presidente da cooperativa Verde Pará, Claudio Reis, reafirma que o Sicredi busca estar próximo às comunidades onde atua, oferecendo mais que produtos e serviços financeiros aos seus associados, pois contribui com o desenvolvimento local. 
“Para nós do Sicredi, o associado é a nossa razão de existir. Pois o associado é ao mesmo tempo o dono e o usuário da Cooperativa de Crédito. Atuamos em nossa região com o intuito de atender às expectativas e as necessidades de nossos associados, com um atendimento diferenciado, qualificado e com o diferencial de pensar nas pessoas, pois somos feitos de pessoas para pessoas. E quanto mais nos desenvolvermos na região onde atuamos, mais recursos ficarão à disposição dos nossos associados, mais fortes ficaremos e haverá mais desenvolvimento de nossa sociedade em geral. Um exemplo foi a reinauguração da nossa agência de Rondon do Pará em tempo recorde, enquanto os bancos ainda nem começaram a restaurar as duas agências atingidas”.
A agência Rondon do Pará está situada na rua 1º de Maio, número 88, no Centro. Foi inaugurada em 2015 e contabiliza R$ 28 milhões em operações de crédito.
Sobre a Cooperativa
A Cooperativa Sicredi Verde Pará conta com quatro agencias, sendo elas nas cidades de Dom Eliseu, Rondon do Pará, Tomé-Açu/ Quatro Bocas e Paragominas, onde está situada a sede administrativa. Fundada em 2009, a Verde Pará possui mais de 9 mil associados.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

Uma das referências no transporte em Itaituba e Santarém, a Cooperativa Mista dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários Bubure (CMCAVR) reelegeu o atual presidente, Juvenal Soares. A diretoria empossada em Assembleia Geral Ordinária (AGO) no final de fevereiro estará à frente da gestão pelos próximos dois anos. Na ocasião, o Sistema OCB/PA auxiliou no andamento da AGO.
“Acompanhamos a Pré-assembleia e a Assembleia Geral Ordinária (AGO-2019) onde em ambas as oportunidades foram prestadas orientações técnicas e legais ao quadro social. Diante das deliberações tomadas, a nova diretoria foi eleita e empossada com a reeleição do Presidente. A cooperativa representa tamanha importância aos mais de 60 cooperados e presta serviços à sociedade, efetivando a integração e mobilidade de pessoas em Itaituba e Santarém”, explicou o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Jamerson Carvalho.
Atualmente, a cooperativa possui a permissão para o serviço convencional de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Em conformidade com esquema operacional fixo homologado pela ARCON, realiza-se o serviço convencional de longo percurso, cujas linhas apresentam trajetos superiores a 250 km de extensão, utilizando ônibus rodoviário de média capacidade com espaço para 29 a 40 passageiros, assim como de alta capacidade, com mais de 40 bancos.

Na linha Itaituba-Santarém, é disponibilizada frota operacional de 10 veículos a atenderem diariamente, com horários de saída às 06h, 16h e 22h. Já a linha Itaituba-Novo Progresso possui frota operacional de 6 veículos com horário de saída às 10h, a mesma quantidade para Marabá-Altamira (horário de saída às 07h) e Itaituba à Altamira (horário de saída às 06h).
A reestruturação de frota, ampliação das rotas e exploração de novas atividades no segmento de transporte são alguns dos próximos desafios que a Buburé estará construindo com apoio do Sistema OCB/PA. A singular está se organizando para executar um planejamento que prevê ampliação do mercado através do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP).
“Agradecemos a confiança que nos foi mais uma vez depositada para esse desafio tão grande que é gerir a Buburé. Faremos um trabalho de agregação de todos os nossos cooperados, fazendo os ajustes necessários para que nossa cooperativa seja competitiva, íntegra e proporcione felicidade aos associados. Para isso, contamos com o apoio da OCB/PA e dos demais parceiros”, enfatizou Juvenal.

A demanda apresentada tanto pelo mercado institucional como o de alimentação fora do lar evidenciou uma necessidade no I Workhsop do ramo agro: a organização produtiva é urgente. A variedade de mercadorias, escala suficiente e logística de atendimento apenas serão possíveis com a união das cooperativas. Para tanto, o resultado prático do evento ocorrido na última quarta (13) foi a formação de um comitê que definirá os procedimento para a constituição de uma central a ser formada por singulares da região metropolitana, nordeste e marajó.
Dentro do planejamento estratégico desenhado pelo Sistema OCB/PA para o ramo agro, o objetivo é constituir 3 centrais ao longo do Estado, tornando o cooperativismo uma referência no setor e um dos líderes do mercado agro. Nas regiões metropolitana, nordeste e Marajó, se unirão as cooperativas CAMTA, CASP, CART, Coopasmig, D’irituia, Copagro, Copavem, Semente do Marajó, Coopaben, Amazoncoo, Cooprima, Coapemi, Coomac de Curuçá.
As cooperativas definiram os integrantes do comitê de debate e já estipularam a data para a primeira reunião. A intenção é criar um plano de trabalho e construir estatuto social a ser validado por ocasião do Seminário Internacional do Cooperativismo Agropecuário. O evento ocorre em Castanhal no Instituto Federal do Pará (IFPA), dia 22 de abril.

O Sistema OCB/PA já iniciou as articulações políticas com o Governo do Estado e Prefeitura de Belém para a concessão de espaço a funcionar como um entreposto. No local, será feito o recebimento da produção agropecuária dos municípios envolvidos. “Compreendemos que o grande impedimento ao acesso das cooperativas ao mercado mais qualificado é a estrutura produtiva, que consiste em produzir a mercadoria requisitada, no volume necessário, e ter logística para fazer esse produto chegar ao cliente. Hoje, não há cooperativa com esse estofo, mas a Central é o caminho”, explicou o consultor do Sistema OCB/PA e gestor da NÓS Consultoria, Andreos Leite.
Na Programação, o Workshop apresentou os resultados obtidos em estudo feito pela NÓS Consultoria sobre as compras da “alimentação fora do lar”, como uma nova opção de mercado frente ao institucional. Foram consultadas 16 empresas vinculadas à Associação de Bares e Restaurantes no Estado do Pará (ABRASEL). Lideram o consumo as carnes, produtos beneficiados em geral, lácteos, produtos de origem animal, crustáceos, moluscos polpas de frutas, hortaliças e leguminosas, derivados da mandioca, grãos manteiga, óleos e sementes.

O estudo analisou os fatores mais preponderantes, levando em consideração as necessidades dos estabelecimentos com o objetivo de entender o mercado local, suas dinâmicas logísticas e viabilidade de fornecimentos e produtos. No total, 40% considera o preço importante, mas 93% definiu a qualidade do produto como prioritário e, 60%, o atendimento. Cerca de 80% dá prioridade para quem faz a entrega no próprio local e 87% prioriza a origem do produto, embora as certificações não sejam altamente exigidas. Sobre o consumo de aves, peixes e carne bovina, cada empresa compra mais de 100kg por mês, algumas chegando a 500kg. Os derivados da mandioca (farinhas, goma, macaxeira, polpa e maniva), polpas variadas (em especial laranja, limão, abacaxi, cupuaçu, taperebá, maracujá e bacuri), produtos lácteos (leite in natura, creme de leite, queijos, manteiga, iogurte), hortaliças e leguminosas.

“Já fizemos a aproximação com a Abrasel e os associados estão extremamente interessados em fazer negócio com as cooperativas. Temos um termo de cooperação técnica, já realizamos ações em conjunto e os empresários já conhecem os produtos das cooperativas. Falta apenas nos organizarmos para atender as demandas”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Compras públicas
Produtos competitivos, adequação às exigências de mercado e conhecimento sobre a legislação são os requisitos necessários para se acessar o mercado institucional, que também foi tema de debate no Workshop. Foram apresentadas as plataformas de cadastro de compras governamentais disponibilizadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social, pelo Ministério da Cidade e pelo próprio site da OCB Nacional. A Nós Consultoria credenciou todos os participantes os quais receberão automaticamente os informes sobre editais de compras.
Na ocasião, a cooperativa D’Irituia apresentou seu case de acesso às compras. A cooperativa conseguiu acessar chamada pública da UFPA com valor de aproximadamente R$ 35mil. Já a Coopasmig, que também apresentou seu case, teve acesso ao PAA junto às forças armadas. Será feita uma entrega de farinha para o exército no valor de 13,5 toneladas.

Atravessando o Brasil ao longo de 7.907 quilômetros, nove cidades e sete estados brasileiros, o expresso do Instituto Sicoob desembarcou no Pará na última semana. O projeto proporciona cursos de qualificação em diversas áreas para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Já foram atendidos os municípios de Castanhal, Santa Izabel, Marituba e a capital do Estado. Daqui a duas semanas, o expresso retorna por Tucuruí.
No itinerário, o expresso saiu de Maringá no Paraná, passou por Leme, no interior de São Paulo, e veio para o solo paraense. Nesta quarta, o ônibus embarca para Macapá e em 10 dias volta para Tucuruí, fazendo o retorno por Tocantins, Brasília, Goiânia, Minas Gerais, Ribeirão Preto e Maringá.
A expectativa é que a plataforma móvel de ensino retorne somente no dia 19 de abril, após 54 dias de estrada. O objetivo é dar a oportunidade de pessoas de outras localidades do Brasil também conhecerem a plataforma e terem acesso ao conhecimento gratuito ofertado por meio dos cursos disponibilizados na modalidade de Educação à Distância (EAD).
O Expresso Instituto Sicoob é um ônibus adaptado e equipado com mesas, assentos, notebooks, televisores, impressora e acesso à internet. A plataforma de estrutura móvel de ensino é um projeto de livre acesso e tem como objetivo promover a igualdade à educação técnica de qualidade, por meio de uma educação inovadora e democrática. Ao final de todos os 53 cursos ofertados, que variam entre 4 e 6 horas e podem ser consultados na relação anexa, o aluno recebe um certificado.
O programa, de livre acesso, prioriza o atendimento a pessoas vinculadas a entidades sociais, prefeituras e escolas públicas e privadas. “Capacitamos o público atendido para a conquista do primeiro emprego ou o aprimoramento de conhecimentos e habilidades pessoais e organizacionais. A proposta de oferta de cursos gratuitos, de temas variados e com certificado, atrai jovens e adultos em busca de maior qualificação para o sucesso profissional”, explicou Jaime Ceoli, assistente técnico do Instituto Sicoob.
