
Apresentando conformidade nos aspectos contábeis e tributários, assim como todas as certificações necessárias para operar com madeira de origem legal, a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (COOPMASP) recebeu monitoramento do Sistema OCB/PA. O objetivo é aprimorar os processos internos de gestão e governança. Uma das ações de desdobramento do diagnóstico é a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorre no próximo dia 28.
Na visita técnica para aplicar o monitoramento, se verificou as formas que o Sistema pode contribuir no processo de reorganização social da COOPMASP. Um dos aspectos positivos é a estrutura de negócio da cooperativa que, por ter a experiência de 20 anos no mercado, já conhece o cenário em que atua. Também possui todas as certificações referentes ao desenvolvimento da atividade, como a da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e do IBAMA.
“Toda a matéria prima que passa pela cooperativa, no caso a madeira, vem através das áreas de manejo da Vale, que explora as áreas e, por não utilizar madeira, faz o repasse para beneficiamento. É tudo documentado para que se possa ter o controle legal da madeira e liberação dos demais órgãos competentes que regularizam a atividade. Os cooperados estão totalmente aptos para comercializar com segurança”, afirmou o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Jamerson Carvalho.
No último mês, a cooperativa completou 20 anos. É a única singular que trabalha no ramo dentro da Região Norte. Através dela, se criou o polo moveleiro de Parauapebas com os cooperados que formam 96 movelarias instaladas em uma área de 250mil metros. A cooperativa presta serviços na parte de gerência do polo, garantindo acesso a infraestruturas básicas e organizando o licenciamento dos cooperados. O principal produto é a serragem da madeira para o moveleiro a preço de custo. Os cooperados produzem móveis rústicos e coloniais.
No aspecto fiscal, a COOPMASP adquiriu um sistema contábil próprio para ter um controle econômico e financeiro de suas operações. “A prestação de contas que não possui informações elaboradas por equipe de contabilidade pode fragilizar a administração da cooperativa. Portanto, essa aquisição permite que cumpram a legalidade e se direcionem ao mercado da melhor maneira possível”, completa Jamerson.
Por ter passado um período inadimplente e sem o amparo do Sistema OCB/PA, a cooperativa ainda precisa realizar alguns ajustes para se regularizar como organização social coletiva nos moldes do cooperativismo. Com o apoio em monitoramento, a partir do Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), se gerou um índice de conformidade geral cooperativista e um diagnóstico com informações para se elaborar um plano de melhorias. A medida permitirá que a COOPMASP tenha o cumprimento pleno da legislação e se regularize documental e organizacionalmente.
“O primeiro passo após a aplicação da ferramenta é a realização da AGO. A principal pauta será a prestação de contas e eleição do Conselho Fiscal. Será um trabalho contínuo, por isso, também participaremos da Assembleia, contribuindo no direcionamento legal e na elaboração da ata de acordo com o que a legislação exige. É importante para garantirmos a prática democrática da cooperativa por ocasião da AGO, também deixando encaminhado o próximo passo de arquivamento para homologação e validação na Junta Comercial do Pará”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
"Foi fundamental o diagnóstico para conhecermos nossa realidade para, a partir dai, estabelecer uma meta e fazer com que a cooperativa possa andar legalmente, não somente em relação a documentos, mas também ao cooperativismo e suas leis", conclui o presidente da COOPMASP, Sérgio Neto.

O cooperativismo é uma rede de negócios que congrega vários ramos. Os aprendizes da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), por exemplo, recebem os salários através da conta que possuem na cooperativa de crédito SICREDI VERDE. Na última semana, eles visitaram a sede da singular sediada em Quatro Bocas com o objetivo de promover um intercâmbio de informações. A iniciativa foi promovida pelo Sistema OCB/PA.
A finalidade da programação foi proporcionar ao aluno, acostumado com as atividades que envolvem o setor agropecuário, uma melhor compreensão do funcionamento, dinâmica de trabalho e da realidade de uma cooperativa de outro ramo. A SICREDI foi escolhida para representar o cooperativismo financeiro. “É uma singular que atua bem próximo à CAMTA, o que facilitou o deslocamento dos alunos. Além disso, é uma das grandes referências no Estado no que tange a boas práticas de gestão”, afirmou a coordenadora do Programa Aprendiz Cooperativo, Rafaela Menezes.
No total, participaram 12 jovens aprendizes que puderam visitar todos os setores da SICREDI, até a parte administrativa. Os alunos tiraram todas as suas dúvidas acerca das diferenças do empreendimento em relação aos bancos convencionais. Ainda receberam palestra sobre como funciona o Sistema Sicredi em âmbito nacional.
Um dos assuntos ressaltados na oportunidade foi a intercooperação e como é operacionalizada, em especial nas linhas de financiamento para o produtor rural que pode recorrer às singulares de crédito. A CAMTA, inclusive, já buscou o apoio financeiro do Sicredi em muitos negócios. Os próprios aprendizes recebem pela conta que a cooperativa possui na cooperativa de crédito.
Outra característica que chamou a atenção dos participantes foi o modelo de gestão da cooperativa que valoriza a preservação do meio ambiente. “Ficou evidente que eles priorizam práticas de educação ambiental, de modo que os funcionários a exercem tanto no ambiente interno de trabalho como na sua própria casa. Alguns dos projetos implementados é o recolhimento de pilhas, de papeis que podem reutilizar, além de não gastarem papeis desnecessariamente e de confeccionarem os copos dos funcionários para não se usar copos descartáveis. Enfim, foi uma experiência muito positiva”, explicou a professora do Programa, Alessandra Souza.

Santarém, Rurópolis, Altamira e Itaituba são alguns dos municípios para os quais o Programa Aprendiz Cooperativo será ampliado no Pará em 2018. A equipe técnica do Sistema OCB/PA ainda pretende fazer um levantamento das demais cooperativas interessadas e que já possuem a obrigatoriedade de contratar aprendizes conforme versa a legislação trabalhista. Para atender toda esta demanda de expansão, o SESCOOP nacional capacitou uma turma de novos instrutores, assim como promoveu a atualização dos professores que já executam o Programa. O curso ocorreu na última semana.
Na ocasião, apresentou-se as informações desde 2012, quando iniciou o Programa no Estado, tratando acerca das cooperativas que participaram desde o início, a forma de funcionamento e os marcos históricos, que foram pontos importantes no processo de gestão do próprio programa. O principal marco é o temo de cooperação técnica com o CIIE, através do qual o Sistema OCB/PA conseguiu aumentar a capilaridade de ação do Programa. Nas regiões onde não há possibilidade de criar uma turma física, a parceria permite a capitação dos jovens tanto de modo presencial nos polos descentralizados do CIEE, quanto via Educação à Distância (EAD) autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Atualmente, o termo de cooperação é usado para atender aprendizes do Sicredi Sudoeste MT/PA nos municípios de Marabá, Redenção, Rio Maria e Parauapebas, assim como os da cooperativa Sicredi Verde, em Paragominas. Mesmo através do CIEE, a cooperativa não possui custos com a formação teórica do Programa, que é atribuição do Sistema OCB/PA.
Outra experiência exitosa foi a criação do manual do Programa Aprendiz, apresentado e entregue junto à assinatura do termo de compromisso, na ambientação dos aprendizes realizada ao iniciar o curso. O Sistema OCB/PA também criou o Encontro de Repasse Metodológico com os familiares e responsáveis, inciativa própria da entidade para promover um maior envolvimento destes junto à entidade formadora. “Era importante que estivessem vinculados ao processo de aprendizagem de modo mais efetivo para facilitar um melhor rendimento ao aluno. Desde 2016 realizamos essa ação e já a instituímos como parte de nossa política de conduta em todas as turmas. O objetivo é que entendam qual é a responsabilidade de cada ator, os direitos e deveres, código de postura, comportamento e como serão avaliados durante todo o processo”, afirmou o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.
Outro marco é o desenvolvimento da política de absorção dos aprendizes após o período de formação, em especial nas cooperativas UNIMED Belém e CAMTA. Todo o processo de formação é baseado na ideia de continuidade. O aprendiz tem a oportunidade de ser formado para atuar no mercado a partir dos moldes profissionais estipulados pela cooperativa, existindo a possiblidade de ser contratado com mão de obra efetiva. Na turma de 2015-2016 da Unimed, por exemplo, cerca de 50% dos aprendizes foram contratados posteriormente. As cooperativas buscam priorizar o profissional que ela mesmo formou por já conhecerem o perfil do profissional que tem instituído a cultura da organização em si, sabe o funcionamento e entende como desenvolver a atividade.
Atualmente, executam o Programa as cooperativas CAMTA, UNIMED, COOPERNORTE, SICREDI Sudoeste MT/PA e SICREDI Verde. Neste ano, ainda será incluída a SICREDI Norte MT/PA que está aumentando sua área de atuação nos municípios de Santarém, Itauituba, Rurópolis e Altamira. Provavelmente também irão ampliar para Novo Progresso e Castelo dos Sonhos.
“Pretendemos fazer um levantamento, inclusive em Belém, das singulares que tem potencial e a obrigatoriedade legal para ser cumprida. Faremos uma turma especial para as que não tem estrutura suficiente de intercalação, nos moldes da Unimed. Nesta turma especifica com número menor de aprendizes, se fará uma escala que atenda todas as necessidades. Para isto, daremos continuidade na parceria com o CIEE. Qualquer cooperativa de qualquer região do Estado pode solicitar o Programa que temos condições de atende-la”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Considerando fatores de câmbio e oscilações do mercado financeiro, alguns procedimentos específicos devem ser adotados para uma melhoria de resultados nas negociações envolvendo o agronegócio, o que motiva o curso de contabilidade e tributação da Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE). Ao longo desta semana, os setores contábil, administrativo e gerência da singular estão recebendo capacitação sobre o assunto. O objetivo é potencializar o nível de competitividade. O Sistema OCB/PA está promovendo a programação com a instrutoria de Diego Bonni, da DSM Consultores.
O treinamento foi provocado por conta da necessidade de se adequar alguns procedimentos conforme as normas contábeis acerca do armazém da cooperativa, contratos de soja, compras de insumo com cooperados e fornecedores, expondo como proceder em questões de contrato de soja, milho e sorgo. Por exemplo, como os contratos feitos pela COOPERNORTE são em dólar, é necessário atualizar a cotação da moeda no exato momento da compra dos insumos e não com valores do dia anterior, que tendem a ser diferentes. Também se abordou a questão de como deve ser feito o imobilizado e sua reavaliação.
Participam os colaboradores Matheus Anversa, Cleia Veras, Solange Scapini, Carla Medeiros, José Alfredo, Wrielle Cordeiro e Joice Garcia. Além do treinamento sobre contabilidade tributária referente aos insumos e grãos, tratou-se sobre dicas para o fechamento do balanço contábil de 2017 a ser divulgado para os cooperado na AGO da cooperativa que ocorre no dia 23 de março. “Resolvemos todas as dúvidas que tínhamos sobre essas questões para adequar o nosso trabalho e melhorar o rendimento da cooperativa. É uma qualificação importante para nos posicionarmos cada vez mais entre os maiores produtores e exportadores de grãos”, afirmou o contador Matheus Anversa.
A Cooperativa consolidou o município como um dos maiores produtores de grãos do Pará, com uma produção de cerca de cerca de 2,0 milhões de sacas. A COOPERNORTE possui uma capacidade estática de 880 mil sacas de grãos e recebimento por safra de 3 milhões de sacas, abrangendo 45% da área plantada do município de Paragominas, cerca de 52mil hectares. Ela financia a lavoura do cooperado, fornece insumos, sementes, químicos e fertilizantes, além da recepção, limpeza, secagem e armazenagem dos produtos. Faz também a comercialização e assistência técnica do campo, com treinamento para os cooperados. Atualmente, os principais produtos são a soja, milho, sorgo e milheto.
O faturamento da COOPERNORTE na comercialização de insumos na última safra foi de R$ 70 milhões. Já na comercialização de grãos, o faturamento foi de mais de R$ 118 milhões. “Neste ano, investimos bastante no setor graneleiro do Estado com projeto estruturador que visa, realmente, proporcionar melhores condições produtivas e de comercialização para o ramo, em que se pese a atuação da COOPERNORTE. Com tão pouco tempo de constituição, já figura como um dos principais protagonistas do desenvolvimento agropecuário do Pará”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

A reestruturação de frota, ampliação das rotas e exploração de novas atividades no segmento de transporte são alguns dos objetivos que a Cooperativa Mista dos Condutores Autônomos e Rodoviários de Buburé está construindo com apoio do Sistema OCB/PA. A singular está se organizando para executar um planejamento que prevê ampliação do mercado através do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP). Os cooperados receberam a primeira etapa da iniciativa e ainda participaram do curso de capacitação de condutores de transporte de passageiros. No total, 100% dos sócios foram qualificados.
A diretoria da Buburé identificou a possibilidade de aplicação do GESCOOP para mapear novos mercados nos quais podem atuar e a ferramenta irá detalhar as formas de executarem esse objetivo. Atualmente, a cooperativa possui a permissão para o serviço convencional de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, mas não atua com efetividade por não possuir os veículos adequados. Em conformidade com esquema operacional fixo homologado pela ARCON, deve-se realizar o serviço convencional de longo percurso, cujas linhas apresentam trajetos superiores a 250 km de extensão, utilizando ônibus rodoviário de média capacidade com espaço para 29 a 40 passageiros, assim como de alta capacidade, com mais de 40 bancos.
“A cooperativa alcançou uma conquista enorme, porém, precisam implantar efetivamente a atividade. O grande entrave é o acesso a financiamento para adquirir os veículos do porte necessário e o GESCOOP irá enumerar as estratégias para sanar essa demanda. Fizemos uma análise sobre o cenário macro, onde identificamos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais e políticos que podem surtir impacto direto na singular, pontuando o que é oportunidade e o que é ameaça na visão dos cooperados. Na segunda parte, fizemos uma leitura do ambiente setorial em que atuam, identificando as forças que impactam diretamente sobre o transporte de passageiros e o que é considerado fator de sucesso para o desenvolvimento da atividade da cooperativa. E por fim, fizemos uma análise interna sobre a existência de boas práticas de gestão”, explica o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.
O processo de construção do planejamento estratégico é feito a partir de oficina participativa. O instrutor apresenta a ferramenta e como é a dinâmica de uso. Posteriormente, se faz a leitura dos indicadores apontados pelos cooperados e suas variáveis para que a cooperativa pense estrategicamente ações que a protejam de possíveis situações, assim como potencializem o que é feito de bom, ampliando boas práticas de gestão.
Para ampliar mercado, o objetivo é aproveitar a totalidade da frota. Atualmente, os cooperados trabalham com uma escala de carros que saem para cada município. Enquanto uns executam as rotas, os demais ficam parados, mas podem passar a ser utilizados em outros serviços, como transporte de funcionários de empresas privadas e exploração do turismo na região ou ainda adquirir veículos para realizar o transporte de cargas, adequando-se às exigências legais acerca dos veículos.
“Essas foram nossas percepções preliminares e o quadro social demonstrou interesse, mas perceberam que precisam estruturar melhor essa segunda etapa. Em um terceiro momento, farão a apresentação para o SESCOOP/PA e demais entidades do município as quais estão envolvidas com a regulação da atividade. É importante que se lancem a este mercado competitivo, mostrando seus objetivos, prioridades e o seu plano de ação”, completa Diego.