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INCUBCOOP auxilia a organização financeira das cooperativas

INCUBCOOP auxilia a organização financeira das cooperativas

 

 

Equilíbrio financeiro e segurança jurídica são alguns dos benefícios gerados pelo projeto de incubação das cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/PA. Em funcionamento desde agosto de 2019, o Incubcoop vem auxiliando as singulares com menor porte financeiro em suas obrigações fiscais, contábeis, societárias e trabalhistas.

 

Atualmente, o Projeto possui 3 cooperativas incubadas: A Coopasmig e Coapemi atuantes na Agricultura familiar e a ÚNICA, singular do ramo trabalho formada por profissionais das áreas de agrárias. Além das questões fiscais, contábeis e societárias, o projeto também oferece assessoramento das questões trabalhistas para as cooperativas com funcionários.

 

Também há singulares em processo de inclusão no projeto. São três da agricultura familiar, localizadas em Marabá, Santa Bárbara e em São Miguel do Guamá; Uma de reciclagem em Castanhal formada exclusivamente por mulheres; Uma singular de geração de energia renovável, em Belém, e uma de extrativistas em Chaves, no Marajó. Todas estão em fase de abertura, mas o processo está travado por conta do momento de pandemia.

 

As dificuldades encontradas nas cooperativas, em geral, eram as mesmas, em virtude da falta de especialidade técnica para contabilidade no segmento que difere dos demais. Algumas não tinham declarações básicas para escrituração dos fatos contábeis, da movimentação financeira, registro das peças contábeis como balanço patrimonial, demonstração das perdas e sobras do exercício, assim como não havia ocorrido o envio para a Receita Federal. O débito de declarações, em alguns casos, chegava a cincos anos de atraso.

 

“Iniciamos o atendimento em agosto e, em algumas, não havia nada escriturado em todo o semestre. Então tivemos de retroagir toda escrituração contábil do ano. Não havia nada registrado e, se registraram, não o fizeram nos órgãos competentes, logo sem legitimidade. Fizemos esse trabalho retroativo sem cobranças adicionais. Eram problemas graves que, se continuassem, diminuiria a perspectiva de vida financeira”, explicou o coordenador do Incubcoop, Fabiano Oliveira.

 

Além da assessoria contábil, o Projeto fomenta a construção de uma cultura organizacional alinhada em eixos indispensáveis para a gestão. No dia 28 de janeiro, foi organizado o curso Controle Financeiro para Cooperativas da Agricultura Familiar, com participação da Coopasmig, Coapemi e outros cooperativas convidadas. Tratou-se sobre as peculiaridades das sociedades cooperativas, a necessidade de controles financeiros, a legislação pertinente, tipos de controles e sua importância para a transparência da gestão.

 

“Não basta só cuidar da contabilidade, isso é o básico. É interessante trabalhar dentro das organizações de forma que possam compreender o que é realmente uma cooperativa, ter controles internos, principalmente financeiro e administrativo”, reiterou Fabiano.

 

O cenário econômico do país também está sendo avaliado pelo Sistema OCB/PA para a continuidade do trabalho desenvolvido junto às cooperativas. A perspectiva é de desaquecimento com fechamento de postos de trabalho, desemprego e consequente diminuição do poder de consumo.

 

A orientação do Incubcoop tem sido a manutenção das obrigações legais para se evitar multas, alinhando os ajustes necessário que devem ser feitos e utilizando as vantagens fiscais e trabalhistas oferecidas pelo Governo, como a postergação de tributos e possiblidade de redução de salários para quem possui funcionários.

 

O INCUBCOOP
O foco são cooperativas com baixo rendimento financeiro e que, em geral, estejam atuantes nos ramos da agricultura familiar, produção de bens e serviços (catadores de resíduos sólidos), mineral e transporte. O Incubcoop auxilia em todo o processo administrativo e contábil a um preço de custo que varia de acordo com cada cooperativa.

 

“Hoje já caminhamos para um nível de maturidade e organização maior, mais transparência para os cooperados sobre o que entrou, como entrou. A desorganização atrapalhava bastante. Já conseguimos ter controle financeiro maior, planilhas, recibos, nota de entrada, nota de saída. São detalhes que a gente pensa que não tem importância, mas fazem toda a diferença na gestão”, reiterou a presidente da COOPASMIG, Maria Santos.

 

Para participar, a singular deve estar registrada e regularizada na OCB/PA. Também deve receber a aplicação das ferramentas de monitoramento do SESCOOP/PA, como o Programa de Acompanhamento da Governança Cooperativa (PAGC). Gera-se uma avaliação de desempenho do negócio, identificando as demandas de melhoria necessárias que serão trabalhadas pelo Incubcoop.

Aprenda a fazer AGO digital

Aprenda a fazer AGO digital

As cooperativas estão passando por vários processos de adaptação que vieram com as exigências de isolamento social. Um deles é sobre a realização das suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), que a partir deste ano poderão acontecer no formato semipresencial e em ambiente virtual. E esse é o tema do quarto e-book da série “Inovação na Crise”.

 

Em uma situação “normal”, as AGOs acontecem anualmente, até o final do mês de março para as cooperativas no geral, ou até o final de abril para as cooperativas de crédito. Este ano, devido à pandemia, as assembleias poderão ser realizadas até o final do mês de julho. Além disso, também foi regulamentada recentemente a possibilidade de promover esse tipo de reunião on-line, por meio de aplicativo próprio para isso.

 

Com o título “Como realizar assembleias digitais”, o nosso novo guia traz informações sobre legislação, o passo a passo para organizar as reuniões virtualmente e qual plataforma é mais indicada para sua realização.

 

Para baixar o e-book, clique aqui.


Nossa série – “Inovação na Crise”

A série com 10 mini-guias vai ajudar a sua cooperativa a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise. Clique aqui e acesse os e-books que já estão disponíveis!

Cooprima faz entregas delivery de xarope de jambu

Cooprima faz entregas delivery de xarope de jambu

Jambu, mel, limão, alho, gengibre, calêndula e alecrim são a composição do xarope que fortalece o sistema imunológico, combate gripes e elimina tosse. A Cooprima também está fazendo entregas em domicílio de mel com própolis, mel com andiroba jucá e sucupira. Faça já sua encomenda pelo (91) 98102-1837 e 98532-5874. Também há entregas para Belém.

 

Com o avanço da pandemia, o aumento das restrições e a suspensão das aulas nas escolas - uma das principais vias de escoamento da agricultura familiar - a procura pela produção hortifrutigranjeira das 50 famílias associadas à singular caiu. Diante disso, a Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (Cooprima) decidiu diversificar as mercadorias e fortalecer a produção do mel com seus 10 apicultores.

 

“Essa foi a maneira encontrada para minimizar os efeitos da crise: diversificar a produção. Assim conseguimos agregar um valor maior ao produto e garantir a renda dos nossos associados. E deu super certo. A procura pelo mel cresceu e, só nesta semana, exportamos 200 quilos de mel para Capanema e mais 500 quilos para Castanhal”, disse a presidente da Cooprima, Joelma Nunes.

 

Uma outra alternativa adotada pela Cooprima foi a entrega em domicílio, conforme demanda. Além do mel e compostos, a região metropolitana de Belém está recebendo entregas em domicílio de frango, filé de pirarucu e ovos. Já Primavera, Quatipuru, Pirabas, Capanema e Salinas também podem encomendar frutas e hortaliças. Em Primavera, a entrega é grátis. Já para os demais citados, a taxa é de R$ 5,00. Também há a opção de retirar os produtos no endereço Av. General Moura Carvalho nº 501.

 

Confira os preços:

 

• Xarope de Jambu: R$ 12,00

• Filé de pirarucu: R$ 50,00

• Tambaqui (kg): R$ 12,00

• Acerola: R$ 10,00

• Tapereba: R$ 10,00

• Goiaba: R$ 10,00

• Hortaliças combo coentro cebolinha couve, Cariru alface: R$ 10,00

• Ovos de galinha caipira cuba (30 unidades): R$ 20,00

• Galinha caipira: R$ 35,00

• Banana dúzia: R$ 7,50

• Melancia (kg): R$ 3,00

• Goiaba inatura (kg): R$ 8,00

• Limao (kg): R$ 3,00

• Galinha caipira: R$ 35,00

• Mel puro (500 ml): R$ 25,00

• Mel puro (200 ml): R$ 10,00

• Mel composto com 7 ervas (200 gramas): R$ 15,00

Ações da OCB/PA em abril beneficiaram 2.244 pessoas

Ações da OCB/PA em abril beneficiaram 2.244 pessoas

Com foco especial no fomento a mercado, o Sistema OCB/PA executou um plano de ações de combate aos efeitos da Covid-19 em abril. Os destaques são o desenvolvimento do aplicativo ComprasCoop.PA, a campanha #CompreDeCooperativa e o acesso ao Fundo Esperança. No relatório, confira em maiores detalhes as principais medidas.

 

No eixo Fomento a mercado, foram 24 ações, 158 pessoas atendidas e 997 beneficiadas no total, abrangendo 120 cooperativas. Além do aplicativo ComprasCoop.PA, também se fez o levantamento da Capacidade Produtiva das cooperativas CUIA, COOPER, COAFAC e COOPREVES para atendimento a demandas da mineradora Vale referentes a compras de pequenos produtores.

 

Na campanha #CompreDeCooperativa, foram feitas as divulgações dos produtos e serviços do segmento. No ramo mineral, por exemplo, as cooperativas da FECOGAT são destaques na manutenção da economia local. Em relação às agropecuárias, divulgou-se as entregas em delivery da CACAUWAY, COOPRIMA, D’IRITUIA e AMAZONCOOP A produção de máscaras das cooperativas de artesanato COOSTAFE e COOPERMODAS e a continuidade das atividades da CENCOPA e COOPTRANSALTO no ramo Transporte também foram destaques.

 

“Estamos em contato com as prefeituras dos municípios paraenses, sensibilizando sobre a importância de comprar dos pequenos produtores, dos cooperados que fazem a economia girar. São negócios coletivos que envolvem indiretamente aproximadamente 200 mil paraenses”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Nas ações de Monitoramento, foram realizadas 56 ações com 53 pessoas atendidas, 941 pessoas beneficiadas e         47 cooperativas. O foco foi o acompanhamento das singulares nas tratativas junto às instituições financeiras. Também orientou-se sobre a realização de assembleias gerais virtuais e outros procedimentos formais em cooperativas.

O Programa de Orientação Cooperativista (POC) também teve continuidade em abril, com 10 ações, 8 pessoas atendidas e 240 beneficiadas indiretamente de 7 grupos que buscavam informações sobre constituição de cooperativa ou singulares que buscavam registro junto à OCB/PA. COOPTRA, COOPERAGUABRANCA, COAFAC e COOPERFORTE foram algumas das cooperativas atendidas.

 

Em virtude das recomendações dos órgãos sanitários e decretos estaduais para combate à Covid-19, as ações de formação profissional tiveram considerável decréscimo. No entanto, ainda houve capacitações no formato de Ensino à Distância. Um desses treinamentos foi o curso Básico de Cooperativismo para 60 novos associados à cooperativa Unimed Belém.

“Tivemos de nos ajustar à realidade da situação que o país enfrenta, encontrando as melhores estratégias para auxiliar as cooperativas de acordo com as necessidades que elas mesmo levantaram. Continuaremos, nesse mesmo sentido, avaliando o cenário para tomar as melhores decisões em prol do cooperativismo paraense”, enfatizou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Veja o documento na íntegra!

FECOGAT e Sicredi fazem intercooperação para beneficiar Moraes de Almeida

FECOGAT e Sicredi fazem intercooperação para beneficiar Moraes de Almeida

A região, localizada no oeste do Pará, é polo da pequena mineração, mas nunca teve agências bancárias. Para facilitar o acesso a serviços financeiros à população, a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Tapajós (Fecogat) e a Sicredi Grande Rios MT/PA formalizaram Termo de Cooperação Técnica. A sede da Federação será o espaço provisório do Sicredi, que já está com obras em andamento para a abertura de agência no distrito.

A cooperativa financeira já está operando de maneira administrativa e provisória na sede da FECOGAT, oferecendo serviços como abertura de conta e conhecendo as pessoas da região. "A nossa comunidade aqui nunca teve serviços financeiros. Todas as vezes que precisávamos de alguma coisa, tínhamos que nos deslocar para Novo Progresso, a 100km daqui", explica Amaro Rosa, presidente da Fecogat e representante do ramo mineral na OCB/PA.

A iniciativa partiu de um grupo de empresários locais, da FECOGAT e comunidade em geral, que organizaram um abaixo-assinado solicitando a abertura de uma agência da Sicredi Grandes Rios no distrito. "Essa é uma das características do cooperativismo: chegar onde as pessoas precisam. As cooperativas de crédito, em especial, são recebidas pela comunidade e devolvem as riquezas geradas para a própria comunidade, já que as pessoas são clientes e sócias ao mesmo tempo", enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

A construção da agência da Sicredi Grande Rios MT/PA está em andamento e deve ser inaugurada em agosto. “A ideia do estabelecimento do escritório antes da inauguração da agência é permitir que a cooperativa já venha conhecendo a comunidade, mostrando os serviços que só as instituições financeiras cooperativistas podem oferecer”, acrescenta Amaro.

Além da abertura de contas, a Sicredi Grande Rios MT/PA está realizando a instalação ou ajuste de aplicativo e negociação de produtos disponíveis pela cooperativa.

Para mais informações: Sicredi Grandes Rios MT/PA - 0800 724 4770 ou pelo site https://www.sicredi.com.br/coop/grandesriosmtpa

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