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CAMPPAX negocia participação na Merenda escolar em São Félix

CAMPPAX negocia participação na Merenda escolar em São Félix

 

Cumprindo a constituição que prevê a compra de pelo menos 30% dos produtos da Merenda Escolar através da Agricultura Familiar dos municípios, a Prefeitura de São Félix do Xingú abriu processo para licitar esse fornecimento. A Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingú (Camppax) é uma das pleiteantes que estão se habilitadando à compra institucional. Em evento ocorrido na última segunda (05) na sede da cooperativa, foi feita a apresentação oficial dos produtos a serem adquiridos. A Prefeita Minervina Barros esteve presente, assim como Secretários Municipais e o Sistema OCB/PA.

 


O produto principal da Camppax é o cacau, que já é beneficiado em barras de chocolate com qualidade e sabor diferenciados. Na próxima sexta (09), a diretoria da cooperativa irá se reunir com a Prefeitura para organizar a logística de fornecimento dos produtos, verificar a quantidade de demanda e a capacidade da cooperativa, que deverá fornecer chocolate em pó orgânico e castanha do Pará. 

 


Na ocasião, o instrutor do Sistema OCB/PA, Henrique Melo, teve a oportunidade para apresentar o Sistema OCB/PA e as ações realizadas na CAMPPAX, como a aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão (GESCOOP), que está na primeira etapa. Também se apresentou o Programa COOPERJOVEM como uma ferramenta de difusão dos valores do cooperativismo para as crianças beneficiadas pela Rede Pública de Ensino.

 


"A receptividade aos Programas foi excelente por parte da Gestão Municipal, que já é parceira do Sistema em prol do desenvolvimento socioeconômico de São Félix do Xingú. É apenas o início das ações que faremos em conjunto, certos de resultados efetivos para os pequenos produtores", afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, ERNANDES RAIOL.

 

Unimed Belém e Shopping Metrópole oferecem comodidades aos clientes

Unimed Belém e Shopping Metrópole oferecem comodidades aos clientes

 

Fazer um passeio com a família é prazeroso e renovador, mas, com criança pequena, sair de casa pode se tornar um desafio. Em alguns locais, não há um recinto adequado para amamentar, em outros não há ambiente confortável para o bebê e há lugares onde nem mesmo tem banheiro infantil. Para suprir essas necessidades, a Unimed Belém, em parceria com o Shopping Metrópole Ananindeua, lançou o Espaço Família, possibilitando que o passeio com os pequenos seja uma experiência livre de estresse.

 

O Espaço Família está localizado no 3º piso do shopping e oferece diversos serviços fundamentais para o conforto do bebê e seus familiares. Foi inaugurado no mesmo dia do shopping, 21 de novembro de 2017, e, desde então, tem sido sucesso absoluto. Funciona no mesmo horário do Metrópole: todos os dias, de 10h às 22h.

 

Segundo a gerente de Marketing do Shopping Metrópole Ananindeua, Gabriella Bayma, o Grupo Sá Cavalcante, proprietário do shopping, já utilizava esse formato de espaço em outras unidades e, em Ananindeua, escolheu a Unimed Belém por seu compromisso com a promoção da saúde e pela proximidade do local com um dos hospitais de urgência e emergência da cooperativa médica, na BR-316. “O projeto é assinado pela arquiteta Jéssica Lopes, que também planejou o shopping, e a comunicação visual do espaço foi feita pela Unimed. É tudo pensado para as necessidades específicas do bebê e da criança, como ter uma luz mais fraca que o normal, uma temperatura mais amena e usar produtos de limpeza neutros”, explica Gabriella.

 

CADASTRO

Para usar qualquer serviço do Espaço Família só é preciso fazer um cadastro na hora tendo um documento com foto em mãos. Logo na entrada do espaço que fica próximo à Praça de Alimentação, estão os carrinhos de bebê, disponíveis gratuitamente para passeios pelo shopping. A vigilante Sheila Fernando aproveitou essa facilidade para passear com a filha Gabriele, de 1 ano e 2 meses, com conforto. “Adorei todo o Espaço Saúde, fui muito bem recebida e o carrinho é muito prático”, disse.

 

Mas há muito mais opções no Espaço Saúde. Uma delas é a Brinquedoteca, onde a garotada se diverte enquanto os pais descansam um pouco nos sofás. Na hora de amamentar, a mamãe pode relaxar em poltronas confortáveis e espaçosas, como fez a operadora de caixa Lídia Amaral, quando o Samuel, de apenas dois meses, ficou com fome. “Fiquei surpresa com o espaço. Achei que fosse apenas um fraldário, mas é grande, agradável e confortável”, conta.

 

COMODIDADES

Na área do fraldário, as famílias têm a seu dispor uma bancada adequada para trocar o bebê, além de lenços umedecidos e até uma banheira do tamanho do neném. O Espaço Família também é onde responsáveis e crianças encontram banheiros infantis e adultos no mesmo local, ideal para um pai que esteja com uma filha, por exemplo, poder acompanhar a garota. Se for necessário tomar um banho depois, não é preciso preocupação: há chuveiros com água fria e morna. Caso falte fralda ou outros produtos de higiene, o cliente pode encontrar gratuitamente no Espaço Saúde. Além disso, o ambiente tem uma copa baby equipada com micro-ondas, filtro d’água e cadeiras adequadas para o bebê comer.

 

A gerente de marketing do shopping garante que a recepção tem sido extremamente positiva e antecipa que há planos para continuar o trabalho em conjunto com a cooperativa médica. “Os clientes e nós, do shopping, estamos muito satisfeitos e essa é só a primeira de muitas parcerias que pensamos em fazer com a Unimed Belém”, afirma Gabriella Bayma.

 

CUIDADO

O compromisso com o bem-estar de pais e filhos é constante na Unimed Belém. Além dos serviços em clínicas associadas, desde 2016, a cooperativa possui o Hospital Pediátrico (HPU), na Rua Bernal do Couto, com dezenas de leitos, incluindo UTI. O Hospital é capacitado para atendimento especializado, dotado de equipamentos modernos e é referência no Estado. Entre os serviços disponibilizados estão internação clínica e cirúrgica e diagnóstico por imagem.

 

 Fonte: Ascom Unimed Belém

Cooperativas irão definir planejamento da OCB/PA na AGO de abril

Cooperativas irão definir planejamento da OCB/PA na AGO de abril

 

O foco de atuação do Sistema OCB/PA vem sendo construído ao longo dos últimos anos de acordo com as necessidades identificadas no contato diário com as cooperativas. Com base nisso, o planejamento para 2018 foi elaborado em parceria com a NÓS Consultoria e será apresentado, discutido, avaliado, revisado e aprovado por cada singular na Assembleia Geral Ordinária (AGO) a ocorrer em abril. A equipe interna da Unidade Estadual se reuniu nesta sexta (02) para consolidar as informações.

 

Todas os setores da Unidade participaram da construção do produto preliminar, fazendo contribuições conforme a realidade vivenciada na rotina de trabalho. No total, 133 contribuições foram feitas, sendo agrupadas em 17 objetivos estratégicos que nortearão as ações do Sistema. Cerca de 50% destes deverá ser implementado em 2018, mas também há previsão para três e cinco anos.

 

Serão realizados 6 programas macro e 11 projetos, dentre os quais destaca-se o Projeto da Nova Sede e investimento em Comunicação Estratégica com as cooperativas. A área de tecnologia também será beneficiada com o objetivo de promover soluções informacionais de qualidade e inovadoras. Por exemplo, planeja-se elaborar um software exclusivo para o ramo agropecuário. “Todo o planejamento será apresentado para as cooperativas também inserirem os seus anseios e demandas, pois a intenção é que contribuam. Não será algo desenvolvido aleatoriamente, mas sim em conjunto. É importante que as singulares sejam ouvidas”, afirmou o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

As ações serão acompanhadas de acordo com a estrutura da entidade com a atuação dos representantes dos ramos, assim como os Conselhos de Administração tanto do SESCOOP/PA quanto da OCB/PA que se reúnem mensalmente. “A participação das cooperativas na Assembleia Geral será muito importante para o futuro do Sistema OCB/PA e para continuar o crescimento obtido pelo setor cooperativista nos últimos anos. Por isso, desde já as convocamos para estarem neste momento singular”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA.

Instrutores recebem 2ª etapa da formação do GESCOOP

Instrutores recebem 2ª etapa da formação do GESCOOP

 

Um dos principais investimentos previstos no planejamento estratégico do Sistema OCB/PA para 2018 é a profissionalização do setor através do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP). O objetivo é alcançar pelo menos 50 singulares do Estado com a ferramenta. Para atingir esta meta, o Sistema está qualificando o seu banco de instrutores com o repasse metodológico específico do GESCOOP. Na última quarta (31), foi realizada a segunda etapa da formação dos instrutores.

 

Neste segundo repasse metodológico, o objetivo foi demonstrar a usabilidade da ferramenta. Ela estabelece um Plano de Ação Estratégico que analisa o negócio da Cooperativa; O ambiente externo, considerando fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos; As forças de intensidade da competitividade do setor; Os fatores críticos de sucesso, analisando a entrega, padronização, continuidade na entrega, condições de venda dos produtos e serviços e o relacionamento com fornecedores; O ambiente interno, em relação às práticas desenvolvidas pela Cooperativa; Análise da atual missão e visão da cooperativa, com auxílio na estruturação ou reestruturação.

 

A partir disso, se faz a construção de objetivos e estratégias gerais, assim como as específicas em cada área funcional da cooperativa. As informações irão subsidiar o Plano de ação, definindo quais são os próximos passos, como serão realizados, os prazos de início e término, os recursos necessários e os responsáveis por cada ação.

 

 

“Foi uma ótima oportunidade para tirar todas as dúvidas dos instrutores. Fizemos uma revisão e explicação mais detalhada da forma de utilização da ferramenta por meio de uma capacitação em formato de oficina participativa, o que proporcionou uma assimilação mais assertiva”, afirmou o analista do Sistema OCB/PA responsável pelo repasse, Diego Andrade.

 

Na apresentação, também se demonstrou o material utilizado na aplicação do GESCOOP. O grupo debateu na prática como precisa trabalhar e o foco a ser mantido no direcionamento das atividades. “Nosso objetivo é padronizar a metodologia de trabalho, de modo que os instrutores possam se apropriar dessa tecnologia com segurança, efetividade e autonomia. Desta forma, conseguiremos desenvolver as cooperativas com o mesmo nível de qualidade”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

GESCOOP busca potencializar loja da CAMTA

GESCOOP busca potencializar loja da CAMTA

 

 

Como uma opção de renda extra para os produtores e de inclusão das mulheres dos associados, a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) está executando o Projeto da Casa do Cooperado, um espaço de comercialização dos produtos não beneficiados diretamente e não produzidos em grande escala. Com o suporte do Sistema OCB/PA a partir do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP), a ideia é dar sustentabilidade e maior lucratividade ao negócio social.  A segunda etapa do Programa ocorreu na última terça (29).

 

A Casa funciona como uma loja que pertence à CAMTA. Além dos produtos beneficiados pela cooperativa como polpa de frutas, pimenta-do-reino, geleias e óleo de andiroba, também são comercializados os produtos não processados, tais como hortifrútis de forma geral, conservas de pimenta, “chop”, arroz, café, sabão caseiro, lanches, banana chip, mandiopam (biscoito feito como goma de tapioca e arroz), entre outras variedades de gêneros alimentícios.

 

“O objetivo inicial foi apenas manter a venda desses produtos através da Casa, dando um apoio na renda do cooperado. As esposas se engajaram e, hoje, participam bem do projeto, trazendo produtos artesanais que fazem nas propriedades como salgados e outras peculiaridades da culinária oriental. Entretanto, entendemos que é preciso gerar uma lucratividade mais efetiva não apenas para o cooperado, mas para a mantenedora do espaço que é a cooperativa.  Não adianta ser social, sem ser financeiramente sustentável. A loja precisa se manter”, afirmou a Gerente da CAMTA, Núbia Maia.

 

O Sistema OCB/PA, então, foi acionado para a implantação do GESCOOP, um Programa de diagnóstico das cooperativas a partir de uma avaliação geral, propondo alternativas viáveis junto com os principais interessados: os cooperados. Se identificam os serviços disponibilizados para o mercado, perspectivas de futuro, autoavaliação sobre atendimentos aos normativos e a inserção dos mesmos critérios do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC), baseado no modelo de excelência de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

O GESCOOP reuniu os gestores internos e cooperados para levantar as principais demandas. Como prioridade, se estipulou um prazo para elaboração de um plano de negócios a ser apresentado em Assembleia Geral. Na ocasião, se definirá qual é a missão da Casa do Cooperado, se continuará apenas o com cunho social ou se acrescentará ao projeto ações mercadológicas, com vista à ampliação das vendas. A intenção é verificar o ponto de equilíbrio, estabelecendo uma margem de contribuição em cada produto sobre as porcentagens a serem destinadas ao produtor e à cooperativa.

 

Também se levantou os pontos críticos da análise interna com dicas e tarefas para poder melhorar a administração, criando procedimentos com foco na gestão financeira, além de processos internos de recrutamento, seleção de funcionários e plano de cargos e salários. Na área do marketing, planeja-se promover a Casa de forma mais efetiva, tendo um slogan próprio vinculado à CAMTA, revendo a proposta de layout interno e a fachada da loja.

 

“Esses serão os nossos primeiros passos. Os outros ocorrerão conforme formos evoluindo, fazendo as adequações necessárias. É uma ferramenta mutável e poderemos detalhar mais à medida que selecionamos os pontos mais críticos. Acredito que vai nos ajudar muito. As estratégias e objetivos traçados durante o curso clarearam bastante o nosso foco que, antes, estava um pouco travado no sentido do que fazer e por onde começar. Agora temos metas, prioridades e prazos”, completou Núbia.

 

As ações estabelecidas seguem prazos mensais com o objetivo de serem finalizadas integralmente ainda neste ano. Para fevereiro, está prevista a apresentação em Assembleia do plano de negócio, constando todas as estratégias a serem promovidas. Também se verificará a possibilidade de modernização do sistema de pagamento, com inclusão de cartão de crédito e débito. “Estamos contentes com a inclusão da CAMTA nessa ferramenta, posto que é a nossa primeira singular constituída no Estado e uma das mais estruturadas atualmente. Sempre há o que melhorar e evoluir. A CAMTA prova isso para as demais, valorizando a importância de se promover práticas de melhoramento da gestão”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

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